sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fred Martins grava DVD no Teatro da UFF em Niterói

Participação especial de Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Renato Braz e Livia Nestrovski & Fred Ferreira.

O cantor e compositor Fred Martins grava seu segundo DVD (A Música É Meu País) em shows nos dias 16, 17 e 18 de outubro (sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 10h) no Teatro da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, palco onde estreou como músico.  No dia 17, o espetáculo tem participação de Ney Matogrosso e Zélia Duncan, além de Renato Braz e do duo Livia Nestrovski & Fred Ferreira que são convidados nas três apresentações.

No palco, Fred (voz e violão) apresenta-se acompanhado por Marcelo Martins (saxofone), Alex Rocha (contrabaixo), Victor Bertrami (bateria), Jessé Sadoc (trompete), Janaína Salles (cello) e Fernando Caneca (guitarra). O repertório traz composições que marcaram sua trajetória, músicas inéditas e outras que foram gravadas em seu recente CD, Para Além do Muro do Meu Quintal. Destaque para “Guanabara”, “Terras do Sem Fim” (parceria com Roberto Bozzetti, a partir de poema Cobra Norato de Raul Bopp), “Novamente” (de Fred e Alexandre Lemos), “Flores”, “Tempo Afora” e “Depressa a Vida Passa” (estas de Fred Martins e Marcelo Diniz), entre outras.

Artista de destaque em sua geração, o fluminense Fred Martins é autor de um repertório variado e muito relacionado com o ‘artesanato’ da canção brasileira contemporânea. Suas composições dialogam com o samba, a bossa nova e o nordeste modal, pinçando também elementos do rock e de blues. Seu talento foi reconhecido no último Prêmio Visa de Música Brasileira, quando recebeu o prêmio máximo do júri, por unanimidade, e também venceu pelo voto popular. Em decorrência do prêmio gravou o especial de TV Tempo Afora (Canal Brasil), posteriormente lançado em DVD. Suas composições já foram gravadas por Ney Matogrosso, Renato Braz, Zélia Duncan, Maria Rita, Regina Machado e outros. Seu primeiro CD, Janelas, foi lançado em 2001, seguido por Raro e Comum (2005), Tempo Afora (2008) e Guanabara (2009). Em 2011, gravou também Acrobata em duo com Ugia Pedreira, na Galícia. Fred Martins participou de vários festivais internacionais como Lula World Festival (Canadá), Músicas Portuárias (Espanha), Cantos na Maré (Espanha), Jawhara Festival (Marrocos) e Músicas do Mundo (Portugal). Vivendo na Espanha (região da Galícia, há cinco anos), participou como compositor e intérprete no espetáculo Utopia (inspirado na obra de Oscar Niemeyer), da Companhia de Flamenco de María Pagés.

Atualmente, Fred trabalha no lançamento do CD Para Além do Muro do Meu Quintal (selo Sete Sóis), seu primeiro disco solo gravado na Europa (Lisboa, Portugal), no qual participam músicos do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Angola e Cabo Verde. O trabalho – que tem produção musical do pianista e arranjador açoriano Paulo Borges e participação especial da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira e do paulistano Renato Braz - traz algumas das canções marcantes de sua carreira, inclusive aquelas que ficaram também conhecidas nas vozes de outros intérpretes. O artista explica que o novo CD registra a impressão que teve da Europa, dialogando com essas outras culturas, e traz sonoridades experimentadas em duas décadas de carreira. “Reconhecer Brasil na Península Ibérica, nossos colonizadores, com sua música popular forte e poética, foi inspirador e ampliou as fronteiras da arte”. Tendo como fio condutor a voz e o violão de Fred, as canções têm tratamento camerístico, predominantemente acústico ou eletroacústico (com filtragem sonora, teclados vintage e piano minimalista de Paulo Borges). Também tocam nesse disco os músicos Sergio Menem (violoncelo), Márcio Bahia, Alexandre Frazão e João Ferreira (percussão), Bony Godoy (baixo), Marcelo Martins (flautas) e Pedro Pascual (acordeão diatônico).

Sete Sóis: http://www.setesois.com.br / Distribuição: www.tratore.com.br

Serviço / show

Show: Fred Martins
Participação especial: Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Renato Braz e Livia Nestrovski & Fred Ferreira
Dias 16, 17 e 18 de outubro
Sexta e sábado (às 21h) e domingo (às 19h)
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9. Icaraí. Niterói/RJ. Tel: (21) 3674-7512
Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00). Duração: 90 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário