quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Cia. Palhadiaço abre inscrições grátis para Oficina de Máscaras Utilitárias

Foto de Priscilla Mello (Lado Sujo da Frequência)

A Cia Palhadiaço – grupo de teatro e palhaçaria periférica, atuante na zona leste de São Paulo – realiza a Oficina de Máscaras Utilitárias, no dia 27 de agosto de 2022, sábado, das 10h às 17h, na Rua Redução de Guarambaré, 39, no Parque São Rafael (sede Grupo Rosas Periféricas).

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível no perfil da trupe no Instagram - @ciapalhadiaco, até o dia 22 de agosto. A lista de selecionados/as será divulgada no dia 23/8, pelas redes sociais.

Ministrada pelos atores palhaços Kauan Scaldelai e Matheus Barreto, a oficina aborda a linguagem das máscaras utilitárias por meio de introdução à pesquisa dramática e customização de máscaras. Durante o encontro, a Cia Palhadiaço compartilha o seu processo de trabalho sobre ressignificação de objetos de uso cotidiano, transformando-os em máscaras para construções dramáticas. Kauan e Matheus convidam o público para construir e experimentar essas máscaras por meio de jogos, improvisações e criação de pequenas cenas.

A oficina é destinada às pessoas maiores de 16 anos, interessades em pesquisa cênica com uso das máscaras, estudantes das artes dramáticas e curioses em geral. Esta atividade integra projeto contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - Edital 10/2020, que viabilizou a produção de O C.O.R.R.E., espetáculo recente da Cia. Palhadiaço.

Oficina: Máscaras Utilitárias
Com: Cia Palhadiaço
Ministrantes: Kauan Scaldelai e Matheus Barreto
Inscrições até 22 de agosto | Grátis: pelo Instagram - @ciapalhadiaço.
Data/realização da oficina: 27 de agosto de 2022
Horário: 10h às 17h (com pausa para almoço - não incluso)
Local: Sede Grupo Rosas Periféricas
Rua Redução de Guarambaré, 39 - Parque São Rafael. SP/SP
Público alvo: maiores de 16 anos. 10 vagas. 

A Cia. Palhadiaço

A Cia Palhadiaço iniciou, em 2013, sua pesquisa sobre fazer teatro a partir de estudos na arte do ator e da atriz. Em 2014, apresentou seu primeiro trabalho no Festival de Cenas Curtas, intitulado “O Retrato Oval”, de Edgar Allan Poe. No mesmo ano, produziu “Que Isso Fique Entre Nós”, texto autoral, e no segundo semestre começou o estudo de palhaçe. O “Espetáculo Espetacular” estreou em 2014, com apresentações na Praça da Matriz, em Iracemápolis/SP, e na Biblioteca Municipal de Limeira/SP. Em 2015, o espetáculo participou do Sarau Pé de Cana, em Iracemápolis, do Sarau MERAKI, em Cosmópolis/SP e circulou pelo espaço CEAC (Centro de Educação de Arte e Cultura) em Iracemápolis, Piracicaba e Limeira. Em 2016, dois integrantes foram selecionados para o Programa de Formação de Palhace para Jovens do Doutores da Alegria. Em 2017 ocorreu a reestreia de “Espetáculo Espetacular” no Sarau do Povo, em São Miguel Paulista, com novos integrantes e novos números. No mesmo ano, a companhia realizou seu primeiro “Cabaré Palhadiaço”, no Parque São Rafael (ZL), na sede do Grupo Rosas Periféricas, e iniciou o projeto “Banda Palhadiaço”, cujo repertório traz músicas circenses, ritmos brasileiros e composições próprias. Em 2018, a Cia. estreou “Presepadas”, espetáculo voltado ao público infantil que conta com habilidades circenses e, em 2019, o espetáculo “Podia ser Pior”, que investigava a palhaçaria periférica.

Em 2019 a Palhadiaço foi contemplada pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI 1 com o projeto Palhaço Marginal - A Lógica do Ilógico, que resultou no espetáculo “Depósito”, um estudo sobre palhaçe que está na borda e que não se adequa a um padrão. Após realizar pesquisas com moradories dos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista, a trupe trouxe a questão: qual o lugar des artistas na sociedade? A obra foi apresentada na Praça do Forró e Ocupação dos Coroinhas, sendo logo adaptada para o formato virtual devido à pandemia do coronavírus, seguindo a circulação pela ZL (Casa de Cultura Itaim Paulista e Casa de Cultura São Rafael), incluindo duas oficinas online e bate-papos sobre produção, dramaturgia e música. Em 2020, o coletivo foi contemplado novamente pelo VAI 1 com o projeto Palhaço Marginal - Pandemia Artística. Ainda sob restrições da pandemia, o espetáculo ocorreu de forma online em espaços da zona leste - São Mateus, Tiradentes, Guaianazes, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Em 2021, a pesquisa do audiovisual se tornou presente tanto pelo momento vivido quanto como alternativa para continuar trabalhando em tempos pandêmicos. Atualmente, a Cia apresenta o espetáculo “O C.O.R.R.E”. (projeto Repi - A Entrega do Riso), contemplado pelo Edital ProAC 10/2020, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

Assessoria de imprensa:  VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário