segunda-feira, 6 de junho de 2016

No Sesc Campo Limpo tem diversão com tradicionais quadrilhas juninas

Entrando no clima das festas juninas, o Sesc Campo Limpo apresenta o projeto For All - Uma Quadrilha Para Todos, com programação voltada para as comemorações juninas, reunindo tradicionais grupos para celebrar a festa popular.

Entre os dias 12 de junho e 3 de julho (domingos, às 18h), as apresentações (grátis) convidam o público a cair na dança e curtir a tradição junina.

No dia 12/6, o Grupo Batucaia, de Jacareí, conta A Lenda da Cobra Grande com bonecos gigantes, sons percussivos e uma cobra de 15 metros. Já dia 19/6, o Balé Popular Cordão da Terra encena a história de amor entre os caipiras Jeremias e a bela Açucena, e o público poderá participar da festa de casamento caipira numa grande quadrilha. No outro domingo, 26/6,a Cia Brasílica (conduzida pela música da banda Pé de Peixe) apresenta sua Quadrilha Matuta que mistura as culturas do Sudeste e do Nordeste. E a premiada Quadrilha Junina Tia Bola, de São Vicente, apresenta espetáculo original com 40 integrantes, no dia 3/7, e promete colocar o público para dançar na roda.

A quadrilha - dança típica da festa junina - é velha conhecida dos brasileiros, organizada desde as escolas de formação básica até os arraiais mais populares. Nestas apresentações a beleza da cultura nordestina é representada com cores, acessórios e figurinos, em um espetáculo de coreografia e ritmo que promete contagiar o público. Por isso, os grupos de dança que se apresentam no Sesc Campo Limpo buscam as raízes cravadas na cultura popular para expressar sua arte e sua alegria.

Programação

Intervenção

A Lenda da Cobra Grande
Com Grupo Batucaia
Foto de Tainã Moreno
A Cobra Grande da cidade de Jacareí é uma lenda que data, de mais ou menos 1857. A apresentação traz contação da lenda da cobra por meio de intervenções artísticas e brincadeira lúcida com bonecos gigantes e sons percussivos com ritmos do sudeste. Na intervenção urbana, uma cobra de 15 metros feita nos métodos de empapelamento e tecidos, sendo manipulada por 14 bonequeiros, acompanhada por até 12 batuqueiros ao som de tambores e instrumentos percussivos de nossa raiz - a congada. É indicada para todos os públicos e de todas as idades. O Grupo Batucaia é formado por pesquisadores e articuladores culturais interessados na cultura popular brasileira, entre elas a cultura caipira do Vale do Paraíba.
Grátis. Livre. 60 minutos
12/06. Domingo, às 18h

FOR ALL - UMA QUADRILHA PARA TODOS - Programação voltada para as comemorações juninas reúne as tradicionais festas populares.

Espetáculos

O Casamento Caipira
ComBalé Popular Cordão da Terra
O Balé Popular Cordão da Terra apresenta uma das mais divertidas e tradicionais brincadeiras das festas juninas, o casamento caipira. A apresentação conta a história do pobre Jeremias, quando volta para sua casa na roça depois de muito ter aprendido sobre as ciências da cidade, cai de amores pela flor mais bonita do descampado, Açucena. Mal sabe ele que o pai da moça, Coronel Fabriciano, o mais bravo das redondezas, está louco para casar sua única filha. A família dos noivos convida a todos para o casamento caipira, daí pra frente é só alegria e a grande quadrilha está pronta pra começar, regada com muito forró, xote e baião.
Grátis. Livre.
19/06. Domingo, às 18h

Quadrilha Matuta
A Quadrilha Matuta, com influências mistas do sudeste e nordeste, convida o público a participar de uma grande festa, damas pra um lado, cavalheiros para outro, a grande roda, trocas de pares, casamentos e descasamentos farão parte desta quadrilha. O grande baile será conduzido pela banda Pé de Peixe, com formação de sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo. A quadrilha será puxada pela Cia. Brasílica.
Grátis. Livre.
26/06. Domingo, às 18h

Quadrilha Junina Tia Bola
Representando a cultura e tradição do povo do nordeste, a Quadrilha Junina Tia Bola, de São Vicente, existe desde 2007 e acumula vários títulos em concursos locais e estaduais. O grupo formado por 40 integrantes apresenta uma coreografia com musica própria, e além de garantir um lindo espetáculo, promete colocar todos para dançar.
Grátis. Livre.
03/07. Domingo, às 18h

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
Local das atividades: Área externa. Capacidade: Indeterminada
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo


Nenhum comentário:

Postar um comentário