sexta-feira, 13 de maio de 2016

Virada Cultural no Sesc Campo Limpo tem edição especial do Baile da Chic Show com Sandra de Sá e Clube do Balanço

Entre as principais referências dos bailes black paulistanos, a programação oferece bate-papo, exposição, discotecagem e shows de Sandra de Sá e Clube do Balanço.

A 12ª edição Virada Cultural acontece nos dias 21 e 22 de maio, e o Sesc Campo Limpo preparou uma programação especial para o evento. Várias atrações gratuitas, promovem uma edição especial do Baile da Chic Show, maior referência entre os bailes blacks paulistanos nos anos de 1970, 1980 e 1990. Shows, vivências e intervenções, além de bate-papo e exposição, prometem agitar o fim de semana da Zona Sul de São Paulo.

No sábado, dia 21/5, a Recepção Chic Show (a partir das 18h) introduz a temática musical com intervenção que apresenta o estilo que marcou a construção da identidade negra e recepciona a chegada do público. Na sequência, acontece o bate-papo Os Bailes Além da Música, às 18h, com Luiz Alberto da Silva (Luizão), fundador da equipe Chic Show e João Batista Félix, antropólogo. Para os principiantes na dança, a vivência Embalos da Chic Show (às 19h30), com dançarinos (devidamente caracterizados) da velha escola do soul, comandada por Marcelinho Back Spin, ajuda a entrar no clima e ensina passos básicos.

A seguir, às 20h30, a equipe de baile paulistana comanda a edição especial do Baile Chic Show. Ás 21h30, a noite ganha ainda mais brilho e suingue, com Sandra de Sá, representante de peso da black music brasileira, em show com os grandes sucessos de sua carreira. Para finalizar a noite, a equipe de baile Chic Show volta ao comando das pick up’s, com discotecagem até à meia noite.

No domingo, dia 22/5, o especial continua com a Baile Chic Show, a partir das 17h. Às 18h, o renomado grupo paulistano Clube do Balanço sobe ao palco do Sesc Campo Limpo para apresentar uma velha novidade: o samba rock. Completando a programação, a exposição Memória Chic Show Number One traz discos de vinil, painéis, fotos e vídeos que relembram os bailes nos salões da cidade (21 e 22/05. Sábado, das 18h às 00h. Domingo, das 16h às 20h).

Programação – VIRADA CULTURAL

Intervenção
Recepção Chic Show
Com Equipe de Baile Chic Show
21 e 22/05. Sábado, das 18h às 00h. Domingo, das 16h às 20h

Intervenção que rememora os personagens que fizeram seu estilo no auge dos bailes blacks nas décadas de 1970 e 1990, quando a estética e o estilo foram marcadores sociais na construção da identidade negra.

Exposição
Memoria Chic Show Number One
21 a 22/05. Sábado, das 18h às 00h. Domingo, das 16h às 20h

Exposição cênica que remonta a história da Chic Show, com vídeos, discos de vinil, painéis e fotos que compõe a memória do baile.

Bate-papo
Os Bailes Além da Música
21/05. Sábado, das 18h às 19h30

Roda de conversa sobre os bailes blacks paulistanos com destaque para a importância do movimento tanto para a música quanto para uma grande parcela da juventude negra, residente na cidade de São Paulo. O bate-papo reflete sobre esses eventos que emergiram na cena do entretenimento noturno, não apenas como uma simples forma de lazer e recreação, mas também como espaços de produção de identidades e de consumo de elementos estéticos e poéticos, produzidos e atrelados à cultura jovem da black music norte-americana, vetor de produção de novas sonoridades e atitudes comportamentais. Outro ponto relacionado é a mobilidade e apropriação do espaço urbano.

Vivência
Embalos da Chic Show
21/05. Sábado, das 19h30 às 20h30

Vivência com dançarinos de soul, com visual característico da época, em que os dançarinos primavam pelo visual social, com chapéu, boinas, cabelo Black Power, e principalmente com uma trilha sonora que vem desde o criador do Funk, James Brown, passando por vários artistas que marcaram os momentos incríveis dos bailes. Encontro com a Velha Escola do Soul, comandado por Marcelinho Back Spin.

Show / baile
Baile Chic Show
Com Equipe de Baile Chic Show
21 e 22/05. Sábado, das 20h30 às 00h. Domingo, das 17h às 18h
Sandra de Sá
21/05. Sábado, às 21h30

Edição especial do baile Baile da Chic Show, maior referência entre os bailes blacks paulistanos nos anos de 1970, 1980 e 1990. DJs são responsáveis pelo cardápio musical e prometem animar o público, seja para dançar os passinhos separados ou dançar coladinho. Manipular os discos com as mãos, voltar, avançar e acelerar as músicas criando efeitos denominados de scrach, será a onda da noite do Baile Chic Show. A festa começa às 20h30 no sábado e termina meia noite com show de uma convidada especial, a cantora Sandra de Sá, às 21h30. No domingo, será das 17h às 18h.

A Equipe de Baile Chic Show é um grupo de DJ’s atuantes em São Paulo, desde os anos 70, exímio na organização dos maiores bailes black no auge do estilo. Presença marcante em todos os cantos da cidade, a equipe tocou em grandes salões, como o do Esporte Clube Palmeiras, e organizou shows com nomes importantes da música como James Brown, entre outros ícones da soul music.

Dona de uma personalidade marcante e um timbre de voz singular, Sandra de Sá interpretou canções que se tornaram hits eternos da nossa música, composições que não só fazem parte da sua identidade, mas que também contam um pouco da realidade vivida de forma alegre e otimista. Em seus 35 anos de carreira, conhecida como a rainha do soul brasileiro, preparou um show especial.

Show
Clube do Balanço
22/05. Domingo, às 18h

O grupo “reinventou” o samba rock, ritmo legitimamente brasileiro, nascido nos bailes negros da periferia de São Paulo. O Clube do Balanço surgiu, em 1999, pela união de músicos que têm em comum a admiração pelo gênero musical. Em pouco tempo, mobilizaram centenas de pessoas que nunca tinham ouvido falar da dança, deste estilo diferente de samba, tão pouco da tradição dos bailes do gueto. O Clube do Balanço nasceu do desejo de fazer música ao vivo reproduzindo os clássicos do estilo. Em pouco tempo, centenas de pessoas compareciam aos bailes, buscando o antigo estilo, tornando-o novidade. O que começou como uma brincadeira resultou em quatro CDs gravados e turnês por mais de 20 países no passaporte. O Clube do Balanço apresentava a velha novidade: o samba rock. Músicas de seu disco mais recente, Menina da Janela, integram o repertório.

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário durante a Virada Cultural:
21/5 Sábado das 13h às 00h. 22/5 Domingo das 11h às 20h.
Horário/Unidade: Terça a sábado (13h às 22h) e domingos (11h às 20h)
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. Campo Limpo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
Grátis. Livre. Capacidade indeterminada. Área externa
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário