quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Banda Sinfônica de São Paulo comemora 25 anos e lança dois CDs na Sala São Paulo

foto de Gerardo Lazzarini
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo comemora 25 anos (completados em outubro de 2014) no dia 22 de fevereiro, domingo, na Sala São Paulo, às 11h, dentro da série Concertos Matinais. O concerto, com regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, apresenta os novos CDs da Banda, Maxixe Urbano e Sinfonia Latina, lançados pela Kuarup para festejar o jubileu de prata. Com entrada franca, o espetáculo tem ainda a participação de Abel Rocha como maestro convidado.

 O CD Maxixe Urbano foi gravado, em 2014, sob a batuta do atual regente, e Sinfonia Latina é um registro do ano de 2006, época em que a Banda Sinfônica era regida por Abel Rocha. Pela primeira uma gravadora é responsável pela distribuição dos discos em lojas de todo o Brasil, além de realizar vendas pela Internet.

Marcos Sadao Shirakawa – que assumiu a regência em 2010 – fala da importância de lançar os CDs com músicas de compositores brasileiros. “É uma alegria comemorar esse momento histórico com dois discos que registram, em momentos diferentes, o principal papel artístico da Banda Sinfônica, que é levar a música brasileira para o mundo, de forma original e criativa”. Abel Rocha afirma que o emprenho para editar as obras mostra a vitalidade da Banda. “A Banda Sinfônica de São Paulo é o grupo que mais investiu na criação de obras de que tenho conhecimento; e isso vem de encontro à importância de fazer os devidos registros, principalmente sendo esse o marco histórico de seus 25 anos”.

Maxixe Urbano é formado por músicas autorais, compostas por integrantes da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O repertório é marcado por uma leitura mais contemporânea da musicalidade tradicional das bandas sinfônicas, a partir de elementos e referências da cultura musical brasileira, a saber: Festival Overture (Daniel Havens), Dança do Autômato (Alexandre Travassos), Maxixe Urbano (Fernando de Oliveira), Frevo Rasgado (André Mehmari), Gonzagueana (Cyro Pereira), Suíte Carmem Miranda (Alexandre Daloia) e Jubileu de Prata (Hudson Nogueira). “Peças para bandas sinfônicas são muito solicitadas em todo o mundo, pois esse repertório é relativamente recente, tendo surgido a menos de um século”, explica Marcos Sadao para elucidar a efetiva importância das novas criações.

Abel Rocha explica que Sinfonia Latina registra a versatilidade dos compositores brasileiros. Todas as peças foram criadas sob encomenda para a Banda Sinfônica e estreadas por ela. Os autores - Wagner Tiso, Osvaldo Lacerda, José Carli (em arranjo para Astor Piazzolla), João Guilherme Ripper e Mario Ficarelli – escreveram com variações de ritmos, conferindo riqueza de sonoridade ao disco. “Esses compositores, não envolvidos diretamente com a Banda Sinfônica, mostram aqui sua maneira particular de entender o grupo, dando um perfil particular a esse repertório sem descaracterizar a tradição que vem da banda de coreto”, explica o maestro.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrado pelo Instituto Pensarte, uma Organização Social da Cultura (OS), focada na promoção da atividade sociocultural no Brasil.
Concerto: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Concertos Matinais -  Lançamento dos CDs Maxixe Urbano e Sinfonia Latina
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Maestro convidado: Abel Rocha
Data: 22 de fevereiro - Domingo, às 11h00
LocaL: Sala São Paulo
Endereço: Praça Julio Prestes nº 16. (11) 3367-9500
Entrada franca. Bilheteira: 2h antes do concerto
Duração: 60 minutos
Programa: Fernando de Oliveira - Maxixe Urbano / Alexandre Travassos - Danças do Autômato / João Guilherme Ripper – Cervantinas / Osvaldo Lacerda - Suite Guanabara / Cyro Pereira – Gonzagueana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário