terça-feira, 4 de maio de 2021

Festival Digital Curta Campos premiou os melhores curtas em cerimônia com homenagem à Helena Ignez

O Cineclube Araucária realizou, na noite do dia 28 de abril, a cerimônia de premiação das Mostras Competitivas do
Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ.

O evento foi virtual e aberto ao público com 
participação dos cineastas concorrentes, idealizadores, organizadores, jurados e apoiadores. A atriz e cineasta Helena Ignez foi homenageada como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021, cuja trajetória, ilustrada em vídeo, emocionou a todos os presentes, bem como as palavras de Cervantes Souto Sobrinho, diretor do FDCCJ e fundador do Cineclube Araucária, que comemora 10 anos em 2021.

Foram 89 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Araucária de Cinema, selecionados entre os 564 inscritos de todo o Brasil. O Júri Oficial - formado por Beth Sá Freire, Jeferson De e Tetê Mattos – destacou a dificuldade em selecionar os vencedores, diante da excelência técnica das produções. A organização do festival comemora a participação expressiva do público nas sessões virtuais das mostras competitivas, bem como nas lives com cineastas e organizadores e nas sessões especiais de cinema. Foram contabilizados 32.787 acessos no total, sendo 26.499 deles nas sessões competitivas.

Concorreram 23 curtas na categoria Ficção (prêmio para
A Barca, de Nilton Resende); 19 na Experimental (prêmio para O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli); 18 em Animação (prêmio para Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR); 15 em Documentário (prêmio para Entre Nós e o Mundo, de Fabio Rodrigo); 10 na Regional (prêmio para Borboleta Azul, de Renato Helena); 4 na categoria Infantil (prêmio para A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, de Beatriz Ohana). Os vencedores em cada categoria receberam, além do troféu Prêmio Araucária de Cinema, valor em dinheiro da ordem de R$ 3.000,00.

O prêmio de Melhor Direção foi para Construção, de Leonardo Rosa, e Melhor Roteiro Original para Cozinheiras de Terreiro, de Tauana Uchôa. Receberam Menção Honrosa os filmes Coragem – Mulheres da Montanha, de Maria Clara Thomaz e Rafaela Pereira, e Extratos, de Sinai Sganzerla, respectivamente nas categorias Regional e Nacional.

O Prêmio Regional celebrou o Melhor Curta produzido na Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Além de Renato Helena, de Campos do Jordão, que venceu a competição pelo Júri Oficial, Mariana Mendonça, de São José dos Campos, levou o prêmio pela votação popular, com E Amanheceu Banhado em Poesia, recebendo 392 votos (do total de 798 votos válidos).

O Júri Popular elegeu também o Melhor Curta Nacional: Dois Quilos de Carne de Segunda, de Jezz Chimera e Wander B, ficou em primeiro lugar com 13.433 votos, seguido por Querida!, de Geovane Camargo, com 3.022 votos, e Infância, de Alexandre Ferreira, Antônio Douglas e Luiz Silfer, com 2.476 votos.

Além das Mostras Competitivas, a programação do FDCCJ disponibilizou gratuitamente para o público, nos meses de março e abril, exibição do longa-metragem M8 - Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De, oficinas de formação em audiovisual, ministradas por Ralph Friedericks e Jeferson De & Cris Arenas, live com a cineasta Naná Prudêncio e sessão de curtas para as pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Região, entre outras ações.

O Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ contou com apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention Bureau de Campos e Região. Este projeto, contemplado no Edital ProAC Expresso LAB 40/2020, foi realizado com recursos disponibilizados pela Lei Federal 14.017/2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Lista completa dos ganhadores do FDCCJ - 2021
Prêmio Araucária de Cinema
Extrato/premiados: https://www.youtube.com/watch?v=UcYKr3is9O4


ROTEIRO: Cozinheiras de Terreiro, de Tauana Uchôa, roteiro de Maria Grazia Cardoso e Zuleica Dantas (Igarassu/PE).

DIREÇÃO:
Construção, de Leonardo Rosa (Pelotas/RS).

INFANTIL:
A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, de Beatriz Ohana (Petrópolis/RJ).

REGIONAL:
Borboleta Azul, de Renato Helena (Campos do Jordão/SP).

EXPERIMENTAL:
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro/RJ).

ANIMAÇÃO:
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR (Campinas/SP).

DOCUMENTÁRIO:
Entre Nós e o Mundo, de Fabio Rodrigo (Itaquaquecetuba/SP).

FICÇÃO:
A Barca, de Nilton Resende (União dos Palmares/AL).

VOTO POPULAR / REGIONAL:
E Amanheceu Banhado em Poesia, de Mariana Mendonça (São José dos Campos/SP).

VOTO POPULAR / NACIONAL:
Dois Quilos de Carne de Segunda, de Jezz Chimera e Wander B (São Paulo/SP).

MENÇÃO HONROSA / REGIONAL:
Coragem – Mulheres da Montanha, de Maria Clara Thomaz e Rafaela Pereira (São Bento de Sapucaí/SP).

MENÇÃO HONROSA / DOCUMENTÁRIO:
Extratos, de Sinai Sganzerla (São Paulo/SP).

Ficha técnica - FDCCJ

Direção artística: Cervantes Souto Sobrinho. Direção de produção e coordenação de projeto: Paulo Gomes. Produção executiva: Márcio Branco. Criação e produção gráfica: Edgar Bittencout. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção de redes sociais: Desembuxa Entretenimento. Assistência de produção: Paulo Del Castro. Assessoria técnica: Carolina Mestriner. Curadoria: Beto Salgado, Cervantes Sobrinho, Clarissa Kuschnir e Victor Fisch. Registro videográfico: Sérgio Sachs. Jurados: Beth Sá Freire, Jeferson De e Tetê Mattos. Palestrante convidada: Naná Prudêncio. Coordenação pedagógica: Cris Arenas. Oficineiros: Jeferson De, Cris Arenas e Ralph Friedericks. Website: Webz Comunicação Digital. Técnico de Plataforma: Júnior Silva. Assessoria contábil: Dell Assessoria. Assessoria jurídica: Lucíola Nejar. Técnicos em libras: Luís Siqueira e Clara Miranda.

www.festivaldigitalcurtacj.com.br
YouTube/CineclubeAraucaria
Instagram - @cineclubearaucaria
Facebook - @araucariacineclube

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena | João Pedro
(11) 2548-8409 e 99373-0181 | verbena@verbena.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário