sexta-feira, 28 de maio de 2021

ROSAS FAZ 10 ANOS - Memórias de Um Teatro Maloqueiro anuncia a programação de JUNHO

Tem teatro infantil e adulto, sarau e roda de conversa.

Em junho, o Grupo Rosas Periféricas, atuante no Parque São Rafael, Zona Leste paulistana, apresenta a programação que encerra a primeira etapa do projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro, iniciado em março de 2021, por meio da 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, com remontagens de seu repertório, realização de saraus e oficinas e apresentações de grupos convidados.

Todas as atividades são gratuitas e transmitidas pelas redes sociais do grupo. Dois espetáculos do repertório do Rosas Periféricas serão revisitados, em junho: o infantil Rádio Popular da Criança, entre os dias 3 e 25/6 (quintas e sextas, às 15h), e Vênus de Aluguel, no período de 3 a 26/6 (quintas e sábados, às 20h).

Acontece ainda o quarto encontro virtual do Sarau da Antiga 28 Pergunta, evento no qual o sarau do Rosas Periféricas recebe integrantes de outro sarau da cidade: no dia 26/6 (sábado, às 17h), o convidado é o Sarau Elo da Corrente para uma entrevista e justa homenagem - representado por Raquel Almeida, Douglas Alves e Guinniver. E, fechando as atividades da primeira etapa do projeto comemorativo de seus 10 anos, o grupo realiza a roda de conversa As Mulheres e o Teatro, no dia 30/6 (quinta, às 20h), com participação da convidada Marta Baião (pesquisadora, diretora teatral, atriz, artista plástica e feminista).

Espetáculo infantil: Rádio Popular da Criança
03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho. Quinta e sexta, às 15h
Grátis. Duração: 40 minutos. Classificação: Livre (indicação a partir de 4 anos).
Transmissão: Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas 

A estreia oficial de Rádio Popular da Criança, texto escrito por Gabriela Cerqueira, foi em 2013. No enredo, quatro palhaços, apresentadores da Rádio Popular da Criança, fazem provocações ao público usando cenas que instigam o diálogo aberto sobre a responsabilidade com o lugar em que vivemos. Vidrilho, Metálicio e as repórteres Papelúcia e Plastiqueta comandam um programa que é pura diversão, mas também recheado de informação e conhecimento sobre nosso planeta. Quadros sobre ecologia, reciclagem e consumo consciente desfilam pela programação da rádio, que inclui ainda música ao vivo, radionovela, previsão do tempo e entrevistas.

Texto: Gabriela Cerqueira. Direção: Rogério Nascimento. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Sonoplastia: Rogério Nascimento. Cenografia e adereços: O Grupo. Figurino: Isa Santos. Colaboração cenográfica: Patrícia Faria. Marcenaria: Leandro Melque. Cenotécnica: Thabata Bluntrit. Iluminação: Edu Luz. Juventude Rosas Periféricas: Michele Saints. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Administração: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produção audiovisual: Mazze Filmes. Fotografia: Andressa Santos. Arte gráfica: Rafael Victor. Social media: Jhuly Souza. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Grupo Rosas Periféricas.

Espetáculo: Vênus de Aluguel
3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de junho. Quinta e sábado, às 20h
Grátis. Duração: 60 minutos. Classificação: 18 anos
Transmissão: Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas


Vênus de Aluguel
, escrita pelo paulistano Walner Danziger (1969), foi montada pelo Rosas Periféricas em 2009 com direção de Andressa Cabral. Ficou em cartaz no extinto Teatro X, na Bela Vista, centro de São Paulo, onde se localiza a faculdade na qual os integrantes concluiram o curso de Artes Cênicas. A peça, agora revisitada pelo projeto comemorativo de 10 anos, fala sobre Beth, uma jovem atriz, que vive as angústias e frustrações de sua carreira e decide não mais se sujeitar a dançar em uma boate. “Aprendemos muito com esse trabalho porque, além de ser a primeira montagem profissional do grupo, na época vivíamos traumas pessoais semelhantes aos relatados no texto de Danziger. A marginalidade apresentada pelo dramaturgo corre também no nosso sangue”, relatam os integrantes.

Texto: Walner Danziger. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo e Paulo Reis. Direção: O Grupo. Participação em vídeo: Miriam Nascimento e Monica Soares. Figurino: Daíse Neves. Cenário: Daíse Neves e Diego DAC. Iluminação: Edu Luz. Operação de luz: Rogério Nascimento. Trilha: Andressa Cabral. Trilha sonora original: Edu Luz. Operação de som: Monica Soares. Juventude Rosas Periféricas: Michele Saints. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Administração: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produção audiovisual: Mazze Filmes. Fotografia: Andressa Santos. Arte gráfica: Rafael Victor. Social media: Jhuly Souza. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Grupo Rosas Periféricas.

Sarau: Sarau da Antiga 28 Pergunta
26 de junho. Sábado, às 17h
Convidado: SARAU ELO DA CORRENTE | Raquel Almeida, Douglas Alves e Guinniver
Grátis. Ao vivo. Duração: 1h. Livre.
Transmissão: Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas
Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

O Sarau da Antiga 28 Pergunta são encontros virtuais ao vivo, como visitas e homenagens a saraus tradicionais de São Paulo, cuja experiência irá nortear suas novas edições. A ideia dos encontros é entender a dinâmica de cada um, conhecer suas histórias e reverenciá-los. Mas não se trata só de uma entrevista, há também lugar para momentos de literatura marginal com poesias e lançamento de livro. O Rosas Periféricas começou a participar de saraus em 2015. Em 2016, criou o Sarau da Antiga 28, propondo discussões e reflexões sobre política, mulheres, América Latina e cor da pele, tudo regado por poesia lida e inventada. O nome vem da primeira sede do grupo, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael. Nomes como Marta Baião (atriz, dramaturga e diretora), Germano Gonçalves (escritor), Walner Danziger (escritor), Juliana Morelli (atriz e artista plástica) e Coletivo Via (artes visuais) e as bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana já passaram pelo Sarau da Antiga 28.

No dia 26 de junho o Sarau da Antiga 28 recebe os poetas Raquel Almeida, Douglas Alves e Guinniver, integrantes do Sarau Elo da Corrente. Fundado, em 2007, no bairro de Pirituba, em São Paulo, o sarau é a principal atividade do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente, cujo objetivo é construir referências positivas sobre o bairro, abrindo um espaço de livre expressão, produção cultural e registro dessa produção. O Sarau Elo da Corrente, que acontece no Bar do Santista, é um encontro literário e comunitário que fomenta a produção de conhecimento oral e escrito e difusão da cultura de periferia, negra e nordestina. Do encontro desdobram-se outras atividades como manutenção de uma biblioteca comunitária, espetáculo de poesia falada, um blog e a Elo da Corrente Edições, editora independente que publica obras de artistas parceiros.

Roda de conversa:  As Mulheres e o Teatro
Convidada: Marta Baião
30 de junho. Quarta, às 20h
Transmissão: Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas

Finalizando as atividades da primeira etapa do projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, acontece a primeira Roda de Conversa da programação com Marta Baião, que é diretora teatral, atriz, artista plástica e feminista. A roda de conversa - As Mulheres e o Teatro - é virtual é mediada pelos integrantes do Grupo Rosas Periféricas. O encontro vai abordar até onde vai o ocultamento da mulher na cena contemporânea e seu protagonismo inviável no segmento de matriz patriarcal. Marta Baião é doutora em Artes pela USP e cursa pós-doutorado na USP/FFLCH / DIVERSITAS - Núcleo de Estudos da Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. Possui Mestrado em Artes Cênicas / USP, pós-graduação  lato Sensu -  formação em Psicodrama e  graduação em Artes Plásticas pela UFES. É pesquisadora, repórter fotográfica, atriz, encenadora, ilustradora, artivista feminista e criadora de instalações performativas, entre outras atividades.

TRANSMISSÃO
Projeto: Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro
Programação de junho/2021
Links de transmissão:
https://www.facebook.com/rosas.perifericas
https://www.youtube.com/channel/UC6_M2YIWkAlwGwWTAV6hsmg
Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário