quarta-feira, 6 de março de 2013

Táxi Para Um Labirinto lida com os tormentos psicológicos dos astros do cinema


Thiago Salles em
fotos de Bob Sousa
O espetáculo Táxi Para Um Labirinto é um solo escrito e interpretado por Thiago Salles, tendo como inspiração trágicas histórias de jovens astros do cinema como James Dean, River Phoenix e Heath Ledger. Com direção de André Grecco, a peça estreia dia 24 de abril, quarta-feira, na Sala Experimental do Teatro Augusta, às 21 horas.

A montagem mergulha em questões psicológicas e humanas que atingem não só personalidades do cinema, mas todos aqueles que precisam lidar com as questões internas que a fama provoca. Táxi Para Um Labirinto trafega pela mente daqueles que alcançaram êxito e sucesso rapidamente enquanto travavam lutas internas diante do que eram, do que gostariam de ser e de como eram vistos pelos outros.

O enredo se desenvolve durante uma noite na casa de Henry, um famoso ator em crise atormentado pela realidade e pela imaginação. Astro que atingiu o apogeu cedo demais, ele vê o sucesso atingir sua individualidade e intimidade. Seus momentos de reflexão são interrompidos por alucinações. Em um de seus devaneios, um de seus personagens do mundo da ficção o perturba com telefonemas avisando que está vindo ao seu encontro. O espectador testemunha a transformação da mente doentia de Henry diante da impossibilidade de conduzir a sua própria vida.

Henry trava um embate com sua própria condição. Ele quer conduzir sua carreira, realizar trabalhos que lhe traga maior satisfação e viver histórias mais significativas. Thiago Salles afirma que “viver este personagem é um grande exercício teatral, um desafio para um ator, além de ser estimulante a proposta de alternar e também fundir realidade e alucinação”.

O diretor André Grecco explica que a encenação explora as nuances propostas pelo texto marcadas pelos tormentos psicológicos do protagonista. “Tudo se passa em sua cabeça, durante uma noite, em seu quarto. Todas as possibilidades são aceitas no âmbito do delírio”, ele diz. O texto discute o complexo universo da fama e suas graves consequências para artistas que não conseguem lidar com o assédio e com o calor dos holofotes. “Queremos refletir sobre essas pessoas que construíram seus sucessos e também seus próprios abismos", comenta.

Como autor, Thiago explica que a história de Heath Ledger, morto no auge da fama por overdose de remédios aos 28 anos, foi inspiração inicial para o texto. A partir daí, envolveu-se pelos trágicos fins de outros astros que também viveram intensamente a glória e as grandes crises existenciais: James Dean (morto em acidente de carro aos 24 anos) e River Phoenix (vítima de overdose aos 23 anos), entre outros. Sobre Táxi Para Um Labirinto ele reflete: “Henry descobre que se tornou um peso para si próprio, que não sabe mais como lidar com a pressão a que está submetido”. Thiago ainda diz que a história de Henry não tem relação biográfica com nenhum dos astros. “É pura ficção”, ele afirma.

Na encenação, a luz (de André Grecco) tem estética cinematográfica, explorando o escuro e o sombrio. Construída junto com cada cena, ela é fundamental para destacar (ou confundir) o que é real do que é onírico. Grecco diz que “a iluminação é condutora, é narrativa, neste quarto onde tudo ocorre, neste quadro onde tudo que se passa na cabeça do personagem aflora”. 

O figurino é casual, mas teatral. Ele evolui em cena, de acordo com os momentos vividos por Henry, como pessoa ou personagem de seus filmes. A Trilha sonora (de Renan Marcondes) procura embarcar o público na trama pela sinestesia. “Táxi Para Um Labirinto busca uma compreensão sensível do espectador que não passe pelo racional”, finaliza o diretor.

Espetáculo: Táxi Para Um Labirinto
Texto e atuação: Thiago Salles
Direção: André Grecco
Iluminação: André Grecco
Cenografia e figurino: Cia. Times de Criadores
Sonoplastia e projeto gráfico: Renan Marcondes
Produção executiva: Geondes Antônio
Coordenação de produção: Thiago Salles
Estréia: Dia 24 de abril – quarta-feira – às 21 horas
Teatro Augusta (Sala Experimental) - www.teatroaugusta.com.br
Rua Augusta, 943 – Cerqueira César/SP - Tel: (11) 3151- 4141
Temporada: quartas e quintas-feiras – às 21 horas – Até 30/05
Ingressos: R$ 20,00. Bilheteria: 4ª a 5ª (14h-21h), 6ª (14h-21h30), sáb. (15h às 21h) e dom. (15h-19h). Gênero: Drama. Duração: 60 min. Classificação: 14 anos. Aceita dinheiro e cartões. Faz reservas. Antecipados: www.ingressorapido.com.br (tel 4003-1212). Estacionamento conveniado no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário