sexta-feira, 24 de junho de 2011

NUO apresenta primeira montagem brasileira da ópera Prometheus, de Gabriel Fauré

O Núcleo Universitário de Ópera apresenta Prometheus, tragédia lírica em três atos, do compositor francês Gabriel Fauré. O espetáculo - com direção geral e regência do maestro Paulo Maron - será apresentado em São Paulo dias 2 e 3  de julho no Teatro  Anhembi Morumbi.

 
Pandora aos pés de prometheu, ameaçada por Bia e Kratos.

Esta é a primeira audição brasileira desta obra que estreou oficialmente no ano de 1900. Prometheus foi a primeira ópera composta por Fauré (com libreto de Jean Lorrain e Hérold Ferdinand) e, apesar do enorme sucesso alcançado, ficou esquecida. Sua primeira versão foi para orquestra de cordas e 15 harpas, envolvendo cerca de 800 artistas. Mais tarde, entre 1914 e 1917, o compositor, com a ajuda de seus discípulos, reorquestrou-a para uma formação tradicional (mais reduzida) de orquestra. 

A história é baseada no mito grego de Prometheus, um semideus que, desobedecendo às ordens Zeus, roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Para castigá-lo, Zeus elaborou duas vinganças. Contra Prometheus ordenou que os titãs Hefestos, Bia e Kratos prendessem-no a um penhasco para que todos os dias para que uma águia comesse partes de seu fígado, o qual se refazia no dia seguinte. Assim, ele seria condenado a sofrer eternamente. Contra os mortais, Zeus enviou Pandora de presente e com ela uma caixa que, ao ser aberta, libertaria todos os males da humanidade, espalhando-os pelo mundo.

O Núcleo Universitário de Ópera é pioneiro no trabalho operístico com jovens universitários, vindos das mais diversas faculdades de música. Anualmente, duas montagens são realizadas pelo grupo com sucesso absoluto de público. O trabalho de formação artística vai além da música: os jovens estudam interpretação e passam por uma preparação corporal específica, o que resulta em montagens com performance diferenciada. O NUO é também reconhecido como único grupo estável de ópera da América Latina especializado em encenar operetas da dupla inglesa Gilbert e Sullivan.


Opera: Prometheus
Tragédia lírica em 3 atos de: Gabriel Fauré
Libreto: Jean Lorrain e Hérold Ferdinand
Direção geral e regência: Paulo Maron
Preparação corporal: Marília Velardi
Coro e orquestra do Núcleo Universitário de Ópera (NUO) - nucleodeopera.blogspot.com
Solistas: Luis Fidelis (barítono); Carolina Sobral (soprano), André Esteves (tenor); Angélica Menezes (mezzo); Caio Oliveira (tenor); Natalia Capucim (soprano); Alexandra Liambos (soprano); Rafael Salles (tenor); Fabrício Branchini (baixo)
Dias 2 e 3 de julho – sábado (20h30) e domingo (18 horas)
Teatro Anhembi Morumbi - www.teatroanhembimorumbi.com.br
Dr. Almeida Lima, 1198 – Mooca (Metrô Bresser) – Tel: (11) 2872-1457
Ingressos: R$ 30,00 - Duração: 75 min – Classificação etária: 7 anos
Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br (4003-1212).

Nenhum comentário:

Postar um comentário