quinta-feira, 21 de maio de 2015

Encontro de Dança (ENDA 2015) acontece entre 29 e 31 de maio

A 33ª edição do ENDA - Encontro Nacional de Dança - acontece nos dias 29, 30 e 31 de maio, sexta-feira (às 20h), sábado (às 16h e às 20h) e domingo (às 18 horas), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O tradicional evento, realizado pelo SINDDANÇA - Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, sob curadoria de Maria Pia Finócchio, apresenta um panorama atual da dança para o público paulistano.

Esta edição do Encontro reúne 33 grupos/companhias e, aproximadamente, 87 coreografias de curta duração em várias modalidades (até 8 minutos cada). A mostra se caracteriza pelo dinamismo no palco, pela variada formação dos grupos e pela diversidade de estilos: são espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança de salão, sapateado, jazz e outros.

O ENDA conta com um corpo de jurados - personalidades do mundo da dança - que avalia o desempenho dos grupos e bailarinos para premiar aqueles que mais se destacam no evento. Neste ano o júri é composto por: Giovanni Di Palma (renomado coreógrafo italiano), Manoel Francisco (coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados, de São Paulo) e Sara Debenedetti (coreógrafa de dança moderna e contemporânea, atuante em Turim, Itália).

Na noite de encerramento são anunciados os melhores grupos e bailarinos do Encontro. As coreografias vencedoras serão apresentadas novamente no Grande Gala ENDA, ainda em 2015. Na ocasião serão entregues os prêmios em dinheiro e bolsas de estudos (no Brasil e Exterior) para os vencedores do evento.

Neste ano, apresentam-se os seguintes grupos: Ballet Paula Gasparini, Grupo Raça, CEDAN, Cia. Panteras, Studio 415, Reverancce Núcleo de Dança, EDAP, Studio Arqdança, Núcleo Luana Rodrigues, Kridans, Grupo Sapatearte, La Danse, Obra Prima, Malosá Studio, Beth Ballet, Núcleo Em Cena, Ballet Elisa, Companhia da Dança, Emy 32, Especial Ballet, Studio Giselle Danças, Garra Centro de Artes, EDART, Núcleo Giracorpo, Studio Roselange Watanabe, Cia. Faces Ocultas, Cia. Luana Norce, Grupo Anderson Couto, Cia. CEU Jaguaré, Instituto de Danças Clássicas, Grupo São José e Applause Dance Center.

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo país. Há mais de 30 anos vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, tem curadoria de Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla ainda a categoria amador e a semiprofissional.

Dança: 33º ENDA - Encontro Nacional de Dança
Direção geral: Maria Pia Finócchio
Realização/produção: SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo – www.sinddanca.com.br
Dias 29, 30 e 31 de maio de 2015
Horários: sexta (20h), sábado (16h e 20h) e domingo (18h)
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP. Tel: (11) 3288-0136
Informações/evento: (11) 3106-6802.
Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$ 10,00), Bilheteria: terça a domingo, após 14h.
Aceita todos os cartões. Antecipados: www.ingressorápido.com.br (tel: 4003-1212)
Classificação etária: 5 anos. Duração: 3h/sessão (c/ intervalo). 835 lugares.
Acesso universal. Ar condicionado. Site: www.teatrosergiocardoso.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário