terça-feira, 29 de março de 2016

Stanley Kubrick é destaque na programação de cinema do Sesc Campo Limpo

Durante o mês de abril, a programação de cinema do Sesc Campo Limpo homenageia o cineasta americano Stanley Kubrick. A mostra integra o projeto Grandes Diretores que tem o objetivo de contar um pouco da história de grandes criadores da sétima arte por meio de suas principais obras. 

O filmes selecionados pela curadoria foram: O Grande Golpe (5/4), 2001: Uma Odisseia no Espaço (12/4), Laranja Mecânica (19/4) e O Iluminado (26/4). As sessões são sempre às terças-feiras, às 20 horas, com ingressos grátis. A programação do mês ainda traz atrações para a garotada no projeto Baguncine: Hotel Tansilvânia (6/4), Bambi (13/4), O Jardim Secreto (20/4) e Divertida Mente (27/4).

GRANDES DIRETORES - A história do cinema contada pelos seus maiores criadores.

O Grande Golpe
Quando o ex-presidiário Johnny Clay diz que tem um grande plano, todos querem participar. Especialmente quando o plano é roubar dois milhões de dólares do jóquei em um esquema "ninguém vai se machucar". Mas, apesar do planejamento cuidadoso, Clay e seus homens se esqueceram de uma coisa: Sherry Peatty, uma garota ambiciosa e traiçoeira que está planejando um grande golpe só seu, mesmo que para isso ela precise acabar com toda a gangue de Clay. O relato de Kubrick sobre um ambicioso assalto ao jóquei é um dos mais tensos e intrincados noirs de Hollywood. Com a ajuda de uma narrativa radicalmente não linear, um diálogo afiado como navalha do romancista pulp Jim Thompson e um elenco de atores fenomenais, incluindo Sterling Hayden, Coleen Gray, Timothy Carey, Elisha Cook Jr. e Marie Windsor, O Grande Golpe é um thriller desenvolto e um soco a sangue frio no estômago. E com suas precisas cenas de corrida e um gratificante senso de ironia. É Kubrick até a alma.
(The Killing. Dir.: Stanley Kubrick. USA, 1956, 85’)
Não recomendado para menores de 12. Grátis
05/04. Terça, às 20h

2001: Uma Odisseia no Espaço
2001: Uma Odisseia no Espaço é uma história de evolução. Em algum momento no passado distante, alguém ou algo cutucou a evolução colocando um monólito na Terra que parece emitir sinais de outra civilização interferindo em nosso planeta. Quatro milhões de anos depois a evolução permitiu à humanidade alcançar a superfície da lua, onde outro monólito é encontrado. Tem início uma corrida entre computadores e humanos para localizar os criadores dos monólitos. O vencedor dará o próximo passo na evolução, seja ele qual for. Uma contagem regressiva para o futuro, o mapa para o destino da humanidade, uma indagação para o infinito. Fascinante, 2001 mostra o drama entre a máquina e o homem envolto em música e movimento, um trabalho tão influente que Steven Spielberg o comparou com o Big Bang dos produtores de sua geração. Talvez seja o maior trabalho do diretor Stanley Kubrick, que ainda inspira e fascina inúmeras gerações. Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais.
(2001: A Space Odyssey. Dir.: Stanley Kubrick. USA/GBR, 1968, 149’)
Livre. Grátis.
12/04. Terça, às 20h

Laranja Mecânica
Alex DeLarge é um jovem "ultraviolento" em uma Grã-Bretanha futurista que tem sua própria forma de se divertir, sempre à custa da tragédia dos outros. Tal como acontece com toda a sorte, a de Alex um dia acaba e ele é preso e condenado por assassinato e estupro. Na prisão, Alex ouve falar de um programa experimental em que os condenados são programados para detestar a violência. Se ele passar pelo programa, sua pena será reduzida e estará de volta às ruas mais cedo que o esperado. Mas as provações de Alex estão longe de acabar quando ele atinge as ruas da Grã-Bretanha que ele ajudou a criar. Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. A transformação de Alex - de um punk sem moral em um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde - compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro homônimo de Anthony Burgess. As imagens inesquecíveis, a música arrebatadora, e a linguagem fascinante utilizada por Alex e sua gangue, foram moldadas por Kubrick neste conto sobre os caminhos da moralidade. Extremamente controvertido na época de seu lançamento, Laranja Mecânica ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York, e recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme.
(A Clockwork Orange. Dir.: Stanley Kubrick. GBR/USA, 1971, 136’)
Não recomendado para menores de 16. Grátis.
19/04. Terça, às 20h

O Iluminado
Jack Torrance, um escritor comum e ex-professor, concorda em trabalhar como zelador de um elegante e isolado hotel durante o inverno, e leva sua família consigo. Enquanto uma presença maligna influencia o pai ao ódio e à violência, o filho sensitivo tem premonições aterrorizantes e tenta usar um talento especial para informar as pessoas de fora sobre o que está acontecendo no hotel. Jack jamais havia estado naquele lugar antes. Ou será que havia? Pensemos no mais inconcebível terror. Um monstro de outro planeta? Uma epidemia mortífera? Ou, como nesta obra-prima do diretor Stanley Kubrick, o medo de ser assassinado por alguém que sempre o amou e protegeu, um membro da própria família? Do roteiro coadaptado do livro de Stephen King, Kubrick mistura grandes interpretações, cenários ameaçadores, cenas extraídas de um sonho, com sustos constantes em uma jornada de assassinato e loucura. O Iluminado é um marco do cinema.
(The Shining. Dir.: Stanley Kubrick. USA/GBR, 1980, 146’).
Livre. Grátis.
26/04. Terça, às 20h

BAGUNCINE - Filmes infantis para divertir as crianças e toda a família.

Hotel Transilvânia

Em 1895, Drácula cria um resort na Transilvânia, escondido dos humanos, para criar a sua amada filha Mavis em um ambiente seguro. Atualmente o local se tornou o Hotel Transilvânia, onde monstros podem trazer suas famílias para relaxar longe dos humanos. Dracula convida seus amigos - Frankenstein e sua esposa Eunice; Wayne e Wanda, os lobisomens; Griffin, o homem invisível; Murray, a múmia, entre outros - para comemorar o aniversário de 118 anos de Mavis. Quando a festa está prestes a começar, um rapaz de 21 anos chamado Jonathan está andando pela floresta e se depara com o hotel. Drácula vê Jonathan e o disfarça como um monstro para escondê-lo dos convidados. Mas Mavis também vê Jonathan e Dracula obriga-o a se fingir de monstro. Logo Mavis acredita que Jonathan é o "zing" de sua vida, apesar dos conselhos de seu pai sobre os humanos. Do diretor de As Meninas Super Poderosas, O Laboratório de Dexter e Star Wars: Guerras Clônicas. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Animação.
(Hotel Transylvania. Dir.: Genndy Tartakovsky. USA , 2012, 91’)
Livre. Grátis.
06/04. Quarta, às 19h

Bambi
A história animada de Bambi, um pequeno cervo saudado como o “príncipe da floresta” em seu nascimento. Enquanto cresce, Bambi faz amizade com os outros animais, aprende as habilidades necessárias para sobreviver e até encontra o amor. Um dia, porém, caçadores aparecem e Bambi precisa aprender a ser tão corajoso como seu pai para conduzir os outros de sua espécie à segurança. Do mesmo diretor de Branca de Neve e os 7 Anões. Indicado a três Oscar.
(Bambi. Dir.: David Hand. EUA, 1942, 88’)
Livre. Grátis.
13/04. Quarta, às 19h

O Jardim Secreto
Em uma grande casa de campo, três crianças encontram-se sob os cuidados de uma severa governanta. Mary é uma menina órfã e rebelde. Seu primo Colin é um garoto mimado e cheio de manias, e Dickon um menino gentil e atencioso. Juntos eles desafiam as regras da casa e descobrem um jardim abandonado que se transforma em esconderijo particular. Através do carinho desses três amigos, o velho jardim transforma-se em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria.
(The Secret Garden. Dir.: Agnieszka Holland. USA, 1993, 101’)
Livre. Grátis.
20/04. Quarta, às 19h

Divertida Mente
Você já olhou para uma pessoa e imaginou o que se passa na cabeça dela? O universo de emoções é o principal foco dessa animação, que mostra como seriam nossos sentimentos, caso cada um deles tivesse vida própria. De uma forma engraçada, cativante e alto-astral, Divertida Mente mostra como as emoções convivem em nossa cabeça. Do mesmo diretor de Monstros S.A” e Up: Altas Aventuras. Vencedor do Oscar e Globo de Ouro de Melhor Animação.
(Inside Out. Dir.: Pete Docter, Ronnie del Carmen. USA, 2015, 95’)
Livre. Grátis.
27/04. Quarta, às 19h

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo


Nenhum comentário:

Postar um comentário