quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Programação musical de outubro no Sesc Campo Limpo

Shows

Daniel Oliva - Álbum Solar
Solar é o primeiro trabalho autoral do guitarrista, violonista, arranjador e compositor Daniel Oliva. O disco aproxima duas linguagens que desde a infância fizeram parte do universo sonoro do músico paulistano: as canções e a música instrumental. Outra marca do disco é o viés narrativo que singulariza as suas composições e que se faz presente nas melodias, formas, improvisos e arranjos. O espetáculo tem participação especial da cantora Luciana Alves.
Livre. Grátis. Duração: 60 min. Foto de Gal Oppido.
02/10. Sexta, às 19h30

Zé Brown - Rap Embolada
Acompanhado por sua banda, Zé Brown apresenta seu trabalho que mistura rap e côco de embolada com um caldeirão de influências que vai da música nordestina de raiz à black music, ao rock e à MPB, sempre com forte pulsação rítmica. Unindo a tradição e modernidade ele faz o encontro musical da periferia com o agreste. No repertório: “Caco de Vidro”, “Mourão Voltado”, “Nunca Subestime”, “Mais Um Mandamento”, “Desafio de Coco”, “Perito em Rima”, “Caneta, Papel e Raciocínio”, “Coqueiro da Bahia”, “Chegou a Hora”, “Coco do Trava Língua”, “Quero Ver” e “Eu Valorizo”. Foto de Sérgio Gomes.
Livre. Grátis. Duração: 60 min.
03/10. Sábado, às 20h30

Trio Xamego
A música do grupo fala ao coração, une o tradicional ao contemporâneo, fala de amor tornando latente o sentimento a cada batida da zabumba. Na sanfona, o choro nordestino, enquanto o triângulo marca o brasileiro, o novo. Mescla experiência e juventude, o compasso cadenciado com o sentimento na ação. São 30 anos de história. Desde 1982, Dió de Araújo (fundador do trio, zabumba e voz), unido a Zequinha (triângulo) e Joãozinho (sanfona), deram início à trajetória que dava voz à cultura nordestina. A formação atual - Dió, Demétrios e Felipe de Araújo - dá ao Trio Xamego uma conotação especial, onde pai e filhos exprimem o melhor da cultura nordestina e tradicional somado ao multirregional e contemporâneo. Dió nasceu em Escada, PE, mas desde menino ganhou o mundo com sua música. Após passear por outros ritmos se encontrou no autentico Forró. Tocou com grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil e Maria Betânia. É conhecido como a zabumba mais sentida do Brasil.
Livre. Grátis. Duração: 60 min.
04/10. Domingo, às 18h

Erik Salles Quarteto projeto Sons na Kombi
O Erik Salles Quarteto apresenta uma viagem musical pelas ‘sinuosas rodovias mineiras’. Entre as montanhas, serras e a bela geografia, a musicalidade de Minas é presente no Projeto Estrada Real, novo trabalho do contrabaixista mineiro. Gravado ao vivo, em outubro de 2014, na cidade de Bragança Paulista, o CD Projeto Estrada Real é um tributo às composições do Clube da Esquina, como as clássicas “Viola Violar”, “Fazenda”, “Vento de Maio”, “Balada para Zaniwul” e “Song for Bilbao” em interpretações e releituras guiadas pelas sonoridades influentes do jazz e da música contemporânea. Sem perder a nostalgia e a essência da linguagem musical mineira, Erik Salles traz um jazz que dialoga com todos os gostos.
Livre. Grátis.
10/10. Sábado, às 19h

Mr. Josh & Grooves – projeto Sons na Kombi
A banda Mr. Josh & Grooves é formada por um grupo de amigos músicos que expressa toda sua sonoridade e bagagem musical através de um som dançante. Juntos há cerca de seis anos, eles têm em comum as influências da soul music, R&B, blues, música latina e outros ritmos. Sempre mantendo a identidade soul, o som do Mr. Josh & Groovemakers é temperado com as principais influências de James Brown, Tower of power, Stevie Wonder, Tim Maia, Maceo Parker e Ray Charles.
Livre. Grátis.
11/10. Domingo, às 19h

Fábio Porte Trio em Viola de Porte
O espetáculo Viola de Porte homenageia os quatro cantos do nosso país, mostrando um pouco da história e da cultura de cada região, por meio da viola caipira, que teve grande influencia européia. O músico Fabio Porte se dedicou a pesquisas sobre os ritmos rasqueado, chamamé, polka paraguaia, pagode caipira, valsa, baião, xote e outros. Além do trabalho autoral, o show relembra alguns clássicos como “Caboclo na Cidade” (Dino Franco), “Merceditas” (Ramoncito Gomes) e “Menino da Porteira” (Teddy Vieira / Luizinho).
Livre. Grátis.
25/10. Domingo, às 13h

Pagode da 27
Com 10 anos de história, o grupo de samba de roda formado no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, nasceu da união de amigos que decidiram tocar literalmente na rua. O projeto vai além da música, pois através do samba o grupo estimula a transformação social no bairro. Fundada no dia 26 de agosto de 2005, a roda de samba que era somente uma simples reunião de amigos se tornou um ponto de encontro dos amantes do samba de raiz. Em 2006, o Pagode da 27 conseguiu autorização para fechar a rua no evento e, em seguida, oferecer aulas de iniciação musical para as crianças do bairro e arrecadação de alimentos e agasalhos para o Centro de Promoção e Resgate à Cidadania Grajaú, instituição que cuida de crianças na região. O grupo, atualmente, é constituído por 11 músicos e apresenta sambas autorais e releituras. O Projeto Comunidade “O Pagode da 27 é mais que um projeto cultural, é uma consagração popular de exaltação das raízes do samba e influi diretamente na realidade social da comunidade onde está inserido”, diz Amanda Ferreira Gomes, produtora cultural e coordenadora da ação.
Livre. Grátis.
30/10. Sexta, às 20h

Lê Ferreira
Em seu repertório, Lê Ferreira assimila emoções em músicas consagradas de compositores como Belchior, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Ivan Lins, Nando Reis, Roberto Carlos e Tom Jobim, que ganham nova interpretação na voz do cantor. O artista é acompanhado por três músicos que, também apaixonados por MPB, trazem influências e vivências musicais diversas.
Livre. Grátis.
02/11. Segunda, às 18h30

PRIMEIRAS NOTAS - Cursos e oficinas com foco na iniciação do aprendizado musical de instrumentos diversos.

Cursos e Oficinas

Violão - Com Guto Andrade
O curso tem como objetivo sensibilizar o participante para a prática musical e disponibilizar caminhos práticos para o aprendizado básico do violão, abordando diversos gêneros da música em repertório sugerido pelos alunos e pelo professor. Os objetivos com relação a conteúdos buscam fazer com que os participantes consigam executar sem dificuldade levadas simples e trocas de acordes de forma fluente e autônoma, além conhecer e identificar com facilidade, tanto no instrumento como em formato de cifragem, as formações mais básicas de acordes no violão.
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.
Acima de 12 anos. Grátis.
02/09 a 25/11. Quartas, às 16h e às 19h

Voz e Criatividade – com Ritamaria
A oficina aborda a exploração criativa e expressiva da voz, como caminho para o aprendizado vocal e musical. O enfoque está no aprendizado corporal e no desenvolvimento da percepção e da escuta. O objetivo é oferecer ao grupo a oportunidade de se expressar musicalmente partir da pesquisa e investigação de sua vocalidade. O aprendizado se dá a partir da percepção do indivíduo em constante diálogo com o grupo. As atividades são realizadas em roda, promovendo o contato visual entre todos os participantes.
Ritamaria é música e educadora musical que vem atuando em projetos coletivos que envolvem processos criativos e colaborativos de caráter artístico e formativo. O trabalho associa educação e performance musical em processos colaborativos e se pauta na investigação sonora, na liberdade poética e no desenvolvimento da expressão pela música. É graduanda do curso de licenciatura em música na Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa ligada à educação musical, voz, construção de instrumentos, improvisação livre, processos criativos, performance e interação entre linguagens. Sua atuação se dá em dois eixos: educação musical / oficinas e performances / concertos. O ponto de partida foi o projeto de Iniciação Científica desenvolvido por ela, com apoio institucional da Universidade (Processos de Criação Coletiva a Partir da Canção Brasileira) com a participação de Max Schenkman como integrante do grupo formado para a pesquisa. Acaba de realizar uma jornada pedagógica em que ministrou oficinas na Guatemala e El Salvador (jan/2015), com apoio do Ministério da Cultura do Brasil, do FLADEM Guatemala e do Programa ¡Viva la Música! da Guatemala.
Inscrições a partir de 01/09 na Central de Atendimento.
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
08/09 a 24/11. Terças, das 19h30 às 21h

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário