quinta-feira, 30 de junho de 2011

SESC Belenzinho realiza exposição que faz panorama do livro ilustrado no Brasil

A exposição gratuita Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil é dividida em dois núcleos. Em um deles, o núcleo Homenagem, faz a reconstrução cenográfica de livros de Ziraldo, Eliardo França, Juarez Machado, Eva Furnari e Angela Lago.

O SESC Belenzinho abre, no dia 12 de julho, a exposição Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil. Crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, a produção brasileira contemporânea em ilustração infanto-juvenil.

A exposição é um passeio divertido para as crianças, que são convidadas à imersão no universo simbólico do livro. E, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para jovens e adultos observarem um mapeamento inédito da produção em ilustração e participarem da discussão sobre as tendências expressivas dessa linguagem no Brasil.

A curadoria de Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil é do Núcleo da Imagem e da Palavra do SESC Belenzinho junto com uma equipe de curadores convidados – formada por Fernando Vilela, Katia Canton e Odilon Moraes. Quarenta artistas foram convidados para apresentar ilustrações de 58 livros publicados, entre os anos de 1969 e 2010, que integram a exposição, divididos em dois grandes núcleos: Panorama e Homenagem. A arquiteta Marta Bogéa e o Estúdio Campo assinam o design expográfico de Linhas de Histórias.

Panorama

O núcleo Panorama - instalado no Galpão Multiuso, com espaço de 700 m² - reúne trabalhos dos principais autores de livro ilustrado do Brasil. Artistas que se destacaram pela qualidade plástica e pela percepção aguçada do universo imagético infanto-juvenil, agrupados em seis eixos temáticos que revelam as linhas expressivas da produção brasileira. O processo criativo dos autores está presente em desenhos, esboços, estudos e originais das obras.

Os trabalhos envolvidos revelam a riqueza da produção, das técnicas tradicionais, como o desenho e a pintura, às muitas possibilidades de experimentação gráfica, colagem, fotografia, e até as influências da produção artesanal, bordados, rendas e cordel. O público vai vivenciar o interior dos livros, sua construção e suas histórias, culminando na biblioteca, onde todas as obras, protagonistas desta aventura, estão à disposição para leitura e consulta.

Este núcleo é dividido em seis eixos: Livro-Imagem, Humor, Experimentais, A Tradiçãodo Artesanato, Cultura Brasileira e Clássicos e Contos de Fada. Cada eixo engloba de sete a nove livros de um total de 39 artistas, entre eles Eva Furnari, Graça Lima, Angela Lago, Roger Mello, Nelson Cruz, Marcelo Cipis, Mariana Massarani e outros:

Livro-Imagem – É formado por dois dispositivos. Um se localiza na parede que, ao ser tocado, abre uma sequência de imagens (desenhos) dos livros. O outro fica no chão, formando uma espécie de gaveteiro que ao ser aberto revela os desenhos.

Humor- Neste eixo uma grande vitrine exibe os originas dos desenhos sem o texto do livro. Os textos correspondentes são impressos no vidro transparente que – ao ser observado – funciona como uma colagem da história na imagem original.

Experimentais – Este reproduz o intenso trabalho de pesquisa de alguns autores em busca de novos traços e técnicas de construção da imagem. Revela os processos, da origem ao trabalho final, podendo vir do recorte, do pincel, do carimbo ou de outros objetos.

A Tradição do Artesanato – Contrapondo ao núcleo Experimentais, este eixo exibe a prática da construção manual e artesanal de imagens. As obras originais, representando o universo do artesanato, ficam expostas em uma vitrine de 7 metros e, próximo a ela, foi criado o “horizonte tátil”, uma linha sensorial a 90 cm do chão, com bordados, rendas e tecidos, que dialogam com os desenhos. As texturas podem ser percebidas pelo toque do público.

Cultura Brasileira – Este eixo é formado por gavetas que contam toda a história da construção dos livros. Ela traz desde os primeiros estudos com anotações em cadernos, bonecos, testes, fotos, e pesquisas em arquivos históricos até o desenho final.

Clássicos e Contos de Fada – Formado por painéis suspensos com imagens de ambos os lados, propõe uma “conversa” entre dois artistas. Foram selecionadas histórias clássicas, pertencentes a um mesmo universo, para elucidar elos de semelhança entre os livros. Como exemplo, A Odisséia (Dave Santana e Maurício Paraguassu), releitura da obra de Homero, e Os Deuses e Seus Enigmas (André Neves), inspirada em mitos gregos, estão no mesmo painel.

Homenagem

Localizado na Área de Exposições de 315 m², o núcleo Homenagem reverencia artistas cujas obras se destacaram pelo pioneirismo e pela importância histórica, estética e autoral: Flicts, de Ziraldo, O Rei de Quase Tudo, de Eliardo França, Ida e Volta, de Juarez Machado, A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari, e Cântico dos Cânticos, de Angela Lago. Uma grande instalação cenográfica foi construída livremente, a partir dos livros e suas particularidades, para proporcionar ao público a experiência sensorial das histórias narradas.


Flicts, de Ziraldo – Segundo livro do autor, publicado em 1969, ganhou um labirinto de cores para que o público descubra o caminho percorrido pelo personagem.

O Rei de Quase Tudo, de Eliardo França – É homenageado por portas de diferentes tamanhos como páginas de um livro gigante, que vão crescendo, de 2,45m x 80 cm até 2,45 x 4,23m.

Ida e Volta, de Juarez Machado – Uma estrutura fixa representa o box de um banheiro (no livro, o personagem começa e termina a história no banho) de onde saem pegadas que percorrem todo o espaço Homenagem. Elementos vão sendo agregados para sinalizar o percurso do personagem.

A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari – Inspirou um dispositivo ótico que encanta com imagens “mágicas”. A cenografia conta com zootrópios, brinquedos óticos que reproduzem as mágicas da bruxinha.

Cântico dos Cânticos, de Angela Lago – Para representar a atmosfera do livro foi criado um corredor cenográfico coberto por véus sugerindo um clima de mistério para o percurso dos amantes que são personagens da história.

Linhas de Histórias - ficha técnica:
Concepção:  Núcleo da imagem e da palavra do SESC Belenzinho
Curadoria: Alcimar Frazão, Fernando Vilela, Katia Canton e Odilon Moraes
Design Expográfico: Marta Bogéa e Estúdio Campo

Linhas de Histórias - serviço
Abertura: dia 12/7, a partir das 20h – Até 29/8
Terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, das 9h às 21h. Domingos, das 9h às 20h.
Galpão Multiuso / Área de Exposições - Grátis
SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700 - www.sescsp.org.br/belenzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário