terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Feito Nós" discute no palco os nós das relações afetivas

Peça dirigida por Alexandre Ingrevallo tem supervisão artística de Lavínia Pannunzio.

O espetáculo Feito Nós estreia no dia 19 de março, sábado, no Espaço da Cia. do Pássaro, às 21 horas, sob direção de Alexandre Ingrevallo.

O Texto - escrito a quatro mãos pelo diretor em parceria com Felipe Bottini – trata da relação afetiva entre um jornalista e um cantor, na qual amizade e amor se misturam, mas seguem em caminhos opostos. No palco, os atores Welington Landim e Caio Oviedo vivem o drama, que tem supervisão artística da atriz e diretora Lavínia Pannunzio.

No enredo, o jornalista Cadu Alvim (Welington Landim) e o jovem e talentoso cantor Thiago Andrade (Caio Oviedo) se envolvem afetivamente depois de um encontro casual. O relacionamento parece estar em harmonia até que surge um descompasso: Cadu está apaixonado e Thiago não está. Depois que algumas verdades vêm à tona, Cadu passa por um processo de reflexão sobre amor e amizade, e tenta desatar o nó que se tornou sua vida amorosa e sua relação com Thiago. Afinal, é possível ser amigo da pessoa por quem estamos apaixonados?

Cadu é um crítico musical bem sucedido, porém inseguro e instável emocionalmente. Thiago parece um rapaz bem resolvido que tenta deslanchar sua carreira de intérprete, mas questões familiares mal resolvidas revelam outro lado de sua personalidade que pode ser usado para alcançar seus propósitos. O texto discute a via de duas mãos que é a amizade e a paixão por meio do encontro entre esses jovens que parecem ter tudo a ver um com o outro, mas estão em caminhos diferentes.

Com experiência em rádio e cinema, tendo curtas-metragens premiados, Alexandre Ingrevallo estreia na direção teatral com Feito Nós. Segundo ele, a montagem segue a linha realista. “Para apresentar essa história, essencialmente humana, que discute uma relação afetiva com a intenção de abordar de forma mais ampla os relacionamentos entre as pessoas, é preciso dar a devida força à palavra. A minha grande preocupação é o cuidado com o texto falado, com as intenções do que está sendo dito, com a cor e o peso das palavras”, argumenta.


O espetáculo expõe a dificuldade que muitas vezes temos em entender questões óbvias; fala da dificuldade em enxergar a realidade quando estamos apaixonados. Temas como baixa autoestima, anular-se em função do outro, egoísmo e cobranças afetivas estão expostos. Os autores explicam que Feito Nós discute, sem pieguices, velhas questões que são debatidas, exaustivamente, mas que continuam sendo fonte da maioria dos desencontros. “É comum nos relacionamentos um achar que o outro lhe deve felicidade, implorar amor e respeito antes de amar e respeitar a si mesmo. Se você não se ama e não se respeita, dificilmente terá isso da pessoa com quem se relaciona”, reflete o diretor. 

A cenografia é simples e realista como o texto. Uma cama em cena simboliza o lugar mais pessoal que cada indivíduo possui. “É na cama que encontramos aconchego. É para lá que fugimos quando temos algum problema, refletimos, amamos, nos reinventamos, traçamos novos rumos”, comenta Ingrevallo. No chão, cacos de vidro estão espalhados e os atores caminham sobre eles: as dificuldades estão à volta; é preciso pisar com cuidado e lembrar que as palavras podem cortar, podem ferir profundamente. A encenação conta ainda com projeções em vídeo que ajudam a contar a história. As cenas foram gravadas pelos atores especialmente para o espetáculo, com participação de Lavínia Pannunzio, sob o comando do diretor Alexandre Ingrevallo.

Ficha técnica

Espetáculo: Feito Nós
Texto: Alexandre Ingrevallo e Felipe Bottini
Direção: Alexandre Ingrevallo
Colaboração de texto: Caio Oviedo
Elenco: Welington Landim e Caio Oviedo
Supervisão: Lavínia Pannunzio
Participações em vídeo: Lavínia Pannunzio, Beatriz Machado e Guilherme Valcézia.
Iluminação: Rodrigo Alves
Figurino e caracterização: Thaís Bergamo
Cenografia: Criação coletiva
Assistência de direção: Renato Cruz
Fotos: Allis Bezerra
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Produção executiva: Wescley Andrade
Direção de produção: Alexandre Ingrevallo e Caio Oviedo
Realização: Alexandre Ingrevallo, Caio Oviedo, Felipe Bottini e Welington Landim

Serviço

Temporada: 19 de março a 8 de maio
Horários: sábados (às 21 horas) e domingos (às 19 horas)
Espaço Cia. do Pássaro
Rua Alvaro de Carvalho, 177, Bela Vista/SP, Tel: (11) 98365-5850
Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00). Bilheteria: 1h antes das sessões
Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama.
Capacidade: 40 lugares. Possui bar/café. Aceita dinheiro.

Equipe - perfis

Alexandre Ingrevallo – Alexandre é formado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Atualmente, apresenta o Super 8, programa sobre música de cinema na Rádio Cultura FM (SP), produz e apresenta os programas Circuito e Coletânea, além de especiais sobre música brasileira, na Rádio Cultura Brasil. Atua também TV Cultura como locutor de spots e chamadas. Coordenou por quase cinco anos a programação da Rádio FAAP, emissora online vencedora do Prêmio APCA. No campo do cinema, Ingrevallo escreveu, produziu e dirigiu curtas-metragens premiados como Vida: Substantivo Feminino (com Leonardo Miggiorin e Maria Zilda Bethlem), 1x1 (com Gustavo Haddad, Clara Carvalho, Luciano Chirolli e Suzana Alves) e Desconhecido Íntimo (com Rafael Losso, Luciano Chirolli, Elam Lima e Clara Carvalho, que participou de importantes festivais de cinema pelo país e, atualmente, em exibição no Canal Brasil). Como roteirista e diretor, fez institucionais para empresas como Tigre, Deca e Editora Abril.  Dirigiu ainda o clipe Frágil da cantora Érica Pinna, o documentário Tangolomango - Conexão São Paulo/Santiago, shows de música brasileira e trabalhou em produtoras como GW Comunicação e Kardman Audiovisual. No teatro, é autor de três peças teatrais, inclusive Feito Nós com a qual faz sua estreia como diretor.

Felipe Bottini – Felipe é formado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Atualmente, é mestrando pela USP (Universidade de São Paulo) no núcleo de estudo Diversitas. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil e Rádio Disney. Como roteirista, trabalhou na produtora Oficina TV, sendo responsável pela publicidade e comunicação interna de empresas como Claro, Banco Santander, JEEP, Pernambucanas e SulAmérica. Assinou uma coluna semanal de crônicas no jornal O Madalena SP e tem um site de histórias chamado 1500 Palavras de Ficção.

Lavínia Pannunzio – Lavínia é atriz e diretora em espetáculos de teatro como Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e Vidas Privadas, dirigido por José Possi Neto. Foi contemplada com os prêmios Shell de Melhor Atriz por Um Verão Familiar e APCA também como Melhor Atriz por A Serpente no Jardim. Recentemente, Lavínia participou da minissérie Ligações Perigosas (Rede Globo), com direção de Denise Saraceni e Vinicius Coimbra. No cinema, destaque para Boleiros  2,  de Ugo  Giorgetti.

Caio Oviedo – Caio é Publicitário formado pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado e ator formado pela Escola de Atores Wolf Maya. Estreou no teatro com a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, dirigida por Guilherme Marback, e integrou do elenco de Tempo de Comédia, de Alan Ayckbourn com direção de Ruy Cortez. Atuou também como modelo e ator em diversos curtas-metragens e em campanhas publicitárias para Danone ao lado de Milton Nascimento, Oi, NET, Penalty, Nissin e Unilever. Atualmente, apresenta o canal Miniatura 9 que faz a cobertura do espetáculo O Musical Mamonas, dirigido por José Possi Neto, sobre o grupo Mamonas Assassinas.

Welington Landim – Welington cursa a EAD - Escola de Arte Dramática na USP. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e em Artes Cênicas pela Escola de Atores Wolf Maya. Participou dos espetáculos Tempo de Comédia, de Alan Ayckbourn com direção de Ruy Cortez, e Personagem Substantivo Feminino, dirigido por Marco Antônio Pâmio, entre outros. Atuou na websérie Lavou, Tá Novo, ainda em fase de finalização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário