sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Dulce Quental: Poética da resistência


Vagalumes Fugidios
, segundo single de Sob o Signo do Amor, novo álbum da cantora e compositora carioca Dulce Quental, já está no site da artista:
https://dulcequental.com.br/single/47462/vagalumes-fugidios.

Vagalumes Fugidios chega às plataformas digitais no dia 10 de dezembro. E o novo CD de Dulce Quental tem lançamento previsto para março de 2022.

Trafegando entre o erotismo e a política embalada ao som de um tango, do desejo sublimado à citação dos Escritos Corsários do cineasta italiano Pasolini, a canção lampeja acendendo os pensamentos que Dulce pretende iluminar: É possível manter a inocência diante do horror? Imaginar pode ser uma maneira de fazer política?

Vagalumes são pequenas luzes de desejo e resistência, experiências de vida que com suas luzes intermitentes e discretas continuam por aí. Assim como
Dulce Quental e sua música atemporal, situada no improvável das aberturas, nos impossíveis, nos lampejos, apesar de tudo. 

Produzido por Jonas Sá & Pedro Sá. Arranjado por Jonas, Pedro & Dulce Quental. Mixado por Duda Mello. Masterizado por Ricardo Garcia. Capa: Rodrigo Sommer. Foto: Nana Moraes. Produção de arte & visage: Rodrigo Bastos. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Lançamento: Cafezinho Edições & Produções Musicais.

Dulce Quental Voz
Pedro Sá   Baixo & Guitarras
Jonas Sá   MPC, Chocalho, Garrafas, Pandeirolas, Reco-reco, Corda De Violão, Sintetizadores Minimoog & Korg Mono/Poly
Jaques Morelenbaum   Cellos
Mariano González   Bandoneón & Percussão De Bandoneón
Itamar Assiere   Piano

Vagalumes Fugidios | (Dulce Quental)

já que não posso ter você
levei todos os seus livros para a cama
dormi abraçada aos seus poemas
sonhei com musas assaltando sonhos
vagalumes fugidios nas montanhas de Pasolini
ao vislumbrar o fim da nossa humanidade
o fascismo das massas chegando ao poder
o fim da inocência e do amor
dancei pelada toda a noite
no lampejo daquela consciência acesa
antes do túnel que nos levou

estar com você
é como voltar a ser de novo um vagalume
copulando sons e poemas de acasalamento
em mensagens trocadas ao luar
música para traçar linhas de fuga
no lusco-fusco das noites imemoriais

DULCE QUENTAL (perfil)

 

Como se renovar sem se tornar cinza?

Dulce Quental é mãe, cantora e compositora (não nessa ordem). Cronista em busca da poesia esquecida destes dias perdidos, Dulce (sobre) viveu (há) os anos 80, e procura uma forma de se renovar sem se tornar cinza. Ela ouve a voz da chuva, acredita no poder do desejo, e brinca de amar o cinema, a música e a vida. Gravou cinco discotecas: “Avião de Combate” (CBS-1984), “Délica” (EMI-1985), “Voz Azul” (EMI-1988), “Dulce Quental” (EMI-1989) e “Beleza Roubada” (Cafezinho Música / Sony Music - 2004). Formada em comunicação social, colaborou com resenhas de livros para o Caderno Ideias do Jornal do Brasil e artigos para a Revista de Estudos Femininos da UFRJ. Destacou-se principalmente como compositora tendo sido gravada por artistas dos mais variados segmentos. Realizou belas parcerias com Roberto Frejat, George Israel, Paulinho Moska, Ana Carolina, Zélia Duncan, Toni Garrido, Celso Fonseca, Zé Manoel e Paulo Monarco, entre outros. O quinto disco de carreira, "Música e Maresia", saiu em LP, em 2016, e registra gravações realizadas nos anos 90. O LP lançado no mesmo ano virou especial de TV no Canal Brasil. Nele Dulce faz uma  retrospectiva da carreira. Em 2012 reuniu em um livro as “Caleidoscópicas”, mais de 40 crônicas escritas para o site paulista Scream & Yell, que depois virou coluna no iG e seguiu seu caminho pelas ruas da internet. A artista se apresenta pelo país não só como cantora, mas também como palestrante, em seminários, jornadas literárias e congressos, quando narra a sua experiência como compositora, autora e pesquisadora das palavras. Participou da V Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, do I Congresso Nacional de Literatura e Gênero, e do Seminário de encerramento do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. Trabalha também como profissional de música independente assessorando artistas e prestando serviços para o mercado de música independente.

Informações à imprensa
VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181
E-mail: - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário