terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Carnaval no Sesc Campo Limpo tem folia e muita diversão para todas as idades

Grammelot (divulgação)
 Em fevereiro, o Sesc campo Limpo apresenta a FOLIA NO CAMPO LIMPO, uma variada programação de carnaval (grátis) com shows, oficinas, maracatus, frevos, samba, intervenções circenses e forró. É folia para todas as idades!

CRIANÇAS

Intervenção - Grammelot
Um boneco mascarado ao estilo dos foliões de Veneza, acompanhado por um músico, toca em seu violino repertórios da era do Barroco e Clássico. O público recebe do boneco pequenos pergaminhos com curiosidades sobre o carnaval de Veneza. Com Grupo Prana. Entradas com duração total de 50 minutos.
Livre. Grátis
14/02. Sábado, às 16h
17/02. Terça, às 16h

Intervenção: CarnaClowns
Três clowns (palhaços) circulam pela unidade apresentando cenas, interações e brincadeiras lúdicas. Com Bella Cia.
Livre. Grátis.
15 e 16/02. Domingo e segunda, a partir das 16h

Intervenção: Cortejo Circense
Nesta intervenção itinerante um cortejo circense desfila pela Unidade e proximidades reunindo artistas circenses e músicos que executam tradicionais marchinhas de carnaval, juntamente com números circenses, garentindo diversão para o público. Com a Cia K.
Livre. Grátis.
15/02. Domingo, às 16h

Espetáculo infantil - Com Pulgas
Uma palhaça solitária espera sua roupa secar no varal e, enquanto isso, ela cria relações com os objetos ao redor e com a plateia, a partir da ideia de que tudo que não se vê, pode-se imaginar. Direção de Leris Colombaioni, filho do palhaço Nani Colombaioni, considerado um dos melhores palhaços do mundo e chegou a trabalhar como assistente em filmes como La Strada e I Clown, de Fellini. Com Cia Aérea de Teatro.
Ficha técnica - Diretor: Leris Colombaioni. Atriz: Claudia Zucheratto. Assistente de direção: Jimena Cavelletti.
Duração: 60 min. Livre. Grátis.
16 e 17/02. Segunda e terça, às 17h

Espetáculo / circo: Um conto mágico de circo
Mostra O Tradicional Circo do Biribinha apresenta o repertório de Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, traz a importância de seu trabalho de 27 anos de sua tradição circense.

Os palhaços Biribinha e Pipoca contam para o público a história do surgimento do circo e do palhaço. A plateia é convidada a fazer parte dessa história como se fossem os artistas do espetáculo. Teófones Silveira (Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor) iniciou sua carreira artística em 1958, aos 7 anos de idade. Foi intitulado, em 2010, Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas e ingressou na ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes. No palco tem também a atriz Seliane Silva que atua há mais de 14 anos. Com experiência em espetáculos infantis, adulto de palco e rua, inclusive participou das três edições do FESTA – Festival de teatro de Arapiraca, sendo agraciada com o Prêmio Felipe Rinaldi pelo espetáculo A Ver Estrelas.

Ficha Técnica – Com Cia Teatral Turma do Biribinha. Texto, direção, cenário, figurino e maquiagem: Teófones Silveira. Elenco: Teófanes Silveira (Biribinha) e Seliane Silva (Pipoca).
Duração: 50 minutos. Livre. Grátis.
14 e 15/02. Sábado e domingo, às 17h

Espetáculo / circo: Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua
Mostra O Tradicional Circo do Biribinha apresenta o repertório de Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, traz a importância de seu trabalho de 27 anos de sua tradição circense.

Havia muito tempo que os palhaços Biribinha e Linguiça não se encontravam, até que um dia... O reencontro dos dois é celebrado por meio de gags, pilhérias e músicas que relembram o passado que viveram juntos.

Ficha Técnica - Com Cia. Teatral Turma do Biribinha. Texto: Teófanes Silveira e Eugênio Talma. Direção geral, cenário, figurino e maquiagem: Teófanes Silveira. Contraregra: Seliane Silva. Elenco: Teófanes Silveira Jr., Nelson Silveira Neto, Teófanes Silveira, Seliane Silva e Wellington Santos.
Duração: 50 min. Livre. Grátis
21/02. Sábado, às 17h
22/02. Domingo, às 17h

Espetáculo / circo: Palhassadamusikada - uma Sinfonia Engraçada
Mostra O Tradicional Circo do Biribinha apresenta o repertório de Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, traz a importância de seu trabalho de 27 anos de sua tradição circense.

Os palhaços Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais convencionais, além de outros inusitados que são recheados por esquetes e gags do palhaço tradicional. De forma hilária trazem à tona a velha lição de que sempre precisamos uns dos outros. A participação da plateia é fundamental: os espectadores executam música em instrumentos inimagináveis. Teófones Silveira (Palhaço Biribinha, ator, diretor e produtor) iniciou sua carreira artística em 1958, aos 7 anos de idade. Foi intitulado, em 2010, Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas e ingressou na ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes. No palco tem também a atriz Seliane Silva que atua há mais de 14 anos. Com experiência em espetáculos infantis, adulto de palco e rua, inclusive participou das três edições do FESTA – Festival de teatro de Arapiraca, sendo agraciada com o Prêmio Felipe Rinaldi pelo espetáculo A Ver Estrelas.

Ficha Técnica – Com Cia. Teatral Turma do Biribinha. Texto e direção: Teófones Silveira. Elenco: Teófanes Silveira (Biribinha) e Seliane Silva (Pipoca). Concepção Musical: Coré Valente. Sonoplastia: Vera Silveira
Duração: 50 min. Classificação: Livre. Grátis
28/02 e 01/03. Sábado e domingo, às 17h

Oficina: Máscaras
Confecção de diversos tipos e modelos de máscaras, acessório este muito utilizado para brincar o carnaval.
Com Cristine Torchia. Não recomendado para menores de 7 anos.
Livre.  Grátis.
14, 15, 16 e 17/02. De sábado à terça, das 14h às 19h

MÚSICA / CARNAVAL

  
Batuntã e Bloco da Pedra (fotos / divulgação)

Pitanga em Pé de Amora
Formado por jovens na faixa dos vinte anos, o grupo mostra como é possível fugir desse lugar comum da canção popular atual, através de uma produção colaborativa em que todas as referências musicais aprazíveis aos seus músicos são propostas sem a obrigatoriedade em seguir padrões preestabelecidos. Marchinhas carnavalescas, tangos nazarethianos, baiões e jongos, desprovidos daquele conservadorismo em se manter o estilo tradicional dos ritmos, se misturam de maneira natural com discursos jazzísticos e de vanguarda. Com Flora Poppovic (voz, pandeiro, surdo e percussão), Diego Casas (violão e voz), Daniel Altman (violão de 7 cordas e voz), Angelo Ursini (clarinete, sax, flautas e escaleta) e Gabriel Setubal (trompete, violão e voz).
Livre. Grátis.
13/02. Sexta, às 19h30.

Encontro das Velhas Guardas
Em um grande encontro em homenagem à tradição do samba paulista, o show conta com Zé Maria, da Velha Guarda Unidos do Peruche; Ideval Anselmo, presença marcante na Rosas de Ouro e Camisa Verde e Branco; e Marco Antonio, que fez história na Velha Guarda Nenê de Vila Matilde, representarão as Velhas Guardas de Samba. Acompanhados de um time de sambistas apresentarão repertório com composições próprias, já arraigadas ao universo das rodas de samba em São Paulo. 
Livre. Grátis.
14/02. Sábado, às 20h.

Mestrinho
O sanfoneiro sergipano, um dos principais herdeiros do mestre Dominguinhos, lança seu novo trabalho, intitulado Opinião. As catorze músicas presentes no disco incluem forró e xote, com pitadas de jazz e bossa nova. Além do trabalho autoral, Mestrinho acompanha Gilberto Gil em shows e turnês pelo Brasil e pelo mundo. A este show, vem acompanhado de Sandro Haick (guitarra), Bruno Cardozo (teclado), Léo Rodrigues (percussão), Elton Moraes (triângulo), Thiaguinho (cavaco) e Thiago Alves (baixo).
Livre. Grátis.
15/02. Domingo, às 18h.

Arrastão Musical Batuntã
Formado em 1999, o Batuntã desenvolve um trabalho de pesquisa e criação musical, tendo o ritmo como fio condutor. O grupo se destaca pela criatividade nas composições e na movimentação cênica e remete à energia, espontaneidade e inovação. Sua pesquisa vai além de instrumentos musicais convencionais. Ao lado da percussão, teclado, baixo e voz, o grupo cria novos sons e timbres derivados da percussão corporal e de objetos inusitados como canos de PVC, pneus, garrafas, peças de carro ou eletrodomésticos, entre outros. As referências artísticas também são diversas de tradições populares à música urbana atual. Nas composições, os tambores do maracatu se encontram com técnicas do flamenco espanhol, linhas melódicas do drum’n bass, levadas de djembês africanos e arranjos vocais.
Livre. Grátis.
16/02. Segunda, às 15h.

Bloco de Pedra
Grupo de maracatu de baque virado da cidade de São Paulo que se apresenta com uma formação contemporânea frente a tradição secular desta cultura afro-brasileira, representada pelo grupo por meio da percussão, da dança e do canto, com todo o gracejo e o vigor da cultura popular brasileira.
Livre. Grátis.
16/02. Segunda, às 16h.

Arrastão da Alegria
Com formação pocket de bateria de escola de samba e puxador, o Arrastão interpreta sambas enredo do carnaval paulistano e carioca, além de sambas tradicionais de autores como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Oswaldinho da Cuíca, Silas de Oliveira, Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Formado por músicos e ritmistas que integram baterias de escolas de samba paulistas entre elas Rosas de Ouro, Vai Vai, Nenê da Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Império da Casa Verde, também já atuaram ao lado de grandes sambistas entre eles, Osvaldinho da Cuíca, Quinteto em Banco e Preto, Seu Nenê da Vila Matilde, Luiz Carlos da Vila, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Wilson das Neves, Sombrinha, Almir Guineto, entre outros.
Livre. Grátis
16/02. Segunda, às 19h.

Guaçatom
O grupo musical comanda a festa nos ritmos do choro, frevo e marchinhas. Formado por adolescentes e jovens integrantes da comunidade de Caucaia do Alto (Cotia SP) faz parte de um projeto musical mantido pela ONG da Associação Filantrópica Criança Feliz desde 1994. Os integrantes utilizam uma linguagem permeada pela tradição de ritmos e melodias da cultura popular brasileira. Na formação o grupo é composto por vozes e instrumentos, como flautas transversais, clarinetes, flautas doces, vibrafone, lira, sanfona, percussão (pandeiros, alfaias, etc.).
Livre. Grátis.
17/02. Terça, às 16h.

Bloco Afro Ilú Obá De Min
Compondo a programação de rua em parceria com a Subprefeitura de Campo Limpo.
Intervenção baseada na preservação de patrimônio imaterial, que traz aos espaços urbanos a beleza de antigas tradições. Apropriando-se da história nacional para recontá-la a partir da memória corporal, musical e artística existente no candomblé, no jongo, no maracatu, na ciranda, entre outras expressões genuínas da cultura popular, o bloco explora a diversidade cultural e rítmica da música brasileira, vindas do legado deixado por ancestrais africanos. O trabalho do bloco objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes nas culturas tradicionais negras e no estudo das influências africanas na cultura brasileira.
Livre. Grátis.
17/02. Terça, às 18h

Eureka on the Street
Banda que se apresenta em movimento, com arranjos elaborados, composições divertidas e performances inusitadas. Composta por cinco sopros e duas percussões, traz repertório que envolve o público pelo ecletismo, fruto da fusão de diferentes estilos musicais: os norte-americanos como o jazz, o blues e o funk e as influências brasileiras e latinoamericanas como a MPB, a bossa nova, o samba, o baião e a salsa.
Livre. Grátis.
14/02. Sábado, das 13h às 16h.
16/02. Segunda, das 13h às 16h.

Frevo com Maracatu
Festa de alegria e comoção, revelando a estética do carnaval pernambucano, seus ritmos e encantos, transitando pelos diferentes tipos de frevos e maracatus. Passistas do frevo, papangus e mascarados, personagens do carnaval pernambucano, farão a festa, embalados pelas canções do músico e compositor Capiba, interpretado pela Cia. Sá Totonha.
Livre. Grátis.
14/02. Sábado, das 13h30 às 17h.

Os Fanfarrões
O grupo, com formação de violão, sanfona e saxofone, apresenta repertório que passeia pelo jazz e MPB com enfoque em temas de desenho animado.
Livre. Grátis.
15/02. Domingo, das 13h às 16h.
17/02. Terça, das 13h às 16h.

SERVIÇO
Sesc Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
Horário de funcionamento da Unidade, durante o Carnaval: 14/2 (sábado), das 13h às 22h; 15 e 16/2 (domingo e segunda),  das 11h às 20h; 17/2 (terça), das 11h às 22h; 18/2 (quarta), unidade fechada.
sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário