sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Kleber Albuquerque mostra novo show, Psicoaudiocardiograma, no Parlapatões

Foto: Vivi Correa
Tendo duas safenas e uma mamária como inspiração, Kleber Albuquerque apresenta seu novo show Psicoaudiocardiograma. No repertório, um apanhado de canções “cardíacas” do autor, entremeadas por clássicos da música popular que trafegam pela mesma temática.

O espetáculo acontece no dia 5 de março, quinta-feira, no Espaço Parlapatões, às 21 horas. Acompanhado somente por seu violão, seu cavaquinho e por algumas texturas sonoras programadas no computador, o artista mostra um espetáculo temático e intimista.

A ideia de um espetáculo com canções que de alguma forma falam deste músculo involuntário tão presente – pra não dizer batido – na lírica da música brasileira surgiu quando Kleber sentiu seu próprio coração de poeta começar a falhar, não metaforicamente falando, mas de verdade, devido a um entupimento arterial causado, quem sabe, por excesso de uso ou de cigarros. Kleber passou por uma revascularização, colocou uma “ponte de safena” no final do ano passado.

O repertório, portanto, tem como inspiração a metáfora do coração, no qual o artista alinhava inéditas com canções de vários momentos de sua carreira, incluindo também versões bastante pessoais para clássicos do cancioneiro, como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Explode Coração” (Gonzaguinha) e até de uma pérola da internet, o hino da igreja dos bêbados de Deus “Deixe Outro Para Mim” (Rui Grudi). Seguindo por essa mesma linha cardiotóxica, o show apresenta também a inédita (e canábica) “Passeando Com Meu Cachorro” (Kleber Albuquerque) e uma versão funk a lá passinho do romano para “Isopor” (Élio Camalle e Kleber Albuquerque). “É claro que esse pretexto é uma brincadeira com a propensão aos exageros românticos da canção brasileira, mas é também uma oportunidade de visitar canções que possam expressar outros sentimentos e indagações”, comenta.

Outras composições próprias completam o roteiro – “O Zabumbeiro do Amor”, “Por Um Triz”, “Permitido”, “Uns 10 Amantes”, “Os Presentes”, “Milonga da Noite Preta”, “Olhai os Lírios’, “Besouro”, “O Encontro de Zé Limeira com A Mulher de Um Dedo Só”, “Canoeiro” e “Espera” -, além de parcerias com Dante Ozzetti (“Canto Para Aldebarã”), Tata Fernandes (“Ai”) e Flávio Alves (“Orquídea Cósmica”).

O coração como metáfora se faz presente não só nas melodias derramadas do repertório mais popular, mas em toda tradição da poesia. Com a atribuição de ser o centro das emoções, e por fácil associação, do amor (este sentimento tão musicável), o coração habita grande parte da multidão de versos que já foram um dia inventados e cantados no mundo, tenham eles a franca emotividade da música brega ou a contenção contemplativa de um clássico. Lugar comum ou não, as referências a este comboio de corda chamado coração pulsam durante todo tempo neste emocionante e divertido espetáculo de Kleber Albuquerque.

O artista explica que sua intenção é fazer uma apresentação onde possa mostrar de forma leve e bem humorada um pouco da sua contribuição pessoal a essa imensa tradição lírica brasileira, que continua viva.

Kleber Albuquerque já está em processo de produção de um novo CD de inéditas, que será lançado ainda este ano, e o espetáculo evidencia um pouco da experiência estética deste trabalho. “Quero que esse novo disco seja radicalmente pessoal, no qual irei cantar e tocar todos os instrumentos. Também há menos parcerias no novo repertório. Até o momento, estão presentes: uma parceria com Dante Ozzetti e outra com o letrista e escritor Léo Nogueira e um poema de Flávio Alves que musiquei”. Finaliza.

Serviço

Show: Kleber Albuquerque
Dia 5 de março. Quinta-feira, às 21h
Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação/SP. Tel: (11) 3258-4449
Ingressos: RS 40,00 (meia: R$ 20,00)
Bilheteria: terça a quinta (16h-21h), sexta e sábado (16h-0h), domingo (16h-20h)
Duração: 75 min. - Classificação: 10 anos. Capacidade: 94 lugares
Aceita dinheiro e cartões de crédito/débito. Acesso universal. Ar condicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário