quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Inferno de Nós, exposição de Angela Fernandes & Fabio Benetti encerra temporada no dia 4 de outubro


Mentes Corrompidas - Fábio Benetti
A exposição Inferno de Nós com obras dos artistas visuais Angela Fernandes & Fabio Benetti termina no dia 4 de outubro, na Passagem Literária da Consolação. A mostra – com curadoria de Iago Calegari – tem visitação livre, sendo uma ótima oportunidade para conhecer o inusitado espaço cultural subterrâneo que fica na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Inferno de Nós reúne 14 obras que, segundo o curador, buscam expor o complexo diálogo entre os dois artistas: embora apresentem diferentes polarizações, não são expressões contrárias. O ponto de interseção está na reflexão, na tênue linha entre o internar de Angela e o externar de Fabio.

“O diálogo entre as obras de Angela Fernandes e Fabio Benetti firma-se num processo contínuo de alternância entre superfície e substância, evocando à volatilidade existencial e às manifestações dos sentimentos e sofrimentos que por vezes tomam o outro como oposição, inimigo, e acabam por voltarem a si, aos infernos com que lidamos todos os dias, infernos internos, infernos externos, infernos outros e os mesmos”, comenta o curador.

A arte de Angela Fernandes leva à reflexão interna, provoca o expectador a pensar com um trabalho de óleo sobre tela carregado de sensações. Sua obra nasce de um sentimento e parte para o subconsciente sem ser totalmente abstrata. As obras de Fábio Benetti exploram de forma crítica as sensações externas (políticas, sociais, morais, econômicas) e fazem refletir sobre o que somos e sobre as agruras do viver em sociedade. Em suas criações ele usa técnica mista de material reciclado, retirado do lixo, com pigmentos.

Angela Fernandes (artista) - Nascida em 1975, na cidade de Grandes Rios (PR), Angela vive e trabalha em São Paulo (SP), há 22 anos. Em sua obra, opera na relação do nosso mais profundo eu entrelaçado com a natureza, onde fluxos e destinos são cruzados, imbricados, construindo uma espécie de estrutura rizomática de seres e fatos que culminam num todo que é diferente de seus componentes. Cada um de seus trabalhos pode ser fragmentado em incontáveis detalhes, que nunca se esgotam, sempre levam a diferentes percepções e despertam diferentes sentimentos. A desordem ordenada em que a natureza se manifesta no trabalho da artista pode nos remeter à ordem desordenada da vida, em que, apesar de nossos planos e
Submundo - Angela Fernandes
expectativas, impera a incerteza; em que seres, caminhos, fenômenos e pensamentos são constantemente imbricados, num plexo ao mesmo tempo contínuo e inconstante que nos faz humanos, seres complexos, vivos.
Exposições (SP) – Em 2019: Natureza Viva (individual de Angela Fernandes, Galeria Tribo). Em 2018: Coletiva Artes Plásticas Novos Talentos (Escola Panamericana), Amigos da Tribo (exposição coletiva, Galeria Tribo), Inconsciência (mostra coletiva, Galeria Tribo) e Despir-se e Vestir-se (Passagem Literária da Consolação). Em 2017: Estranhas Entranhas (Espaço Elevado), Assemblage Panamericana – A Casa de Antônio (Escola Panamericana) e Ready-Made e Outras Coisas - Projeto Estupido (Escola Panamericana).

Fabio Benetti (artista) - O pintor Fabio Benetti projeta-se como autodidata no universo de sua pintura. Soma-se aos cursos que frequentou e acumulou - na maioria, voltados à arte contemporânea - o seu ímpeto, seu impulso natural que externaliza suas ideias envoltas de influências do inconsciente: o acaso assume a bússola sensorial como guia de suas manifestações. Não há esboço ou esquema preestabelecido, tampouco um tema cuidadosamente pensado, tudo se afigura e formaliza no próprio ato da criação, à mercê da volatilidade de sentimentos e pensamentos fugidios, em que sua atitude de pintar e esculpir sobre a tela busca a expressão mais sincera e verossímil daquilo que a palavra não pode expressar. Exposições – Em 2019: Uma Outra Estória (Galeria Zero, SP). Em 2018: Purgatório (individual, Galeria Tribo, SP), Interseções (Focus LDN, SP), Pouso Alto (mostra coletiva, Galeria Cumaru, Brasília), Experiência Coletiva Transforma x Transmuta (Cordas Arte e Cultura, SP), Fendas (Fresta, SP) e 12ª Biennale D’Arte Internazionale (3º Prêmio Arte Abstrata, Sala Bramante, Roma-ITA). Em 2017: Salões de Exposição da Secretaria de Cultura e FUNDACI (Ilhabela, SP) e Espaço no Olhar (mostra, Instituto Tomi Ohtake, SP). Em 2016: Origem e o Tempo (Galeria Rabieh, SP), Entre o Saber e o Criar (Galeria Spazio Surreale, SP) e Crossing - A vida em diferentes ângulos (Nigra Shafo Art Gallery, SP). Em 2015: 6ª Edição Parte - Feira de Arte Contemporânea (SP) e Inquietudes (Galeria Luiz Maluf, SP). www.fabbenetti.com.

Serviço

Exposição: Inferno de Nós
Artistas: Angela Fernandes & Fabio Benetti
Curadoria: Iago Calegari
Visitação: 3 de agosto a 5 de outubro
Horários: Segunda a sexta (7h às 20h) e sábados e feriados (10h às 20h)
Grátis. Classificação: Livre.

Local: Passagem Literária da Consolação
Rua da Consolação, esquina com a Av. Paulista (metrô Consolação), s/ nº. São Paulo/SP.
Informações: www.iagocalegari.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário