terça-feira, 7 de junho de 2011

NUO leva ópera Prometheus para Indaiatuba

O Núcleo Universitário de Ópera apresenta Prometheus, tragédia lírica em três atos do compositor francês Gabriel Fauré, no dia 12 de junho (domingo), no Teatro Municipal de Indaiatuba (Indaiatuba, SP), às 18 horas, com entrada franca. O maestro Paulo Maron assina direção geral e regência.

Esta é a primeira audição brasileira desta obra que teve sua estreia oficial em 1900. Prometheus foi a primeira ópera composta por Fauré (com libreto de Jean Lorrain e Hérold Ferdinand) e, apesar do enorme sucesso alcançado, ficou por muito esquecida. 

A história é baseada no mito grego de Prometheus, um semideus que, desobedecendo às ordens Zeus, roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Para castigá-lo, Zeus ordenou que os titãs Hefestos, Bia e Kratos prendessem-no a um penhasco onde, todos os dias, uma águia comeria partes de seu fígado, que se refazia no dia seguinte. Contra os mortais, Zeus enviou Pandora de presente e com ela uma caixa que, ao ser aberta, libertaria todos os males da humanidade.

O Núcleo Universitário de Ópera, há oito anos, é pioneiro no trabalho operístico com jovens universitários, vindos das mais diversas faculdades de música, realizando duas montagens por ano. O trabalho de formação artística vai além da música: os jovens estudam interpretação e passam por uma preparação corporal específica, o que resulta em performances diferenciadas.

Opera: Prometheus
Tragédia lírica em 3 atos de: Gabriel Fauré
Libreto: Jean Lorrain e Hérold Ferdinand
Direção Geral: Paulo Maron
Preparação corporal: Marília Velardi
Coro e orquestra do Núcleo Universitário de Ópera (NUO)
Produção e realização: NUO http://www.nucleodeopera.blogspot.com/
Solistas - Hefestos: Luis Fidelis (barítono); Bia: Laura Santana (soprano); Kratos: André Esteves (tenor); Gaia:Angélica Menezes (mezzosoprano); Andros: Caio Oliveira (tenor); Aenoë: Natalia Capucim (soprano); Pandora: Alexandra Liambos (soprano); Hermes: Rafael Salles (tenor); Prometheus: Fabrício Branchini (baixo).

Em Indaiatuba/SP (pré-estreia) - Dia 12 de junho – domingo – 18h
Teatro Municipal de Indaiatuba (CIAEI) – Tel: (19) 3801-6415
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Ingressos: grátis
Apoio: Prefeitura Municipal de Indaiatuba   
Em São Paulo (estreia) - Dias 2 e 3 de julho – sábado (20h30) e domingo (18h)
Teatro Anhembi Morumbi - Tel: (11) 2872-1457
Dr. Almeida Lima, 1198 – Mooca - Ingressos: R$ 30,00
Duração: 75 min – Classificação etária: 7 anos

Um comentário:

  1. ah minha irmã vai para indaiatuba tb. vai ter um evento da sos mata atlântica lá. beijos, pedrita

    ResponderExcluir