quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cia Aos Quatro Ventos apresenta “A Gata Ingênua” em sessões gratuitas

A Cia Teatral Aos Quatro Ventos apresenta o espetáculo infantil “A Gata Ingênua” no dia 25 de abril e nos dias 9, 23 e 30 de maio (sábados, às 14 horas) no Museu da Língua Portuguesa. Já no dia 9 de junho (terça-feira, às 9h30), o espetáculo acontece na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Todas as apresentações têm entrada franca.

Com linguagem lúdica e envolvente, a peça conta a história de uma gata muito preguiçosa, conduzindo o público por uma trama divertida e de cunho educacional. A encenação busca refletir sobre a importância da escrita e da leitura. Inspirada no texto “El Gato Simple”, do diretor cubano Fidel Galvan Ramirez, a montagem tem direção de Marcos Kaju, integrante do tradicional grupo de teatro Pombas Urbanas. “A Gata Ingênua” estreou em 2014, sendo o primeiro espetáculo da companhia.

A circulação – que visa contribuir com a democratização do acesso a produção cultural - integra a mostra do projeto Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, elaborado pelo Instituto Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes. Esta iniciativa foi viabilizada com patrocínio da empresa Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Sinopse: Em uma fazenda do interior, vive um casal de velhinhos que tem como animal de estimação uma gata pra lá de preguiçosa. Mas um casal de ratos surge na casa e passa a devorar os alimentos da dispensa. Diante do terrível problema, os velhinhos ordenam que a gata capture os invasores; caso contrário, ela irá morar na rua. A gata, assustada com a situação, vê-se obrigada e caçar os roedores, mas como sempre foi preguiçosa e ingênua, nunca aprendeu a ler e escrever, portanto nem sabe o que é um rato. A partir daí, a gata ingênua se mete em grandes confusões tentando caçar os “astutos” roedores.

Cia Teatral Aos Quatro Ventos: A Cia Teatral Aos Quatro Ventos foi formada, em 2010, por jovens participantes dos cursos livres de iniciação teatral, ministrados pelo Grupo Pombas Urbanas no Centro Cultural Arte em Construção. Em 2014, estreou seu espetáculo, intitulado “A Gata Ingênua”, sob a direção de Marcos Kaju, cujo processo de montagem teve início em 2011, com o estudo do texto “El Gato Simple“ do dramaturgo cubano Fidel Galbán Ramirez. Além de atores, os jovens que compõem o grupo teatral são também artistas-educadores do Centro Cultural Arte em Construção e multiplicam sua experiência com crianças e jovens.

Espetáculo infantil: “A Gata Ingênua”
Texto e concepção: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos
Direção: Marcos Kaju
Elenco: Emily Meirelles (Avó, Galinha e Rã), Luana Gonçalves (Gata Ingênua), Mattheus Adepoju (Cachorro e Avô) e Daniel Oliveira (Rato) e Taina Lua (Rata).
Cenografia: Alexandre Souza
Cenário: Anderson Hope
Figurino: Ariana Viana
Direção musical: Juca Grajaú
Compositor: Samuka
Técnico de som:  Iris Guimarães
Produção e realização: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos
Classificação: livre. Duração: 50 minutos

Dias 25 de abril e 9, 23 e 30 de maio
Sábados, às 14 horas
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, S/N – Centro/SP
Ingressos: Grátis. Tel: (11) 3322-0080

Dia 9 de junho – terça-feira, às 9h30
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485. Vila Buarque/SP
Ingressos: Grátis. Tel: (11) 3256-4122

Nenhum comentário:

Postar um comentário