terça-feira, 25 de outubro de 2016

Ingrid Bergman é homenageada em mostra no Cineclube Araucária

Entre os dias 27 e 30 de outubro, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão apresenta a Retrospectiva Ingrid Bergman, que reverencia uma das maiores estrelas da sétima arte de todos os tempos.

O curador Cervantes Souto Sobrinho afirma que “escolher quatro filmes para compor uma mostra em homenagem a Ingrid Bergman foi uma das tarefas mais difíceis enfrentadas na elaboração da programação do cineclube para o ano de 2016”.

Os eleitos foram respectivamente: A Visita, de Berhard Wicki; Stromboli, de Roberto Rossellini; Sonata de Outono, de Ingmar Bergman; e Casablanca, de Michael Curtiz. As exibições ocorrem no Espaço Cultural Dr. Além, com entrada franca, de quinta a sábado (às 19h3) e no domingo (às 18h). E ainda tem matinê para a criançada com Princesa Anastácia, de Don Bluth e Gary Goldman, no dia 30 às 15h.

Atriz sueca, Ingrid Bergman é considerada pela crítica especializada como uma das maiores divas da história do cinema. Tida mesmo como a sucessora de Greta Garbo, ela foi premiada com o Oscar somente três vezes; muito pouco pelo talento esbanjado nos mais de 50 filmes em que atuou, trabalhando com os diretores mais emblemáticos da história da sétima arte, como Jean Renoir, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock e Roberto Rossellini, pai de três dos seus quatro filhos. Seu caso de amor com o cineasta italiano enquanto ambos ainda estavam casados ​​provocou a indignação da hipócrita sociedade estadunidense, tendo um senador declarado que ela era "uma poderosa influência para o mal", o que lhe rendeu o “convite” para deixar o país. Tanto melhor para ela e para o mundo.

Realizado com o apoio do ProAC, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão começou em fevereiro e segue até novembro, promovendo um total 20 mostras de cinema. A cada mês, além de mostras temáticas, um país diferente tem a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Brasil, França, Finlândia e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina, China, Continente Africano, França e Turquia. Na programação de 2016 constam ainda palestras, oficinas e seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que estarão na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para dezembro no Espaço Cultural Dr. Além.

Programação – Retrospectiva Ingrid bergman

27/10 (quinta, às 19h30)
A Visita (The Visit)
De Berhard Wicki. EUA. 1964. 100’. 14 Anos.
Sinopse: Karla Zahanassian, uma mulher rica retorna para a aldeia decadente da qual tinha sido expulsa anos antes. Ela havia tido um filho com Serge Miller que negou a paternidade. O objetivo dessa “visita” é realizar um desejo e fazer um acordo com os moradores, em troca de uma grande soma de dinheiro.

28/10 (sexta, às 19h30)
Stromboli (Stromboli, Terra di Dio)
De Roberto Rossellini. Itália. 1951. 107’. Livre.
Sinopse: Após o fim da 2ª Guerra, para deixar o campo de concentração de Farfa, Karen, uma lituana, se casa com Antonio. Porém a vida com Antonio, numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é muito dura e Karen não consegue se acostumar entrando em conflito com o marido e também com a população local.

29/10 (sábado, às 19h30)
Sonata de Outono (Höstsonaten)
De Ingmar Bergman. Suécia. 1978. 92’. 14 Anos.
Sinopse: Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é um artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças.

30/10 (domingo, às 18h)
Casablanca (Casablanca)
De Michael Curtiz. EUA. 1942. 102’. 12 Anos.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava por Casablanca. O exilado americano Rick Blaine refugiou-se na cidade dirigindo a sua principal casa noturna. Quando um casal pede ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado.

30/10 – MATINÊ – (domingo, às 15h)
Princesa Anastácia (Anastasia)
De Don Bluth e Gary Goldman. EUA. 1997. 85’. Livre.
Sinopse: Aparentemente o Czar e toda a sua família morreram durante a Revolução Russa, mas após alguns anos surge um boato de que a Princesa Anastásia teria sobrevivido. Sua avó, que vive em Paris, ofereceu uma alta soma para quem encontrasse sua neta, apareceram várias "Anastasias" sonhando com a recompensa.

Serviço

27 a 30/10 – Retrospectiva Ingrid Bergman
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 18h / matinê às 15h)
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário