quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Esculturas de Paulo Otávio são reunidas em mostra na Galeria Andrea Rehder

No dia 20 de setembro (quarta, às 19h) acontece a abertura da exposição Movimento Constante, na Galeria Andrea Rehder, que reúne 20 obras de Paulo Otávio, sendo seis delas esculturas inéditas.

Esta é uma nova montagem da exposição que esteve em cartaz no Museu Afro Brasil, nos primeiros meses de 2017. As obras de Paulo Otávio podem ser apreciadas até o dia 21 de outubro na galeria que fica na Avenida Brasil, nº 2079, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Obras de aço carbono que exploram as formas geométricas primordiais, como círculo e triângulo. Elaboradas com volumes fortes e expansivos nas primeiras, sutis e precisos nas mais recentes. São esculturas que, mesmo estáticas, transmitem a sensação de movimento e geração de energia. A seleção das peças para esta montagem ficou por conta da própria galerista Andrea Rehder.
  
Paulo Otávio iniciou suas experiências com chapas de ferro há 10 anos. Foi a possibilidade de transportar a linguagem geométrica do design gráfico para o tridimensional. Prática influenciada pelo construtivismo russo, de stijl e neoconcreto, movimentos artísticos que também têm estreita relação com o design gráfico. Outras referências são as teorias geométricas, a exemplo das majestosas contribuições de Euclides, Pacioli e Fibonacci.

No decorrer desse percurso, a busca sempre foi por uma poética própria. Nas peças atuais, a essência da forma pura se apresenta em suaves e precisos volumes. É geometria combinada, construída, harmônica.

Formas geométricas são também representativas da relação entre o humano e o divino. Um ponto central se expande, torna-se círculo, que tem a propriedade simbólica da homogeneidade, da perfeição, do todo. O círculo é também análogo ao tempo; o que gira; o cíclico. O triângulo, por sua vez, simboliza equilíbrio e a tríade básica de diversas religiões. Ao girar um triângulo pelo vértice, forma-se o cone. É círculo e triângulo. É curva e reta na dualidade de opostos complementares.

Objetos em movimento circular geram energia. Uma obra que, mesmo em repouso, sugere movimento, está impregnada de energia. Existe algo nessas obras prestes a ser emitido. Está ali, contida, e se expande ao olhar do espectador.

Galeria Andrea Rehder – Av. Brasil, 2079. Jardim Paulista. SP/SP.
Telefone: (11) 3081-0083


Nenhum comentário:

Postar um comentário