terça-feira, 14 de outubro de 2014

Companhia de Danças de Diadema apresenta os Bailando em Família e Bailando na Cidade

A Companhia de Danças de Diadema convida a comunidade local para participar dos projetos Bailando em Família e Bailando na Cidade, neste final de semana. O primeiro ocorre dia 17 de outubro, sexta, às 17h, no Centro Cultural Promissão, no Jardim Promissão. Já o segundo, acontece dia 18 de outubro, sábado, às 15h, no Centro Cultural Heleny Guariba, no Jardim Ruyce. Ambos com inscrições grátis.

O Bailando em Família foi criado em 2013. A atividade envolve os profissionais da dança e os centros culturais da cidade, promovendo a interação entre crianças e seus familiares por meio da dança. A vivência reúne os participantes das oficinas de danças, ministradas nesses espaços pela Companhia de Danças de Diadema, e seus familiares (pais, irmãos, avós, tios, primos etc.). Nesse grande encontro os artistas-orientadores propõem - por meio de atividades lúdicas, interatividade e exercícios de expressão corporal e cooperação coletiva - uma (re)aproximação física, sensorial e afetiva entre os participantes. As crianças e seus familiares podem experimentar ou (re)experimentar sensações proporcionadas pela dança, através do toque e dos movimentos em conjunto: crianças e familiares são tocados pela arte do movimento, muitas vezes imperceptíveis no cotidiano. No encerramento todos são convidados para um delicioso chá.

O Bailando na Cidade – que está na nona edição - é uma caravana de dança que envolve formação e difusão. Consiste na circulação dos profissionais da Companhia de Danças de Diadema em espaços de cultura da cidade (os centros culturais). No período da tarde, ocorre uma oficina com crianças e adolescentes residentes no bairro em questão (Jardim Ruyce) e oriundas das escolas do entorno. Nesta vivência são aplicadas noções lúdicas da relação corpo x mente x movimento. Crianças, adolescentes e bailarinos profissionais interag por meio de ações em dança e movimento.

No mesmo local, às 19 horas, acontecem as apresentações artísticas: a Companhia de Danças de Diadema apresenta uma versão reduzida de Crendices... quem disse?, de Ana Bottosso e elenco, e os seus alunos da oficina também fazem uma apresentação para seus familiares e para toda a comunidade.  

A Companhia de Danças de Diadema vem se destacado no cenário da dança pelo caráter inovador. Criada, há 19 anos, pela iniciativa da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie e da Prefeitura do Município de Diadema, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas - Difusão e Acesso à Dança. 

Reconhecida no Brasil e internacionalmente, abraçou como um de seus objetivos, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 23 obras no repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores, trabalho que tem lhe rendido diversas premiações e destaque como um grupo atuante e inovador.

Serviço
www.ciadedancas.apbd.org.br

17/10 (sexta) – Bailando em Família – 17h
Centro Cultural Promissão
R. Pau do Café, 1.500. Jd. Promissão. Diadema. Tel.: 4066-5454
Classificação livre. Ffaixa etária apropriada: a partir de 6 anos até terceira idade.
Entrada franca (inscrições na hora e local) –
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares, parentes e amigos.

18/10 (sábado) – Bailando na Cidade – 15h
Centro Cultural Heleny Guariba
R. Barão de Uruguaiana, 87. Jd. Ruyce. Diadema. Tel. 4067-4292
Classificação livre. Faixa etária apropriada: de 06 a 10 anos
Entrada franca (inscrições na hora e local).
Público alvo: alunos da rede pública de ensino e dos centros culturais de Diadema

Apresentação (grátis) aberta ao público: às 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário