quinta-feira, 20 de julho de 2017

Língua de Gato canta histórias e encanta crianças em show grátis no Sesc Bom Retiro

Grupo formado por Ricardo Côrte Real, Ruthe London e Virgínia Rietmann apresenta o espetáculo musical infantil Língua de Gato - Miau por Aí no dia 23 de julho (domingo, às 16h), no Sesc Bom Retiro. Grátis.

Com direção artística de Leonardo Cortez, o show tem ainda participação dos músicos Caito Marcondes (percussão) e Sergio Bello (violão).

Produzir espetáculos para crianças é trabalho de grande responsabilidade, considerando que os pequenos estão cada vez mais exigentes e bem informados. O desafio é ainda maior quando esses fatores estão somados à inocência e ao encanto da pouca idade. Partindo desta premissa, três aristas blueseiros criaram o grupo musical Língua de Gato: Ricardo Côrte Real (ator, cantor, músico e compositor), Ruthe London (cantora, violonista e compositora) e Virgínia Rietmann (cantora e educadora).

De forma lúdica e bem humorada, o trio encarna personagens – Gato de Gravata (Ricardo), Gata Cor de Rosa (Virgínia) e Gata Esperta (Ruthe) – e interage com as crianças. As músicas são intercaladas por esquetes de textos breves e informais que despertam a curiosidade das crianças sobre o enredo das canções.

O Língua de Gato faz música de gente grande para gente pequena. “Nosso trabalho é fazer um show que provoque encantamento, principalmente, nas crianças”, comenta Ruthe, que é também compositora e ao lado de Fran Papaterra (autor convidado) compôs as canções para o grupo.

As músicas são criativas e elaboradas. O Língua de Gato brinca com as letras, com os vocais e com os estilos variados do repertório (reggae, marcha, balada, rock). A marchinha “Tema dos Gatos” apresenta o grupo e diz que os gatos se divertem porque gostam de cantar. A balada “Eu Não Tenho Medo Não” é uma lúdica brincadeira com os medos comuns na infância como bruxa, palhaço e fantasma. “O Sapo” fala de transformação: explica que o sapo era girino quando “criança”. “Lobo Mau” questiona em clima de rock se o lobo é realmente um bicho malvado, e o reggae “Miau por Aí” canta a delicadeza dos felinos: artistas, equilibristas, dorminhocos. Muitas outras canções compõem o repertório do trio.

Ruthe teve a ideia de montar o grupo quando morava em Nova York e ministrava oficinas musicais para crianças. De volta ao Brasil convidou os amigos Ricardo e Virgínia para se juntarem a ela. Apaixonaram-se pelo projeto que ganhou forma em meio a encontros regados a jazz e blues. O nome nasceu da paixão dos três músicos pelos felinos que, segundo eles, encantam pela doçura, leveza e mistério. O visual estilizado do trio, assinado pela figurinista Telumi Hellen, sugere que os gatos cantores estão vestidos de gente. Nada de fantasia de gato no palco.

Ficha técnica - Integrantes: Ricardo Côrte Real (voz e violão), Ruthe London (voz e violão) e Virgínia Rietmann (voz). Direção artística: Leonardo Cortez. Músicos convidados: Caito Marcondes (percussão) e Sergio Bello (violão). Composições: Fran Papaterra e Ruthe London. Figurino: Telumi Hellen. Animação gráfica: Fernando Rietmann. Fotos: Gal Oppido.

Serviço

Show infantil: Língua de Gato – Miau por Aí
23 de julho. Domingo, às 16h
Grátis. Livre. Duração: 75 min
Local: Praça de Convivência

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro/SP. Tel.: (11) 3332-3600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário