sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Circuito de Teatro em Português (grátis) termina dia 27 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso

Iniciado em 18 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, a 11ª edição do Circuito de Teatro em Português segue até 27 de agosto. O festival internacional de países lusófonos tem entrada franca e patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

A programação reuniu nove companhias, onze espetáculos, oito oficinas e dois seminários, incluindo o Circuitinho que foi a novidade desta edição, trazendo espetáculos para a garotada.

No último fim de semana, as apresentações são: Nos Tempos de Gungunhana com Klemente Tsamba (de Moçambique), na sexta (às 20h30) e sábado (às 19h30); Pés na Estrada, Circuitinho com o grupo paulistano Dragão7 de Teatro, no sábado (às 16h); e Por Revelar com Isabel Mões (de Portugal), no domingo (20h30).

Após realização na capital, o Circuito segue para sete cidades paulistas e Teresina, no Piauí, sempre com espetáculos e atividades gratuitas. A programação completa do Circuito, incluindo todas as cidades contempladas e inscrições para oficinas e seminários, está disponível no site do evento: www.circuitodeteatroportugues.com.br.

PROGRAMACAO – 25 a 27/8

25 e 26 de agosto. Sexta (às 20h30) e sábado (às 19h30)
Espetáculo: Nos Tempos de Gungunhana
Com: Klemente Tsamba
Origem: Moçambique / Maputo
Ficha técnica: Textos originai: Ungulani Ba ka Khosa. Dramaturgia e interpretação: Klemente Tsamba. Apoio e assistência criativa: Filipa Figueiredo, Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis. Adereços e figurino: Klemente Tsamba. Fotografia: Margareth Leite
Classificação indicativa: 16 anos. Gênero: Drama. Duração: 60 min.
Local: Sala Paschoal Carlos Magno

O texto foi construído a partir do livro Ualalapi, do premiado autor moçambicano Ungulani Ba ka Khosa. Na história, era uma vez um guerreiro da tribo Tsonga, chamado Umbangananamani, que fora em algum tempo casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. Não tiveram filhos, embora tentassem muito. Este é o mote que dá início ao grande karingana ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro. Porém o enredo, rapidamente, se transforma em uma sequência de outros pequenos karinganas que relatam aspectos curiosos ligados à vida na corte do Rei Gungunhana. O texto mostra a crueldade e as mortes que, por vezes, se misturam com o humor em cada karingana contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique.

26 de agosto. Sábado, às 16h - Circuitinho
Espetáculo/infantil: Pés na Estrada
Com: Grupo Dragão7 de Teatro
Origem: Brasil / São Paulo
Ficha técnica: Texto: Criação coletiva Dragão7. Direção: Creuza F. Borges. Atores: Ailton Rosa, Daniel Dhemes e Leticia Bortoletto. Percussão: Daniel Dhemes. Figurino: Marli Bortoletto. Trilha original: Ricardo Herz. Treinamento de teatro de objetos: Ailton Rosa. Preparação corporal: Leticia Bortoletto.Fotos: Vanessa Dutra.
Classificação indicativa: livre. Duração: 50 min.
Local: Sala Paschoal Carlos Magno

Três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu. Por onde passam eles levam alegria e diversão. No meio da viagem param para descansar. A partir daí, acontecem confusões e peripécias, pois cada um tem sua personalidade, seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no final da aventura descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso. Usando objetos inusitados e muitas brincadeiras para promover um jogo interessante e instigar a imaginação do espectador, Pés na Estrada viaja pelo mundo da imaginação.

27 de agosto. Domingo, às 19h30
Espetáculo: Por Revelar
Com: Isabel Mões
Origem: Portugal / Lisboa
Ficha técnica: Texto, concepção e interpretação: Isabel Mões. Apoio dramatúrgico e de produção: Ana Lídia Santos e João Carracedo. Luzes e sonoplastia: Sandro Esperança. Cenário e figurino: Isabel Mões. Fotografia: Mária Lázaro e João Portela.
Classificação indicativa: 12 anos. Gênero: Drama. Duração: 60 min.
Local: Sala Paschoal Carlos Magno

A partir da coleção de fotografias antigas da avó a atriz Isabel Môes constrói o espetáculo Por Revelar. Por esse caminho inicia uma reconstrução do objeto fotográfico, criando uma espécie de memória da fotográfica, um exercício que vai além da descrição, atingindo o que Roland Barthes denomina como “esforço de silêncio”, o ato de fechar os olhos e deixar a imagem falar. Um estado que pode ser um paradoxo com a natureza da própria fotografia, que carrega a contingência desse ato de mostrar, mas que, em última análise, permite juntar a consciência afetiva à imagem. Consciência afetiva, esta, criada a partir da recordação narrada pelo relator principal e da sua descrição mais ou menos efabulada dos acontecimentos, mas que, no percurso, agrega novos sujeitos e novas camadas da memória. Há ainda uma dezena de rolos por revelar, esquecidos numa caixa por mais de 20 anos, que são vistos pela primeira vez pelos retratados. Serão eles indiferentes a estas imagens? São as novas imagens importantes para construir mais memórias?

SERVIÇO

XI Circuito de Teatro em Português
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP. Tel: (11) 5061-1132
Espetáculos: 19 a 27 de agosto de 2017
Classificação indicativa: Consultar a sinopse dos espetáculos
Entrada franca – Ingressos disponíveis 1h antes de cada sessão.
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Produção: Dragão7 Produções Artísticas

Informações e programação: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário