quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Porto das Monções, filme de Vicentini Gomez, tem exibição grátis no Cine Olido dia 21 de agosto

O filme Porto das Monções, de Vicentino Gomez, tem exibição gratuita no dia 21 de agosto (segunda, às 18h30), no Cine Olido, integrando o projeto CineClube Show Especial.

Porto das Monções é um docudrama, um documentário com reconstituição de cenas, que conta a trajetória das expedições que singraram o Rio Tietê nos séculos XVII e XVIII.

Quando o ouro foi descoberto em Cuiabá, as expedições comerciais e militares partiam de Araritaguaba, atual Porto Feliz, lugar de onde o Rio Tiete possibilitava navegação. Os batelões – barcos feitos de uma tora única com até 15 metros de comprimento - era o meio de navegação. O ouro era o objeto de desejo e as viagens eram grandes aventuras, duravam o mesmo tempo da rota entre Portugal e a Índia, de cinco a seis meses. A pequena localidade era base das chegadas e partidas das expedições, de pouco conhecimento do público brasileiro.

Monções é o termo empregado para designar o movimento de navegação fluvial para o oeste, realizado pelos paulistas na época.  O trajeto entre Araritaguaba e Cuiabá, diferentemente da navegação marítima, não dependia dos ventos, mas da chuva e da cheia. Empregava remos e necessitava da força física. Milhares de pessoas abarrotaram centenas dessas grandes canoas e, ao longo dos dois séculos, singraram a remo as águas dos rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari e afluentes do Paraguai, venceram cachoeiras, intempéries, animais selvagens e ataques indígenas para alcançar a região das minas de ouro. As monções alargaram as fronteiras do território, plantaram cidades e fomentaram o mercado interno da Colônia.

Porto das Monções faz uma narrativa emocionada deste capítulo da História do Brasil, praticamente ausente das páginas dos livros didáticos e ignorado em tantas outras narrativas da História pátria. O naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, quando conheceu pessoalmente parte da rota fluvial das monções, escreveu, no início do século XIX: “no porto de Araritaguaba tiveram origem essas navegações fluviais que enchem de espanto os europeus acostumados aos seus mesquinhos rios”. Dois destacados historiadores escreveram livros sobre o assunto: Afonso de Escragnolle Taunay e Sérgio Buarque de Holanda.

Vicentini Gomez empreendeu em Porto das Monções uma linguagem dinâmica, fluente e clara, mesclando depoimentos de historiadores, geógrafos e especialistas abordando os desígnios dos administradores coloniais, a forma de organização das expedições, as embarcações, os ideais e as ambições de seus participantes, além das dificuldades da navegação fluvial. O cenário principal é o porto das partidas e chegadas das Monções e o próprio Rio  Tietê com encenações filmadas nos mesmos locais dos acontecimentos da saga das monções.


Ficha técnica

Produção, roteiro e direção: Vicentini Gomez
Computação gráfica e finalização: Hugo Caserta
Trilha sonora: Renato Pires
Duração: 72 minutos. Classificação: Livre. Docudrama.
Elenco: Gésio Amadeu, Claudimir Causin, Enio Gonçalves, Henrique Taubaté Lisboa, Maximiliana Reis, Rosana Diniz, Kátia Campos, Edison Sobral, Gilson Geraldo, João Brusco, Pedro Paulo Vicentini, Toni Gonçalves e mais duas centenas de atores.
Depoimentos:   Jonas Soares de Souza, Hernani Donato, Paulo Micelli, Julio Abe Wakahara, Almirante Max Justus Guedes, Monsenhor Jamil Abib, Valderez da Silva, Mylton Ottoni e Adolfo Frioli.

Serviço

Exibição/filme: Porto das Monções
De Vicentini Gomez
21 de agosto. Segunda, às 18h30
Cine Olido
Avenida São João, 473 - São Paulo/SP. Tel: (11) 3331-8399
Grátis. Livre. Ar condicionado. Acessibilidade. Ingressos 1h antes.
Realização/evento: CineClube Show Especial, Faby Oliveira, Clery Cunha, SPCine, Centro Cultural Olido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário