terça-feira, 1 de março de 2016

Mostra Cooperativa de Artistas encerra projeto do Instituto Pombas Urbanas

Programação traz Seminário sobre Arte e Educação e espetáculos gratuitos com Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia. Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar

Entre os dias 15 e 19 de março (de terça a sábado) acontece a Mostra Cooperativa de Artistas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Com todas as atividades gratuitas, a Mostra marca o encerramento do projeto Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida – que consolidou um caminho de profissionalização por meio da cultura com coletivos artísticos formados ao longo de 12 anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas, na comunidade.

A abertura da Mostra acontece no Centro Cultural Arte em Construção (15/3, às 9h) com o Seminário - A importância da Arte na Educação que é destinado a educadores da rede pública de ensino, arte-educadores e interessados em geral. As apresentações de espetáculos começam com a Cia. Teatral Aos Quatro Ventos com o infantil A Gata Ingênua no Centro Cultural Arte em Construção (16/3, às 15h) e na E.M.E.F. Mauricio Goulart (18/3, às 15h); o Núcleo Teatral Filhos da Dita apresenta A Guerra na E.E. Wilma Flor (16/3, às 20h) e no Centro Cultural Arte em Construção (17/3, às 20h); e o Circo Teatro Palombar leva Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto para a E.E. Mariúma Buazar Mauad (17/3, às 15h) e Centro Cultural Arte em Construção (18/3, às 20h).

No sábado, dia 19 de março, a partir das 15h, os três coletivos apresentam seus respectivos espetáculos na Praça do Terminal Novo de Cidade Tiradentes, em uma grande ocupação teatral festiva da praça celebrando o projeto e suas realizações!

O projeto tem o patrocínio da empresa Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, participando para tanto de seleção pública entre 2.589 iniciativas de todo país. Com sua realização, o projeto promoveu a capacitação técnica e artística dos jovens integrantes dos coletivos que se apresentam na Mostra. São jovens cuja iniciação na arte ocorreu no Centro Cultural Arte em Construção, onde aprofundaram seus conhecimentos, criaram grupos de teatro e circo e decidiram a partir do fazer artístico criar um projeto de vida. Além de atores, circenses e empreendedores de uma cooperativa, estes jovens tornaram-se arte-educadores que ministram oficinas de iniciação ao teatro e circo para centenas de crianças, adolescentes e jovens de Cidade Tiradentes. Nos últimos anos, além da dedicação às suas produções, eles também se envolveram diretamente na gestão do Centro Cultural Arte em Construção, contribuindo para a democratização do acesso à produção cultural da comunidade.

A criação da personalidade jurídica possibilita, além da sustentabilidade dos grupos, reverter um quadro de estigmatização social exercida, constantemente, sobre a população jovem periférica. Segundo Cinthia Arruda, atriz e integrante do Grupo Pombas Urbanas, “a ação representa um fato inédito e de grande potencial transformador numa comunidade periférica de São Paulo”.

Programação
Informações: (11) 2285-7758
15 de março (terça-feira)
9h - Seminário “A importância da Arte na Educação”
Convidados: Pombas Urbanas e Sócrates Magno Torres (roteirista do documentário É disso que Eu Tô Falando, que discute a redução da maioridade penal)
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP
Grátis. Livre.

16 de março (quarta-feira)
15h - Cia. Teatral Aos Quatro Ventos - A Gata Ingênua
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP
20h - Núcleo Teatral Filhos da Dita - A Guerra
Local: E.E. Wilma Flor
R. Wilma Flôr, s/n - Cohab Inácio Monteiro. São Paulo/SP
Grátis. Livre.

17 de março (quinta-feira)
15h - Circo Teatro Palombar - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
Local: E.E. Mariúma Buazar Mauad
R. Padre Aldemar Moreira, 461. Cidade Tiradentes/SP
20h - Núcleo Teatral Filhos da Dita - A Guerra
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP
Grátis. Livre.

18 de março (sexta-feira)
15h - Cia. Teatral Aos Quatro Ventos - A Gata Ingênua
Local: E.M.E.F. Mauricio Goulart
Rua René de Toledo, 700. Cidade Tiradentes/SP
20h - Circo Teatro Palombar - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP
Grátis. Livre.

19 de março (sábado)
Encerramento.
15h – Cia. Teatral Aos Quatro Ventos - A Gata Ingênua
16h - Circo Teatro Palombar - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
17h - Núcleo Teatral Filhos da Dita - A Guerra
Local: Praça do Terminal Novo Cidade Tiradentes
Terminal Cidade Tiradentes - R. Sara Kubitscheck, 165. Conj. Hab. Castro Alves
Grátis. Livre. Capacidade: indeterminada

Sinopses dos espetáculos

Espetáculo: A Gata Ingênua
Grupo: Cia Teatral Aos Quatro Ventos
Sinopse: Com linguagem lúdica e envolvente, a peça conta a história de uma gata muito preguiçosa, conduzindo o público por uma trama divertida e de cunho educacional. A encenação reflete sobre a importância da escrita e da leitura. Inspirada no texto El Gato Simple, do diretor cubano Fidel Galvan Ramirez, a montagem tem direção de Marcos Kaju, integrante do grupo Pombas Urbanas. A Gata Ingênua estreou em 2014, sendo o primeiro espetáculo da companhia. Direção: Marcos Kaju. Elenco: Emily Meirelles (Avó, Galinha e Rã), Luana Gonçalves (Gata Ingênua), Mattheus Adepoju (Cachorro e Avô) e Tainá Lua (Rata).

Espetáculo: Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
Grupo: Circo Teatro Palombar
Sinopse: O enredo narra a saga de Dimbo, um vendedor de pipocas que sonhava ser artista de circo. Um belo dia ele se depara com os artistas de uma trupe circense que o convida para acompanhá-los. A partir daí, Dimbo mergulha no universo da lona e do picadeiro e, por meio de uma narrativa divertida e envolvente, conta um pouco da história desta fantástica arte milenar. As cenas de mesclam técnicas de teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo e números aéreos, entre outras, para contar as aventuras dessa trupe. Direção Adriano Mauriz e Ricardo Big. Elenco: Barbara Nunes, Eder Farina, Esmael Ferreira, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Larissa Evelyn, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Wesley e Rafael Garcia.

Espetáculo: A Guerra
Grupo: Núcleo Teatral Filhos da Dita
Sinopse: A peça conta a história de três soldados que partem para a guerra e esquecem, durante o caminho, quem é o inimigo. A partir dessa constatação, são apresentadas cenas que revelam os absurdos das guerras invisíveis, vividas cotidianamente. Num campo de batalha que constantemente se transforma o elenco encarna personagens que vivem diversas situações inter-relacionadas, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência - impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados – pode alienar as pessoas e minimizar os reais valores da vida. Direção Marcelo Palmares e Paulo Carvalho. Elenco: Cláudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia.

Sobre o Instituto Pombas Urbanas

O Instituto Pombas Urbanas tem por missão contribuir para o desenvolvimento de Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo) por meio da arte, de suas raízes culturais e da capacidade transformadora do jovem. Parte do princípio de que todo ser humano é capaz de criar, fazer arte, “semear asas e voar”, e se compromete com valores como perseverança, dignidade, comprometimento e solidariedade. O Instituto foi criado em setembro de 2002 pelo Grupo de Teatro Pombas Urbanas que é fruto do projeto Semear Asas, iniciado em 1989 e idealizado pelo ator, diretor e dramaturgo peruano Lino Rojas (1942- 2005). O Grupo consolidou-se e se tornou referência no trabalho de teatro em Comunidade, caracterizado por ser feito na comunidade, com a comunidade e para ela própria. Em 2004, o Instituto - através de contato com a COHAB-SP, Companhia Metropolitana de Habitação - iniciou a ocupação de um galpão abandonado (1.600m²) na principal avenida de bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital. O espaço, denominado como Centro Cultural Arte em Construção, tornpu-se sede do Instituto que iniciou intensa revitalização física no local e uma série de projetos de formação artística e de público. O Instituto Pombas Urbanas tem seu principal foco de atuação na cultura, mas também desenvolve projetos de educação, saúde, direitos humanos e outros. Ao longo de seus 12 anos de atuação, três coletivos foram formados e atuam diretamente nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Arte: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia. Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar. Atualmente, o Instituto Pombas Urbanas é um dos finalistas do prêmio Governador do Estado.

Sobre os grupos

Núcleo Teatral Filhos da Dita - Filhos da Dita é o primeiro núcleo jovem de teatro nascido no Centro Cultural Arte em Construção, resultado das oficinas de iniciação ao teatro, ministradas pelo Pombas Urbanas, desde 2004. São jovens artistas que homenageiam todas as ‘ditas’, mulheres guerreiras do bairro, mães e chefes de família. Atualmente, o grupo circula com seu 2° espetáculo, A Guerra, do chileno Oscar Castro, com direção de Marcelo Palmares e Paulo Carvalho Jr, atores do Grupo Pombas Urbanas. Em 2012, realizaram experimentações do texto A Guerra, sob a orientação do diretor cubano Rolando Hernandez e do grupo Pombas Urbanas. Em 2009, recebeu o Prêmio Histórias de Ponto, pelo Ministério da Cultura. Seu 1° espetáculo, Os Tronconenses, de Lino Rojas, estreou em 2008, fez temporada em 2009 e, no ano seguinte, foi apresentado no VII Congresso Mundial do Drama, Teatro e Educação, em Belém (PA), e no XV Encuentro Nacional Comunitário de Teatro Joven, de Medellín (COL). Em 2005 e 2006, realizou as intervenções teatrais A Macaca Tá Certa e Ponto de Ônibus em praças, espaços culturais, escolas e hospitais com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais.

Cia. Teatral Aos Quatro Ventos - A Cia Teatral Aos Quatro Ventos foi formada, em 2010, por jovens participantes dos cursos livres de iniciação teatral, ministrados pelo Grupo Pombas Urbanas no Centro Cultural Arte em Construção. Em 2014, estreou o espetáculo infantil A Gata Ingênua, sob a direção de Marcos Kaju, cujo processo de montagem teve início em 2011, com o estudo do texto El Gato Simple, do dramaturgo cubano Fidel Galbán Ramirez. O texto aborda de forma lúdica a importância da leitura e a escrita. Atualmente, seus integrantes, que são também arte-educadores, participam da gestão do Centro Cultural Arte em Construção e da Cooperativa de Artistas que possibilita aos grupos trabalhar e arcar com seu próprio sustento. Em novembro de 2015, a Cia. participou do XX Encuentro Nacional Comunitario de Teatro Joven, em Medellin (COL). Atualmente, dedica-se a uma nova pesquisa teatral e musical com foco na cultura popular nordestina.


Circo Teatro Palombar - O grupo Circo Teatro Palombar nasceu, em 2012, no bairro Cidade Tiradentes, a partir de um processo de formação com crianças e adolescentes, iniciado em 2005, pelo Instituto Pombas Urbanas. Em 2013, os jovens iniciam pesquisa sobre a história do circo que resultou no espetáculo Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto. Contemplado pelo Programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura, fez apresentações em praças, parques, Sesc Itaquera, Virada Cultural e festivais, entre eles a Mostra de Teatro Lino Rojas e Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo. Em 2014, foi contemplado novamente pelo Programa VAI, desta vez com o projeto Rolê dos Saltimbancos, realizando, entre outras ações, o 2° Intercâmbio de Circo Social do Estado de São Paulo, em rede com outros artistas circenses. No ano seguinte faz temporada no Centro Cultural São Paulo, apresenta-se na mostra Palhaçaria e no projeto Circurtas na Praça (pelo Redes e Ruas, da Prefeitura de São Paulo). Atualmente, seus integrantes, que são também arte-educadores, participam da gestão do Centro Cultural Arte em Construção e da Cooperativa de Artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário