terça-feira, 19 de maio de 2015

Greta Garbo é homenageada em mostra temática no Cineclube Araucária

A quarta Mostra Temática do projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão faz homenagem à Greta Garbo (1905-1990), uma das atrizes mais fascinantes do cinema do século passado que, com seu talento e ar de mistério, ficou eternizada como uma das lendas da história da sétima arte.

A mostra O Mito Greta Garbo acontece entre os dias 21 e 24 de maio, de quinta a domingo, no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão, com entrada franca. A sessão dedicada às crianças acontece no domingo (24/5), às 15 horas, com exibição de O Pássaro Azul, de Walter Lang, com Shirley Temple e Eddie Collins.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Uma das figuras femininas mais emblemáticas de toda a história do cinema, aos 36 anos, no auge da beleza física e do prestigio como atriz mais requisitada e mais bem paga pelos estúdios de Hollywood, nos anos que se seguiram ao advento do cinema falado, Greta Garbo se retirou de cena. Enquanto a maioria das estrelas do cinema mudo sucumbiu com a transformação ocorrida no final da década de 20, para Garbo esse foi justamente o motivo maior da sua consagração. Tanto que, após o primeiro registro de suas falas no celulóide, as críticas nos jornais estampavam a célebre frase "Garbo talks". Isso garantiu à ela, o status de primeira dama das telas em todo o mundo.

A escolha dos títulos que compõem a Mostra, foi orientada basicamente pela diversidade das interpretações da atriz, desde Susan Lenox (primeiro papel conferido à ela na Meca do Cinema) até Rainha Cristina (a mais aclamada de todas as suas criações). Fundamental para a definição da programação, foram os comentários e ensinamentos de um dos maiores admiradores de Greta Garbo no Brasil, Luiz Sangirardi, o saudoso Tio Luizinho, para quem essa Mostra é dedicada. 

Programação - O Mito Greta Garbo

21/05 (quinta) - às 19h30
Susan Lenox (Helga's Fall and Rise)
De Robert Z. Leonard. Com Greta Garbo e Clark Gable.
EUA. 1931. 76 minutos. 14 anos.
Este é o primeiro filme estrelado por Greta Garbo nos Estados Unidos. Helga Ohlin é uma órfã criada em um lar abusivo. Sua família a promete em casamento para um palhaço de circo, mas ela foge e encontra Rodney Spencer, um arquiteto a caminho da fazenda de sua família. Seu pai a encontra, e ela se junta à uma trupe de circo como dançarina, com o nome de Susan Lenox. Ela reencontra Rodney, mas um mal entendido os separa de novo e ela segue cometendo loucuras.

Dia 22/05 (sexta) - às 19h30
Mata Hari (Mata Hari)
De George Fitzmaurice. Com Greta Garbo e Ramon Navarro.
EUA. 1931. 89 minutos. 14 anos
Esta é a mais ousada interpretação de Greta Garbo, a então mais nova super estrela “fabricada” por Hollywood. A fita é uma cinebiografia de uma exótica dançarina acusada de trabalhar como espiã para o governo alemão, durante a primeira guerra mundial.

Dia 23/05 (sábado) – às 19h30
Rainha Cristina (Queen Christina)
De Rouben Mamoulian. com Greta Garbo e John Gilbert.
EUA. 1933. 99 minutos. 14 anos.
Este é considerado unanimemente pela crítica internacional, como o melhor filme estrelado por Greta Garbo. Cristina assumiu o trono da Suécia aos cinco anos de idade. Sua fidelidade ao país e ao seu povo, a tornaram umas das mais populares figuras do século XVII. No seu reinado, a Suécia conheceu um período de franco desenvolvimento, especialmente depois da guerra dos 30 anos. Pressionada por seus conselheiros a se casar por interesse, ela prefere abdicar e se apaixona pelo embaixador da Espanha. Na época, um grave problema se coloca: ela é protestante e ele católico.

Dia 24/05 (domingo) - às 15h00
O Pássaro Azul (The Blue Bird)
De Walter Lang. Com Shirley Temple e Eddie Collins.
EUA. 1940. Livre.
Filme considerado como a resposta da Fox Filmes à O Mágico de Oz, produzido pela Metro no ano anterior. Primeira investida de Shirley Temple no cinema. A história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados ao passado e ao futuro, é uma encantadora viagem em busca do pássaro azul da felicidade. Clássica história sobre os poderes da natureza.

Dia 24/05 (domingo) - 18h00.
Fala Greta Garbo (Garbo Talks)
De Sidney Lumet. Com Anne Bancroft e Ron Silver.
EUA. 1984. 103 minutos. 14 anos.
Esta é uma deliciosa homenagem de Lumet ao mito Greta Garbo. Estella Rolfe é uma veterana ativista de causas sociais. Ao descobrir que tem pouco tempo de vida por conta de um tumor inoperável no cérebro, entrega à seu único filho, a missão de trazer Greta Garbo para uma conversa amistosa com ela no seu quarto de hospital.

Serviço

Mostra Animação Sem Fronteiras
Projeto: Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300
Grátis - os ingressos são distribuídos 1h antes das exibições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário