quinta-feira, 30 de abril de 2015

Maio tem apresentações grátis com o Circo Teatro Palombar no Centro Cultural SP

O grupo Circo Teatro Palombar apresenta, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de maio (sábados, às 16 horas), o espetáculo Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto na Área de Convivência do Centro Cultural São Paulo.

O enredo narra a saga de Dimbo, um vendedor de pipocas que sonhava ser artista de circo. Um belo dia ele se depara com uma trupe circense que o convida para acompanhá-los. A partir daí, Dimbo mergulha no universo da lona e do picadeiro e, por meio de uma narrativa divertida e envolvente, conta um pouco da história desta fantástica arte milenar.

A encenação permeia várias fases do circo, desde seus primórdios, passando pelo circo moderno, pela chegada dele ao Brasil até o circo contemporâneo. As cenas de Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto mesclam técnicas de teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo e números aéreos, entre outras, para contar as aventuras dessa trupe.

As apresentações integram a mostra artística do projeto Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, elaborado pelo Instituto Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes. A mostra visa contribuir para a democratização do acesso à produção cultural, uma iniciativa viabilizada pelo patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Circo Teatro Palombar

O grupo Circo Teatro Palombar nasceu, em 2012, no bairro Cidade Tiradentes, a partir de um processo de formação iniciado com crianças e adolescentes, em 2005, pelo Instituto Pombas Urbanas. Em 2013, estes jovens passam a pesquisar períodos da história do circo, resultando no projeto e espetáculo Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto que, contemplado pelo Programa VAI-Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura. Com esse projeto o grupo realizou apresentações em praças, parques e festivais, entre eles a 8°Mostra de Teatro Lino Rojas, o 5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo e a Virada Cultural. Em 2014, é contemplado novamente pelo Programa VAI, desta vez com o projeto Rolê dos Saltimbancos, realizando entre outras ações, o 2° Intercâmbio de Circo Social do Estado de São Paulo, em rede com outros artistas circenses.

Ficha técnica

Espetáculo: Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
Direção: Adriano Mauriz
Assistente de direção: Ricardo Big
Cenário e figurino: Circo Teatro Palombar
Produção geral: Circo Teatro Palombar 
Trilha sonora: Circo Teatro Palombar, Adriano Mauriz, Juliana Flory e Cinthia Arruda

Elenco

Eder Farina: Músico
Esmael Ferreira: Odalisca, Japira, Nega Maluca, Caveira e Trapezista
Guilherme Torres: Bandinha, Razullo, Cavalo, Índio, Folião e Monociclista
Henrique Nobre: Bandinha, Arlechino, Domador e Tô Loco
Jaqueline Lobato: Musicista
Larissa Evelyn: Partine, Franchesquina, Índia, Folião, Caveira e Trapezista
Leonardo Galdino: Alfasim, Scaracco, Malabarista, Hotxauá, Folião e Monociclista
Marcelo Nobre: Bandinha, Gladiador, Leão, Cavalo e Toninho
Paulo Wesley: Dyimbo e Caubói
Rafael Garcia: Apresentador, Malabarista, Português e Palhaço Popular

Serviço

Dias 2, 9, 16, 23 e 30 de maio
Sábados, às 16 horas
Centro Cultural São Paulo – Área de Convivência
Rua Vergueiro, 1000. Paraíso/SP. Tel: (11) 3397-4002
Grátis. Duração: 60 min. Classificação: livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário