quarta-feira, 13 de maio de 2015

Programação musical do Sesc Campo Limpo tem Geraldo Azevedo e Paulinho da Viola

Em maio, o Sesc Campo Limpo tem programação variada com Joana & Jean Garfunkel, Banda de Pífanos de Caruaru, Geraldo Azevedo, Paulinho da Viola, DJ Tudo, Di Freitas, Bongar, Cordelíricos, Peneira & Sonhador, Rapsicodélico, Ó do Forró, Candombe, Didá e Orquestra Furiosa. Ingressos grátis para todos os espetáculos.

EM CANTO E PROSA - Guimarães Rosa - O sertão na canção
Joana e Jean Garfunkel apresentam canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, permeadas por trechos da narração da obra. Usando essas duas linguagens de maneira conseqüente e cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo. O Sertão na Canção é uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural. Para uns, um convite e um estímulo para conhecer um mundo novo; para outros, a possibilidade e o privilégio de revisitá-lo. Este formato foi idealizado pela dupla com o projeto Canto Livro, de música e literatura, que consiste na apresentação de shows temáticos com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão. Um projeto de sensibilização e incentivo à leitura, que visa atender a amantes da literatura, estudantes, educadores e leitores em geral.
Livre. Grátis.
15/05. Sexta, às 19h30.

SHOWS

Banda de Pífanos de Caruarú
A banda comemora 87 anos de existência e apresenta o disco Samba Matuto. O repertório deste trabalho é composto por músicas inéditas tocadas no ano de 1962 em sítios, fazendas, novenas e nos forrós do sertão pernambucano. Essas músicas eram tocadas sem aparelhagens de som e sem luz elétrica, possuindo um único registro encontrado: uma gravação de um programa de rádio, guardada há cinquenta anos em uma fita de rolo.
Grátis. Livre
16/05. Sábado, às 18h

Geraldo Azevedo
O violonista, cantor e compositor se apresenta em formato de voz e violão, trazendo no repertório uma mistura entre as harmonias sofisticadas da bossa-nova, o swing pulsante da música latina, os ritmos regionais que cantam o sertão e demais ícones da cultura e do folclore nordestino. Autor de canções como “Caravana” (Geraldo Azevedo e Alceu Valença), “Moça Bonita” (Geraldo Azevedo e Capinam) e “Dona da Minha Cabeça” (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo), sua discografia construída em mais de 40 anos de carreira conta com 22 álbuns lançados.
Grátis. Livre
16/05. Sábado, às 20h

Paulinho da Viola
Completando 50 anos de carreira, Paulinho da Viola preparou um show especial que reúne os clássicos de seu repertório - como “Dança da Solidão”, “Sei Lá, Mangueira”, “Pecado Capital” e “Coração Leviano” -, além de uma coletânea de sambas de compositores que considera os mais importantes da música brasileira, entre os quais Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Wilson Batista e Geraldo Pereira. O artista se apresenta acompanhado dos músicos João Rabello (violão), Dininho Silva (baixo), Ricardo Costa (bateria), Adriano Souza (piano), Mário Seve (sopros), Celsinho Silva (ritmista), Hercules Nunes (percussão), Muiza Adnet (voz) e Beatriz Faria (voz).
Grátis. Livre.
17/05. Domingo, às 19h

Dj Tudo e Sua Gente de Todo Lugar - Pancada Motor - Manifesto da Festa
O músico, produtor, Dj e pesquisador Alfredo Bello apresenta o seu disco Pancada Motor – Manifesto da Festa, referência à maneira como os brincantes de algumas tradições alagoanas chamam a sua música. O álbum foi gravado em suas andanças pelo Brasil e pelo mundo, entre 2003 e 2013, e quase todo mixado em Londres pelo produtor Mad Professor. O show traz uma celebração multicultural, com tradições brasileiras como baianá, samba de matuto e caboclinha, misturadas entre elas e também com músicas de outras partes do mundo.
Grátis. Livre.
21/05. Quinta, às 20h

PALESTRA - Brasil: Um Continente Cultural - 21/05. Quinta, às 19h30
Introdução sobre a diversidade e riqueza da cultura brasileira. Será feito um recorte das diversas tradições encontradas na região nordeste do Brasil, mostrando as diferenças e características da cultura feita no país.  Com Alfredo Bello - músico, pesquisador, produtor e também reconhecido como DJ Tudo. Graduado em Contrabaixo Acústico na Universidade de Brasília, também estudou Sociologia por três anos, época que atuou no grupo Os Cachorros das Cachorras, importante na cena de música de Brasília dos anos 90, tocando por várias cidades do Brasil e na Alemanha em 1998. Em 1993 teve início o seu contato com a Cultura Tradicional Brasileira e a partir de 2000, começou a registrar as tradições do país, seja através da sua coleção de 12 mil vinis ou gravando expressões de tradição popular viajando pelo Brasil, de vários estados como Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Pará. Já trabalhou na curadoria de eventos como Virada Cultural, Mostra Artística da TEIA da Diversidade e ParaOlimpíada (2012).
Grátis. Livre.

Di Freitas
O cantor apresenta repertório do álbum "O Alumioso", lançado pelo Selo Sesc, no qual presta homenagem ao mestre Ariano Suassuna. A essência de sua música une o romanceiro ibérico, a música cubana, flamenca e indiana, numa infinidade de imagens que rementem aos Armoriais, enlaçados pelos tambores, cordas, sopros e o canto. Di Freitas é cearense de Fortaleza, onde estudou violoncelo e violão clássico. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás participou de vários festivais de música e fez cursos com professores brasileiros e estrangeiros. Há oito anos mudou-se para Juazeiro do Norte. Ao lado da cantora lírica italiana Francesca Della Mônica, lançou o CD Ultraexistir.
Grátis. Livre
22/05. Sexta, às 21h

Peneira & Sonhador
A Dupla se formou num bate papo na Paça da Sé, em 1995. Possuem quatro álbuns gravados e já realizaram trabalhos com Frank Aguiar e Mastruz com leite, além de terem participado de vários festivais de violeiros e repentistas.
Grátis. Livre
23/05. Sábado, às 18h30

Z'África Brasil - Rapsicordélico
O show traz um estilo musical fundamentado na cultura hip-hop com fortes influências dos ritmos brasileiros. Uma obra híbrida que traça um paralelo entre a poesia falada do rap com a métrica dos cordelistas, os grooves 4x4 acentuados dos DJs com os ritmos sincopados regionais brasileiros, em uma roupagem moderna que se apropria dos timbres eletrônicos em diálogo com os instrumentos acústicos. O trabalho é fruto da investigação sobre a composição poética das estruturas literárias dos cordelistas, os versos dos emboladores e repentistas, as ladainhas dos capoeiristas, os pontos dos jongueiros e as canções ritualísticas dos terreiros. Criado pelo Mc Gaspar, que há mais de 20 anos desenvolve atividades na zona sul de São Paulo, letrista e co-fundador do Z’África Brasil, um dos pioneiros grupos de RAP em São Paulo criado na década de 90.
Grátis. Livre
23/05. Sábado, às 20h

Ó do Forró
O grupo nasceu na zona sul de São Paulo e é composto por Álvaro Oliveira (sanfona), Jorge Silva (cavaco), Adan Oliveira (zabumba) e Silvado Fernando (triângulo), todos de origem familiar nordestina, o que confere ainda mais identidade à sonoridade do quarteto. No show, são trazidas as influências e melodias de grandes mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Mestre Camarão, Trio Virgulino e Trio Nordestino.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, às 20h

Cordelíricos
Reunião de cantadores tradicionais com MC’s que misturam rap com embolada, para um duelo em que as armas são a viola, o pandeiro, o beat e a palavra. A apresentação inclui bate-papo sobre a tradição da literatura de cordel. Concepc¸a~o e Mediac¸a~o: Caco Pontes. Desafio do repente ao rap: Rapadura x Zinho Trindade, Moçinha do Passira x Luzivan Matias. Bate-papo sobre literatura de cordel com Bráulio Tavares.
Grátis. Livre.
29/05. Sexta, às 20h

Bongar
O Bongar é composto por seis jovens que reúnem em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, no Portão do Gelo, em Olinda. Os integrantes, todos parentes e familiares, transformaram do brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro. Em seus 13 anos de estrada o grupo participou de grandes festivais e eventos dentro e fora do Brasil, entre eles a Womex (Reino Unido); AME (Cabo Verde); Europalia (Bélgica); The Beat Carnival (Irlanda); e Festival do Caribe (Cuba).
Grátis. Livre.
30/05. Sábado, às 20h

NOITE DOS TAMBORES - Projeto realizado em equipamentos culturais da Zona Sul de São Paulo que difunde e valoriza a diversidade musical da música brasileira.

Candombe
Apresentação percussiva da Nação Zumbalelê, movimento artístico cultural que investiga e divulga os valores da cultura afro-uruguaia; e, por extensão, a cultura africana em todas as suas manifestações. Através de oficinas e intercâmbios culturais, desenvolveu uma experiência internacional.
Grátis. Livre.
24/05. Domingo, às 18h

Didá
Com o Mestre Neguinho do Samba, a banda feminina Didá aprendeu que o Samba Reggae dialoga com qualquer outro estilo musical e por isso o repertório pode ter um pouco de tudo. Canções da própria banda e de outros blocos afros, sucessos da axé music, misturas com o POP nacional, clássicos da MPB, canções internacionais, tudo recebe uma nova leitura, convenções criativas, ajustes de andamento e pronto, nasce uma nova canção que todo mundo conhece. 
Grátis. Livre.
24/05. Domingo, às 19h

CONCERTO

Orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera
Criada em 2010 sob a regência de Nailor Azevedo “Proveta”, a Orquestra Furiosa do Auditório do Ibirapuera é formada por 40 jovens músicos alunos da Escola do Auditório. O grupo parte da formação de big band com nuances de regional de choro, percussão sinfônica e banda de coreto.
Grátis. Livre.
31/05. Domingo, às 18h30


SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo



Nenhum comentário:

Postar um comentário