quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Inscrições abertas para o CATARSE 2012 – ZONA DE OXIGÊNIO

Comemoração de 10 anos de Catarse

foto de Mônica Bento

Mais uma edição do Festival Catarse será realizada em 2012, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de fevereiro às 21h e dia 26, às 19h. A produção convida artistas de todas as áreas para que se inscrevam até meia-noite do dia 25 de janeiro de 2012, conforme orientações abaixo, pleiteando uma das 30 vagas disponíveis para as três noites de Festival.

Catarse é um festival de artes que promove o diálogo entre várias manifestações artísticas (música, dança, teatro, circo, fotografia e artes plásticas), reunindo artistas com carreiras consistentes.

O projeto nasceu de modo informal, quando em junho de 2001, o compositor Luiz Gayotto reuniu um grupo de músicos e compositores para se apresentarem no Teatro Crowne Plaza, cada um com seu trabalho individual. Nas edições seguintes (2003, 2004, 2006, 2007 e 2009), realizadas na choperia do SESC Pompeia, o festival adquiriu contornos de um movimento artístico, já que atores, bailarinos, poetas, artistas plásticos e circenses se agregaram ao projeto, criando um espaço para mostrar o que se faz hoje em São Paulo nas mais variadas tendências e estilos artísticos.

A diversidade cultural dá o tom do festival não somente no conceito de reunir artistas de estilos diversos, mas também no objetivo de reunir públicos de diversos segmentos e tribos, numa catarse coletiva. A dinâmica do festival é muito interessante: são dez atrações por noite que se alternam sem intervalos, com apresentações de no máximo treze minutos cada, em dois palcos distintos, um em frente ao outro, ou mesmo no meio da plateia. Entre as apresentações musicais – que são maioria, inserções de dança, circo, teatro ou poesia, acabam gerando uma inquietação no público, um curioso estranhamento que faz do evento uma realização única, uma celebração de fato. Enquanto acontecem as apresentações, atividades paralelas estão acontecendo: artistas plásticos pintam em uma tela ao lado de um dos palcos, uma obra inspirada no que está sendo apresentado; um telão gigante mostra imagens criadas especialmente para o projeto por um VJ e ainda, como um registro histórico do Festival, uma exposição de fotos das edições passadas é montada para apreciação do público. Neste ano, para comemorar os 10 anos desde a primeira edição, DJs serão convidados a continuar a festa após as apresentações, nas noites de sexta (24/02) e sábado (25/02).

Todo o evento é registrado em foto e em vídeo. O que é fotografado fará parte das exposições fotográficas das edições seguintes. Já o material gravado em vídeo (de todas as edições) resultará num documentário sobre a produção artística de São Paulo nos anos 2000, a ser realizado após a décima edição, prevista para 2015. Nesses 10 anos, 155 atrações se apresentaram no Catarse em suas seis edições anteriores, com mais de 600 artistas entre músicos, atores, bailarinos,DJs, poetas, VJs, etc...

Não há competição nem prêmios no Festival. É um espaço para que os artistas mostrem o que estão produzindo e interajam com outros artistas, contando com uma estrutura de ótima qualidade. Com dez “atrações” por noite (ao todo 30 “atrações”), são esperados cerca de 150 participantes/artistas nas três noites. Para que todos possam ter seus gastos bancados pelo Festival, uma ajuda de custo é calculada para que todos recebam o mesmo valor, que é pago a cada “atração”, que então repassa aos seus participantes.

A escolha das atrações leva em conta critérios que visem uma programação eclética, contemporânea, inusitada e de qualidade, que propicie a cada noite o dinamismo característico do Festival.

PARA PARTICIPAR DO CATARSE 2012:
Envio de material para curadoria, catarse2012@gmail.com, contendo:
Nome do grupo/artista
Responsável/produtor
Telefone e e-mail para contato

Enviar ainda:
- Um link com mínimo 3 músicas e/ou vídeos que expressem o trabalho do grupo.
- Release resumido sobre o artista/banda/grupo e do que será apresentado.
- Foto digital com boa resolução (300 dpi).
- Formação de banda/grupo e rider com todos os instrumentos e/ou necessidades técnicas relacionados e nome dos músicos/componentes que se apresentarão. Qualquer detalhe deve ser mencionado.
- Informar a melhor data para sua apresentação (sexta 24/02, sábado 25/02 ou domingo 26/02).

O EMAIL DEVERÁ SER ENVIADO ATÉ MEIA-NOITE DO DIA 25 DE JANEIRO/2012
2012.
Sobre a ajuda de custo/diária: Devido ao grande número de artistas participantes (são esperados cerca de 150 nos 3 dias), o Festival Catarse não paga cachês, mas divide uma verba entre todos os participantes, que chamamos de ajuda de custo ou diária. Nesta edição, essa ajuda de custo/ diária será de R$ 70,00 a cada músico/artista que se apresentar, pra pagar seus gastos mínimos para participar do evento. Isto será pago em dinheiro no dia da apresentação a um representante do artista/banda/grupo, que repassará a cada integrante, este valor. Por exemplo, se o artista X vai acompanhado por 4 músicos , ele receberá 350,00 (ele + 4) e repassará 70,00 a cada um. Se um grupo for com 10 integrantes, receberá então 700,00, e assim por diante. Cada músico/artista receberá uma ajuda de custo por dia em que participar independente de quantas vezes subir ao palco. Por ex , se o músico "Zé" toca em 3 bandas que se apresentam no mesmo dia ele receberá apenas 70,00, mas se ele toca em duas bandas, uma na sexta e outra no sábado, ele receberá 140,00 (70,00 por dia). Além da inscrição através deste edital , os artistas que participarão do Catarse 2012 poderão ser convidados diretamente pela curadoria do evento, para que os critérios de diversidade artística do Projeto sejam alcançados a contento. A inscrição ou participação no Festival já implica a compreensão e aceitação das condições aqui descritas. São Paulo, 11 de janeiro de 2012.

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2011, Cooperativa de Música e Casa das Caldeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário