quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Santa Luzia começa o ano com o sabor do Bolo Rei

O Bolo Rei é um doce típico do Dia de Reis, data religiosa comemorada amanhã, 6 de janeiro, que simboliza o final das festas natalinas e de Ano Novo. A Casa Santa Luzia preparou uma tradicional receita de Bolo Rei que está disponível em sua Confeitaria até o dia 7 de janeiro.

Este bolo tem o formato de uma coroa. A decoração com frutas cristalizadas (laranja, cidra e figo), cereja glaceada, pinholis e amêndoas deixa-o colorido e apetitoso. Sua massa leva vinho do porto e recheio com frutas secas. Cada bolo - como manda a tradição – traz em seu interior uma fava (quem a encontra oferece o bolo no próximo ano) e uma medalhinha (que sinaliza prosperidade para o premiado).

O consumidor que desejar antecipar sua encomenda poderá fazê-la desde já, garantindo assim que, em janeiro, não faltará o Bolo Rei em sua mesa. Preço: R$ 55,00 kg.

A tradição do Bolo Rei

O Bolo Rei é um doce típico da época natalina com a sua forma de coroa, suas frutas cristalizadas, os frutos secos, a fava e o brinde. Carregado de simbologia, diz-se que ele representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. A côdea (parte exterior) simboliza o ouro; as frutas secas e cristalizadas representam a mirra e o aroma, o incenso. A explicação para a existência da fava no interior do bolo está ligada a uma lenda. Quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém disputaram o direito de entregar os presentes ao Menino Jesus. Como não houve acordo, um padeiro propôs fazer um bolo com uma fava no interior da massa e quem tivesse a sorte de encontrar a fava em sua fatia, entregaria os presentes. Não se sabe qual foi contemplado, Baltasar, Belchior ou Gaspar. A receita do Bolo Rei correu mundo pela fama de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia com a fava. Contudo, dita a tradição que quem recebe a fatia com a fava oferece o Bolo Rei no ano seguinte. A influência da igreja na Idade Média determinou a criação do Dia de Reis. A Festa de Reis era celebrada na corte dos reis de França e o Bolo Rei teria surgido no tempo de Luís XIV para as festas de Ano Novo e Dia de Reis.

CASA SANTA LUZIA – 84 anos!
Al. Lorena, 1471 – SP - (11) 3897-5000 – www.santaluzia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário