segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Companhia de Danças de Diadema leva dois espetáculos à Bienal Internacional de Dança do Ceará

A Companhia de Danças de Diadema apresenta-se na V Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par com os espetáculos A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica (dias 23, 26 e 28 de outubro) e Crendices... Quem disse? (dia 29 de outubro).

Com ingressos gratuitos, as apresentações ocorrem, respectivamente, nas cidades de Sobral (Teatro São João), Fortaleza (Centro Cultural Bom Jardim e Cineteatro São Luiz) e Itapipoca (Praça do Hotel). O grupo ainda ministra a oficina Dança Contemporânea em Estudos de Múltiplos Estilos  nos dias 25 e 27 de outubro, também em Fortaleza.

A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica

A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica - que estreou em 2015 - foi concebida e coreografada em dupla por Michael Bugdahn e Denise Namura, tendo direção geral assinada por Ana Bottosso. O enredo retrata a experiência da descoberta do próprio corpo, das mãos e dos pés. É uma história de gestos contada por meio da dança, incluindo algumas cenas com o artifício da luz negra. Bailarinos e público embarcam na fabulosa aventura de uma “mão” que - fascinada por todo tipo de movimento - parte em busca da descoberta do corpo e, pouco a pouco, torna-se uma verdadeira colecionadora de gestos. Segundo os coreógrafos, o espetáculo é uma sinfonia lúdica composta por movimentos, sons e luzes que faz o público mergulhar em um mundo feito poesia, onde situações do cotidiano se transformam em mágica num piscar de olhos, onde gestos simples provocam imagens surpreendentes e sensações inéditas. Michael Bugdahn explica que A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica conta uma história que envolve o nascimento, a descoberta do corpo e da vida. Também fala sobre as diferenças físicas entre as pessoas, que nem sempre são relevantes. “Todos vão compreender que não é preciso ser um super-herói para viver experiências incríveis e enriquecedoras”, comenta.

Ficha técnica - Concepção e coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura. Ideia original, texto e dramaturgia: Michael Bugdahn. Direção geral: Ana Bottosso. Elenco: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Jean Valber, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Desenho de luz, trilha sonora e pesquisa musical: Michael Bugdahn. Vozes em off: Roberto Mainieri e Denise Namura. Concepção de cenário, adereços e figurino: Michael Bugdahn e Denise Namura. Confecção de cenário e adereços: Fábio Marques. Confecção de figurino: Cleide Aniwa. Operação de luz: Silviane Ticher. Sonoplastia e assistência de produção: Renato Alves. Professor de dança clássica: Eduardo Bonnis
Condicionamento físico: Carolini Piovani. Realização: Companhia de Danças de Diadema.

Crendices... Quem Disse?

A Companhia de Danças de Diadema aborda as crendices populares que habitam o dia-a-dia do povo brasileiro, tendo como base temática para a pesquisa gestual e de movimentação, elementos das danças populares brasileiras, transformadas por meio da visão contemporânea. Desde sua ideia de concepção inicial, em junho de 2006, a pesquisa se desenvolveu alimentada pela arte literária de Ariano Suassuna, um intrigante romancista, dramaturgo, poeta e filósofo brasileiro. De alguns trechos do seu romance A Pedra do Reino foram destacadas passagens nas quais a crença em fenômenos do cotidiano são elementos determinantes no destino de um povo. Crenças populares, advindas do passado de cada um de nós e dos textos do autor, foram fontes de inspiração para este trabalho coreográfico, unindo “causos”, tragédias, alegrias e curiosidades. Em um contexto final, Crendices... Quem Disse? aborda a diversidade cultural do brasileiro manifestada por meio de suas crenças. A trilha sonora composta para este espetáculo, foi concebida pelo grupo Pedra Branca, que mescla músicas e instrumentos de raiz, como o didgeridoo, com elementos sonoros mais contemporâneos, como theremin e outros efeitos. 

Ficha técnica - Direção: Ana Bottosso. Concepção coreográfica: Ana Bottosso e elenco. Roteiro: Ton Carbones e Ana Bottosso. Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Direção e produção musical - Luciano Sallun. Trilha sonora: Pedra Branca. Concepção de iluminação: Ari Buccioni. Operação de luz: Silviane Tricher. Concepção e construção cenográfica: Adão Pinheiro. Concepção de figurinos e adereços: Ana Bottosso. Confecção de figurinos: Virgínia Aguiar. Assistente de figurinos: Orlando Dantas. Colares: Tininha. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Assessoria de comunicação e produção: Renato Alves. Colaboração em crenças populares: Gerusa Correia dos Santos. Intérpretes colaboradores: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Jean Valber, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones, Zezinho Alves. Duração 60 min. Classificação: livre.

Serviço / programação

V Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par
Programação completa: http://www.bienaldedanca.com/
Com Companhia de Danças de Diadema
Grátis. Livre. 60 minutos. Site: www.ciadedancas.apbd.org.br

Espetáculo: A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica
23 de outubro (domingo, às 20h)
Teatro São João – Pça. São João, 156. Centro. Sobral/CE. Tel: (88) 3611-2712.
26 de outubro (quarta, às 17h)
Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400. Bom Jardim. Fortaleza/CE. Tel: (85) 3497-5981.
28 de outubro (sexta, às 17h)
Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500. Fortaleza/CE. Tel: (85) 3231-9461.

Espetáculo: Crendices... Quem disse?
29 de outubro (sábado, às 20h)
Praça do Hotel, S/N. Itapioca/CE.

OFICINA: Dança Contemporânea em Estudos de Múltiplos Estilos 
25 e 27 de outubro (terça e quinta, às 14h)
Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza/CE. Tel: (85) 3252-1444.

Um comentário:

  1. Parabéns amados,muito sucesso nessa terra maravilhos.
    Excelente apresentação.
    Bjosssss milllllllll❤️️❤️️❤️️❤️️❤️️❤️️

    ResponderExcluir