quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cineclube Araucária apresenta Mostra de Cinema e Meio Ambiente

Pela tela do projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão, o planeta Terra lança sinais de alerta. Em consonância com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo o mundo no dia 5 de junho, o Cineclube Araucária programou, para o período de 4 a 7 de junho (de quinta a domingo), a sua primeira Mostra de Cinema e Meio Ambiente.

Os filmes que compõem a mostra são: Saneamento Básico de Jorge Furtado, no dia 4 às 19h30; O Dia Depois de Amanhã de Roland Emmerich, no dia 5 às 19h30; Lixo Extraordinário de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, no dia 6 às 19h30; O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida, animação de Chris Renaud e Kyle Balda, no dia 7 às 15h;  encerrando com Margaret Mee e a Flor da Lua de Malu De Martino, no dia 7 às 18h.

Esta programação foi elaborada como mais uma advertência - dirigida não só às pessoas comuns, mas principalmente aos dirigentes públicos e privados - sobre a violência praticada contra a vida, quando agressões ao meio ambiente são efetivadas em nome do desenvolvimento ou de soluções imediatas para problemas sociais. Os filmes selecionados, foram realizados justamente com o intuito de denunciar, alertar ou mesmo conduzir o espectador nessa reflexão sobre a necessidade imediata de assumir uma postura que torne verdadeira a premissa segundo a qual, ainda há tempo para salvar a vida do nosso planeta.

O cinema, com sua capacidade de penetração nas diversas culturas, fazendo uso do poder da imagem, tornou-se o grande veículo dos questionamentos sobre as transformações no mundo e da relação do homem com o meio físico em que vive. “Ao realizar a Mostra de Cinema e Meio Ambiente, o Cineclube Araucária tem ciência de que pelo menos uma parte importante da sua missão, está sendo cumprida. Está mais que na hora de começarmos a agir com sabedoria, para que os nossos descendentes possam desfrutar de um ambiente pleno de ar, água e alimentos saudáveis, absolutamente necessários para a manutenção da vida”, argumenta Cervantes Sobrinho, curador do projeto.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema, em Campos do Jordão, é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Programação – Mostra de Cinema e Meio Ambiente

4/6 (quinta) - 19h30
Saneamento Básico
De Jorge Furtado. Com Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Paulo José e Tonico Pereira. Brasil. 2007. Classificação: 12 anos.

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, responsável por fazer o pedido junto à Subprefeitura. A secretária da Prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a Prefeitura dispõe de quase 10 mil reais para a produção de um vídeo. Este dinheiro, foi dado pelo Governo Federal e, se não for usado, terá que ser devolvido. Surge então, a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre ela. Porém, a retirada da quantia, depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa. Filme obrigatório para estudantes de cinema.

5/6 (sexta-feira) – às 19h30
O Dia Depois de Amanhã
De Roland Emmerich. Com Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Emmy Rossum. EUA. 2004. Classificação: Livre.

Em O Dia Depois de Amanhã, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall, segue o caminho inverso e parte para Nova York, onde está seu filho Sam, já que acredita que ele ainda está vivo.

6/6 (sábado) - às 19h30
Lixo Extraordinário
De Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Brasil / Reino Unido. 2009. Classificação: Livre.

Filmado ao longo de dois anos, Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, em princípio apenas com o objetivo de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam, quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

7/6 (domingo) – às 15h
O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida
Animação. De Chris Renaud e Kyle Balda. EUA. 2012. Classificação: Livre.

O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, coisa em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. 

7/6 (domingo) – às 18h
Margaret Mee e a Flor da Lua
De Malu De Martino. Brasil. 2013. Classificação: Livre.

O trabalho e o legado da artista botânica inglesa Margaret Mee, são apresentados neste documentário dirigido pela cineasta Malu De Martino. A artista britânica se mudou para o Brasil na década de 1950, produziu mais de 400 ilustrações sobre a flora brasileira e, por meio da arte, defendeu a bandeira do ambientalismo.

Serviço

Mostra de Cinema e Meio Ambiente
Dias 4, 5, 6 e 7 de junho
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e 18h)
Projeto: Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300
Grátis - os ingressos são distribuídos 1h antes das exibições.
www.cineclubearaucaria.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário