quarta-feira, 22 de abril de 2020

Oficina online de construção de máscaras de proteção une brasileiros e portugueses


No dia 25 de abril (sábado, às 14h), o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, a partir da ação EntreMarias, realiza a II Edição (online) da Oficina de Construção de Máscaras de Proteção, com orientação de Ana Rodrigues e Odile Martins, diretamente de Portugal.

Esta atividade une brasileiros e portugueses - do lado de cá e do lado de lá do Oceano Atlântico - numa ação simultânea para reforçar a necessidade de união e laços, mesmo estando distantes uns dos outros, diante da pandemia do Coronavírus e da quarentena a que fomos submetidos, mundialmente.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, por meio de preenchimento do formulário, até o dia 24/4, às 15h: Preencher Formulário. O encontro dura, aproximadamente 60 minutos e acontece na Plataforma Zoom. Todas as instruções de acesso serão fornecidas após a realização da inscrição. Não há nenhum pré-requisito para participar nem necessidade de nenhum aparato específico.

O Festival das Marias, bem como o EntreMarias, é uma realização conjunta da companhia de dança CADAC e do grupo de teatro Lendias d’Encantar, sediadas em Beja, região do Alentejo, em Portugal. Segundo a diretora do festival, Leopoldina Almeida, a primeira edição correu tão bem, em 18 de abril, com uma adesão tão surpreendente, que logo perceberam a necessidade de repetir esta oficina. “Além de ser útil a cada um de nós, poderá também ser de grande valor para a comunidade em que nos inserimos. Esta segunda edição foi também incentivada pela nossa curadora para música, a produtora cultural brasileira Adriana Belic, portanto compartilhada com os brasileiros”, comenta a diretora.

O EntreMarias é uma ação desenvolvida para ocorrer entre as edições do Festival das Marias, evento cultural internacional e multidisciplinar com foco nas artes no feminino, cuja primeira edição aconteceu em novembro de 2019, em Beja, PT. As próximas edições, previstas para setembro, no Brasil, e novembro, em Portugal, estão agora suspensas devido à pandemia do Coronavírus.

Diante da atual situação mundial com a população em quarentena, impossibilitando qualquer ação presencial, surgiu a ideia de realizar o EntreMarias - Em Casa para capacitar os interessados em costurar máscaras de proteção, seja para uso individual ou para partilhar com a comunidade. Esta ação é uma parceria com o movimento EcoComunidades na Planície com fornecimento de material para as máscaras a serem confeccionadas para doações.

No dia 25 de abril é comemorado o Dia da Liberdade (Revolução dos Cravos), em Portugal. “E em tempos de clausura, vamos ainda mais longe, até outro continente. E cada qual em sua casa, estaremos juntos e unidos, a partir das 14 horas”, convidam Ana Rodrigues (designer e cenógrafa na companhia Lendias d'Encantar) e Odile Martins (membro da EcoComunidades na Planície).

Formulário:



Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.brDescrição: Share Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário