quarta-feira, 9 de março de 2016

Na Praça Tem Teatro de Rua: projeto segue até o final de março no Sesc Campo Limpo

Durante o mês de março, o Sesc Campo Limpo apresenta o projeto Na Praça Tem Teatro de Rua, cuja programação contempla a arte teatral de rua em sua variedade de estilos e com temas que tangenciam os problemas sociais.

Os próximos grupos a se apresentar são: Cia. do Miolo e Cia. Paulicea de Teatro com Relampião (dia 11/03, sexta, às 20h); Cia. Estável de Teatro com A Exceção e a Regra (dia 13/03, domingo, às 18h30); Parlapatões com U Fabuliô (de 17 a 20/03, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h); Cia. Núcleo Vermelho com O Que Não Fazer? Investigando a Mercadoria no Incrível Mundo da Democracia (dias 24 e 26/03. Quinta e sábado, às 20h); Cia. Lúdicos de Teatro com A Ciranda do Villa (dias 26 e 27/03, sábado, às 17h, e domingo, às 16h).

No projeto está incluída a oficina O Ator na Rua (até 19 de abril, às terças-feiras, das 19h às 22h), ministrada pela Brava Companhia, cujo foco é o teatro realizado em espaços abertos. Uma intervenção com os Ciclistas Bonequeiros (dia 27/03, domingo, às 15h), que faz a junção de arte, consciência urbana/social e meio ambiente, completa a programação.

Programação - Na Praça Tem Teatro de Rua

Espetáculo: Relampião
Com Cia. do Miolo e Cia. Paulicea de Teatro


Trabalho da Cia. do Miolo em conjunto com a Ciam Paulicea de Teatro que tem a proposta de converter um bando mitológico em trabalhadores informais, que configuram uma comunidade no espaço público. É neste cenário que os direitos básicos constitucionais são reivindicados (casa, saúde, educação, trabalho etc). A consciência crítica é estimulada por meio da cultura popular e suas fontes orais, visuais e musicais. Os grupos, utilizando suas experiências de rua, apostam em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados em sua dramaturgia. Criada em 2003, a Companhia do Miolo propõe uma reflexão acerca da relação do teatro com a cidade, associando seus espetáculos ao cotidiano de diferentes regiões da cidade, sempre com o objetivo de trazer questionamentos ao público encontrado em cada espaço ocupado. Ficha técnica - Dramaturgia: Solange Dias. Direção: Alexandre Kavanji. Direção de atores: Renata Lemes. Elenco: Antonia Mattos, Aysha Nascimento, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Flávio Rodrigues, Francisco Gaspar e Harley Nóbrega.
Livre. Grátis. Duração: 60 minutos.
11/03. Sexta, às 20h

Espetáculo: A Exceção e a Regra
Com Cia. Estável de Teatro


A busca por formas teatrais que representassem as contradições sociais levou a Cia. Estável de Teatro a montar A Exceção e a Regra, a partir do texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht que aborda as relações de exploração entre empregado e patrão. Na história, uma pequena caravana participa de uma corrida em direção à cidade de Urga, a expedição que chegar primeiro ganha como prêmio uma concessão para explorar o petróleo. Durante a viagem são expostas as relações entre explorador e explorados, assim como os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outros. A companhia tem 12 anos de trabalho de pesquisa sobre formas políticas de teatro e de buscas por um trabalho coletivo. O grupo se formou em 1997 e integra, há três anos, o Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR).Ficha técnica - Texto: Bertolt Brecht. Direção: Renata Zhaneta. Elenco: Juliana Liegel, Luiz Calvvo, Miriele Alvarenga, Nei Gomes, Osvaldo Pinheiro, Sérgio Zanck, Paula Cortezia e Zeca Volga. Núcleo de trabalho para dramaturgia: Andressa Ferrarezi, Daniela Giampietro, Nei Gomes e Maurício Hiroshi.
Livre. Grátis. Duração: 60 minutos.
13/03. Domingo, às 18h30

Espetáculo: U Fabuliô
Com Parlapatões


A peça U Fabuliô integra o repertório do grupo Parlapatões, sendo marcadamente montagem de teatro de rua. U Fabuliô é um jeito inventado de abrasileirar fabliaux, que em francês quer dizer fábula. O espetáculo aborda os costumes e as sátiras populares do período medieval, incluindo as relações "peculiares" entre público e igreja católica. "[...] Saímos então das salas escuras e vamos aos espaços abertos, situamos nossa farsa num lugar qualquer do nordeste brasileiro, mas que poderia acontecer em qualquer outro lugar. Falamos olho-no-olho com o nosso público, brincamos com ele na expectativa de que reaprenda a brincar, que possa ser cruel e pornograficamente infantil. Quem sabe assim passemos todos a enxergar de outro ângulo as nossas loucuras diárias”, comenta Hugo Possolo. Ficha técnica - Texto e direção: Hugo Possolo. Elenco: Hugo Possolo, Raul Barretto, Junia Busch, Henrique Stroeter, Fabiana Prado, Claudinei Brandão. Direção musical e trilha composta: Márcio Werneck.
Livre. Classificação: 14 anos. Duração: 60 minutos.
17 a 20/03. Quinta, sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 18h

Espetáculo: O Que Não Fazer? Investigando a Mercadoria no Incrível Mundo da Democracia
Com Cia. Núcleo Vermelho


Construído por meio de um processo criativo e coletivo, o espetáculo O Que Não Fazer?  - Investigando a Mercadoria no Incrível Mundo da Democracia representa a continuidade da pesquisa do grupo, iniciada em 2013, sobre a centralidade do trabalho na sociedade e suas implicações sociais. A narrativa da montagem tem cenas divididas que tratam o tema por diferentes perspectivas, atravessadas por intervenções que localizam o assuntoem questão na história recente do Brasil. Esta é a segunda montagem da Cia Núcleo Vermelho que tem como sede a zona sul de São Paulo. Ficha técnica - Criação: Núcleo Vermelho. Dramaturgia: Ademir de Almeida. Direção: Ademir de Almeida e Mauro Cytrynowicz. Direção musical: Joel Carozzi. Elenco: Carolina Hebling, Ilka Arão, Leila Freire, Letícia Moreira, Mauro Cytrynowicz, Priscila Sanchez, Raíssa Persiani, Thiago Kolbe e Zé Souza. Assistência de direção: Luciana Gabriel. Figurino: Cris Lima.Cenário: Joel Carozzi e Sérgio Carozzi.
Livre. Grátis. Duração: 90 minutos.
24 e 26/03. Quinta e sábado, às 20h

Espetáculo: A Ciranda do Villa
Com Cia. Lúdicos de Teatro


Por meio dos sonhos o pequeno e curioso Tuhu faz uma viagem por todas as regiões do Brasil. Nessa jornada, o menino se depara com figuras do folclore brasileiro, com as culturas regionais e com cantigas populares. Ao enfrentar o desconhecido, ele passa a conhecer alguns meandros da música. O espetáculo recria a mística da vida do genial compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, tendo recebido indicação ao Prêmio CPT 2009 na categoria Trabalho Realizado em Rua. Ficha técnica - Direção geral: Gira de Oliveira. Direção musical: Bakhy. Texto: Evill Rebouças. Livre. Grátis. Duração: 60 minutos.
26 e 27/03. Sábado, às 17h. Domingo, às 16h

Oficina: O Ator na Rua
Com Brava Companhia


Oficina direcionada para pessoas jovens e adultas interessadas pelo teatro construído para espaços abertos. A rua será instrumento para reflexão e prática de um teatro crítico e divertido tendo como eixos de trabalho: o corpo e o som, o jogo e o improviso, a musicalidade, o humor e procedimentos de análise e composição de cenas para a rua.
Com Ademir de Almeida (Brava Companhia). Inscrições na Central de Atendimento.
Livre. Grátis.
Até 19/04. Terças, das 19h às 22h

Intervenção: Ciclistas Bonequeiros


Em três bicicletas equipadas com caixas de madeira – semelhantes às usadas pelos fotógrafos nas décadas de 40 e 50, que envolviam suas máquinas fotográficas com um pano preto e se escondiam sob ele para tirar as fotos – os artistas apresentam pequenos espetáculos com bonecos, cenários e objetos em miniatura. Relacionadas ao tema liberdade de expressão, as histórias são independentes e assistidas separadamente em sessões de três a cinco minutos cada. Ficha técnica - Direção, roteiro, iluminação e trilha: Gustavo Guimarães Gonçalves. Orientação cenográfica: Raquel Pavanelli. Confecção das caixas: Raquel Pavanelli, Gabriela Fiorentino e Lucciano Franco. Voz: Gustavo Guimarães.
Livre. Grátis.
27/03. Domingo, às 15h

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário