quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quinteto Violado Canta Adoniran & Jackson do Pandeiro

O Projeto Adoniran do Memorial da América Latina recebe, dia 11 de agosto, quinta-feira, o pernambucano Quinteto Violado, às 21 horas. O grupo apresenta show de seu mais recente CD, no qual faz releituras de canções de dois mestres da música brasileira: o paulistano Adoniran Barbosa, compositor que também inspirou este projeto do Memorial, e o paraibano Jackson do Pandeiro.

No disco Quinteto Violado Canta Adoniran & Jackson Pandeiro o grupo imprime sua identidade sonora em arranjos que fazem a ponte entre a urbe de Adoniran (“Trem Das Onze”, “As Mariposas”, “Prova de Carinho”) e o sertão nordestino do Jackson (“O Canto da Ema”, “Ele Disse”, “O Cabo Tenório). Embora extremados em suas origens, ambos os cancioneiros revelam, na qualidade poética, carregada de humor trágico, um passeio pelo imaginário de personagens pitorescos que povoavam seus cotidianos. Com este álbum o grupo foi contemplado com o Prêmio da Música Brasileira 2011, na categoria Melhor Grupo Regional.

Ainda da lavra de Adoniran, aparece no repertório “Prova de Carinho”, que virou um samba de roda, com solos de viola que evocam a música cabo-verdiana, explorada pelo grupo em um disco de 1989. Dentre os standards do ‘Poeta do Bixiga’, que faria 100 anos em 2010, “Trem das Onze” surge vestida com um arranjo explicitamente nordestino, reprocessado a partir de suas raízes no samba paulista.

Jackson do Pandeiro, por outro lado, é figura assídua no repertório do Quinteto desde as primeiras gravações do grupo nos anos 70. Dentre as canções lançadas por Jackson do Pandeiro, o Quinteto mostra disposição para oxigenar músicas exaustivamente interpretadas – como “O Canto da Ema”, que aparece em uma versão com dois violões e cantada com extrema suavidade por Dudu Alves. Faixas menos conhecidas também foram incluídas.

Projeto Adoniran: Quinteto Violado
Integrantes: Roberto Medeiros (percussão e voz), Marcelo Melo (violão, viola e voz), Ciano (flauta), Dudu Alves (teclados e voz), Sandro Lins (contrabaixo) e Raminho (percussão).
Dia 11 de agosto – quinta-feira – às 21 horas
Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 15,00  - Bilheteria: 14h às 19h (dia anterior) e após 14h (dia do show).
Realização: Fundação Memorial da América Latina - http://www.memorial.sp.gov.br/
Produção: PG Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário