sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Luque Barros lança CD autoral em show grátis no Centro Cultural SP

“O resultado do trabalho soa agressivo apesar de romântico e moderno apesar do clima dor de cotovelo” (Luiz Chagas).

Gaucho radicado em São Paulo, Luque Barros apresenta show de lançamento de seu primeiro CD solo, Muito Pouco Menos Mais (selo Sete Sóis), no dia 4 de março, sexta-feira, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, às 19 horas.

Além de canções autorais registradas no disco, como “Jogo de Vaidade”, “História Sem Fim”, “Ando Bem Ligado”, “Muito Pouco Menos Mais” e “Nada Passa”, o artista interpreta outros compositores, que considera referências para seu trabalho. Entre eles estão o gaúcho Vitor Ramil e o “rei” Roberto Carlos.  

O show tem participação especial dos guitarristas Daniel Brita (produtor musical do CD ao lado de Luque) e Allen Alencar e do violinista Ricardo Herz. Para acompanhá-lo, Luque Barros (voz e contrabaixo) reuniu uma banda de amigos - Amilcar Rodrigues (trompete), André Tinoco (trombone), Caio Lopes (bateria), Estevan Sinkovitz (guitarra) e Simone Julian (sax e flauta) - com quem vem trabalhando ao longo de mais de 15 anos em São Paulo, tocando com artistas como Vanessa Da Mata, Banda Glória, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci e Elza Soares.

Muito Pouco Menos Mais – por Luiz Chagas

Um cantor romântico a esta altura do campeonato? É algo a se pensar. LUQUE BARROS, em seu primeiro disco individual, investe no gênero com propriedade. O Brasil tem uma tradição de cantores nessa área que a partir da jovem guarda criou majestades e o artista gaúcho representa essa ponte, que une a natureza passional do intérprete com a capacidade de um grande músico contemporâneo. Para tanto se dedicou a maior parte do disco a apenas cantar suas composições à frente de uma banda reunida em torno de Gustavo Ruiz (baixo), Caio Lopes (bateria), ambos da banda de Tulipa Ruiz, e Estevan Sinkovitz (guitarra), figura conhecida pela diversidade de trabalhos e como acompanhante de Marcelo Jeneci.

Para que não houvesse dúvidas quanto à natureza do trabalho, Luque chamou Evandro Camperom para a pré-produção, e Daniel Brita, a guitarra mais rápida do oeste, para gravar, mixar e masterizar o trabalho no Estúdio Lamparina em São Paulo. E aqui estamos nós. A decisão de entregar o contrabaixo a Gustavo Ruiz, um guitarrista, o deixou mais livre pra realizar o antigo sonho – tocou apenas em “Desacelerar” e em “Ando Bem Ligado”, enquanto Estevan e Gustavo inverteram as posições em “Você e Eu”.

A trinca Gustavo, Caio e Estevan, reunida por Luque, recebeu ainda as colaborações de Jeneci e Giovanni Barbieri, nos teclados, e de Allen Alencar e Caio Andrade nas guitarras, além de Amílcar Rodrigues, Allan Abadia, Jorge Cirilo e Simone Julian que tocaram os arranjos de sopros criados pelo cantor. Ricardo Herz e Fernando Catatau aparecem também (em “Você e Eu” e “Falta de Educação”), completando um elo afetivo na escalação do disco. O resultado é um trabalho que soa agressivo apesar de romântico e moderno apesar do clima dor de cotovelo.

Luque canta, mais uma vez com propriedade, versos como “Nosso amor foi um grande jogo de vaidade, Que durou só a eternidade, Que pensava despertar a cidade, E depois?” (“Jogo de Vaidade”) ou “Meu coração é imenso mesmo ferido e indisciplinado” (“História Sem Fim”). “Nada Passa” é linda, “Entendo”, um funk, “Muito Pouco Menos Mais”, um vira, “De Fato” tem uma coda instrumental à Beatles. Dá para se entender porque Luque canta em “Ando Bem Ligado”, “Eu olho vejo tudo presto muita atenção... Ando eletrocutado, 220 volts !!”

Serviço

Show: Luque Barros
Lançamento/CD: Muito Pouco Menos Mais
Participação especial: Daniel Brita e Allen Alencar (guitarras) e Ricardo Herz (violino).
Músicos: Luque Barros (voz e contrabaixo), Amilcar Rodrigues (trompete), André Tinoco (trombone), Caio Lopes (bateria), Estevan Sinkovitz (guitarra) e Simone Julian (sax e flauta).
Dia 4 de março. Sexta-feira, às 19 horas
Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1000. Liberdade/SP.  Tel: 3397-4002
Grátis. Duração: 60 min. Classificação: Livre
Ar condicionado. Acessibilidade. Capacidade: 622 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário