quinta-feira, 30 de junho de 2016

Cineclube Araucária promove exposição de cartazes cinematográficos, Cinemúsica e Mostra Mestres da Música

Amadeus
No mês de julho, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão está com intensa programação. Todas as atividades são grátis. Entre os dias 1º e 29 de julho, realiza na sede da AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão) a exposição Cinema Ilustrado – A Oitava Arte, uma homenagem aos artistas quase anônimos, ilustradores que produzem cartazes para a divulgação de obras cinematográficas. No evento de abertura da exposição (1/7, às 19h30) será exibido o filme Terra em Transe, de Glauber Rocha.

Entre os dias 21 e 24 de julho, de quinta a domingo, acontece o 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão, também na sede da AMECampos, no qual projeções de clássicos da sétima arte são acompanhadas pelo requinte da música executada ao vivo por grandes artistas brasileiros. Participam desta edição os pianistas Newton Zago (Festival Carlitos), Airton Silva (Metrópolis), Sandra Tonin (curtas de Buster Keaton) e a cantora Maria Martha (Um Homem de Moral).

Completando a programação do mês, entre os dias 25 e 31 de julho, de quinta a domingo, acontece a Mostra Mestres da Música, no Espaço Cultural Dr. Além, que reverencia grandes nomes da música erudita com filmes biográficos da vida de compositores e cantores. Foram programados os longas À Noite Sonhamos (de Charles Vidor), O Arco Mágico (de Bernard Knowles), Amadeus (de Milos Forman), Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão (de Zelito Viana), Delírio de Amor (de Ken Russell), O Segredo de Beethoven (de Agnieska Holland) e Callas Forever (de Franco Zeffirelli), além do infantil O Senhor dos Anéis (de Ralph Bakshi).

O projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo – ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a AMECampos. Todos os eventos da programação do Cineclube Araucária têm entrada grátis.

Exposição: Cinema Ilustrado - A Oitava Arte
Visitação: segunda a sexta, das 10 às 18 horas, até 29/07

A exposição de cartazes produzidos por ilustradores cuja arte se destina à divulgação de obras cinematográficas é a fórmula encontrada pelo Cineclube Araucária para homenagear esses artistas, quase anônimo aos olhos do grande público apreciador da dita sétima arte, que se dedicaram à tarefa de transferir para o papel a expressão dos personagens e a essência das histórias criadas para as telas, com o objetivo de torná-las mais atrativas. Muitos, de fato, permaneceram anônimos, ainda que realizassem um trabalho de excelente qualidade técnica e artística. Outros entraram para a história como cartazistas de cinema. Há também aqueles que, mesmo tendo alcançado reconhecimento em outras áreas como a arquitetura e a pintura, se aventuraram com êxito na tarefa da comunicação visual para a divulgação de filmes nacionais, especialmente nas fases do Cinema Novo de Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro e Ruy Guerra.

 “Por meio desta exposição, o Cineclube Araucária presta homenagem a esses artistas, muito pouco ou quase nada reconhecidos pelos cinéfilos, uma vez que raramente suas assinaturas são gravadas nas obras. Queremos que os ilustradores do Brasil sintam-se abraçados pela mostra que reúne trabalhos de Cândido Faria, Jayme Cortez, Rogério Duarte, José Luiz Benício, Fernando Pimenta, Jair de Souza, Claudio Marcelo Reis, Alê Abreu, Calazans Neto, Ziraldo, Carybé e Lina Bo Bardi”, declara o curador Cervantes Souto Sobrinho.

O registro desse trabalho começa exatamente no momento em que o cinema teve as primeiras sessões públicas, no final do século XIX, quando, em Paris, os irmãos Charles e Émile Pathé se preparavam para administrar o primeiro império do cinema europeu: a Maison Pathé, ainda que o seu único produto comercial fossem os filmes produzidos pelos irmãos Lumière. Eles contrataram um pequeno ateliê de desenhos publicitários, localizado no bairro de Montmartre, reduto de artistas do porte de Toulouse-Lautrec, Alphonse Micha e Jules Chéret, conhecido como Les Affiches Faria, mantido por um certo Cândido Faria, brasileiro nascido em Sergipe que se estabelecera em Paris com a pretensão de se tornar ilustrador dos cartazes de famosas casas de espetáculos da época. Foi, portanto, Cândido de Faria, cujo trabalho está representado na exposição, o precursor, para não dizer o primeiro artista, a se dedicar exclusivamente à criação de cartazes para o cinema. Coincidência, ou mero capricho do destino, hoje outro brasileiro da Bahia, Claudio Marcelo Reis, destaca-se no mesmo segmento das artes visuais, criando, para todo o mundo, o material de divulgação das produções dos estúdios Disney e Pixar.

6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão
De 21 a 24 de julho. Quinta a domingo

Newton Zago
Desde que, há quase 50 anos, Campos do Jordão passou a sediar o maior evento artístico-pedagógico no âmbito da música erudita na América Latina, a cidade, em meio à natureza exuberante, passou a respirar e transpirar música de qualidade, especialmente no período em que acontece o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Lincado com todas as manifestações artísticas, educacionais e sociais que acontecem na região da Mantiqueira, o Cineclube Araucária também, desde a sua criação em 2011, realiza eventos diretamente relacionados à história da criação musical de grandes compositores. O Encontro Cinemúsica, que chega à sexta edição em 2016, é apenas um bom exemplo. Desde 2013, o programa do Cinemúsica inclui a projeção de filmes com acompanhamento musical simultâneo, ou seja, com trilha sonora executada ao vivo. A parceria estabelecida entre o Cineclube Araucária e a Associação dos Amigos de Campos do Jordão permitiu que o evento fosse realizado em alto estilo, pela possibilidade de utilização do piano Gran Concerto, disponível na sede da AMECampos.

Programação
Cinemúsica na AMECampos

Dia 21/07 (quinta) - às 19h30
Festival Carlitos, de Charles Chaplin.
Com trilha sonora ao vivo pelo pianista Newton Zago.

Dia 22/07 (sexta) - às 19h30
Metrópolis, de Fritz Lang. Alemanha. 153’. Livre.
Com trilha sonora ao vivo pelo pianista Airton Silva.

Dia 23/07 (sábado) - às 19h30
Um Homem de Moral, de Ricardo Dias.
Com prólogo musical pela cantora Maria Martha.

Dia 24/07 (domingo) - às 18h00
Curtas de Buster Keaton, de R. Arbuckle, Eddie Cline e Buster Keaton.
Com trilha sonora ao vivo pela pianista Sandra Tonin.

Programação
Mostra Mestres da Música no Espaço Cultural Dr. Além
De 25 a 31 de julho. Segunda a domingo

   O Segredo de Beethoven                                           Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão
 

25/07 (segunda) - às 19h30
À Noite Sonhamos (A Song to Remember)
De Charles Vidor. EUA. 1945. 109'. 14 anos.
Cinebiografia de Frédéric Chopin.

26/07 (terça) - às 19h30
O Arco Mágico (The Magic Bow)
De Bernard Knowles. UK. 1946. 99'. 12 anos.
Cinebiografia de Niccolò Paganini.

27/07 (quarta) - às 19h30
Amadeus (Amadeus)
De Milos Forman, EUA / França. 1984. 152'. Livre.
Cinebiografia de Wolfgang Amadeus Mozart.

28/07 (quinta) - às 19h30
Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão
De Zelito Viana. Brasil. 2000. 128'. 14 anos.
Cinebiografia de Heitor Villa-Lobos

29/07 (sexta) - às 19h30
Delírio de Amor (The Music Lovers)
De Ken Russell. UK. 1970. 120'. 16 anos.
Cinebiografia de Pyotr Tchaikovsky.

30/07 (sábado) - às 19h30
O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven)
De Agnieska Hlland. EUA / Hungria. 2006. 104'. 10 anos.
Cinebiografia de Ludwig Van Beethoven.

31/07 (domingo) - às 18h00
Callas Forerver (Callas Forerver)
De Franco Zeffirelli. Itália / França / Romênia. 2002. 108'. Livre.
Cinebiografia de Maria Callas.

MATINÊ - 31/07 (domingo) - às 15h00
O Senhor Dos Anéis (The Lord of the Rings)
De Ralph Bakshi. UK. 1978. 128'. Livre.


Serviço / julho

Projeto: Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão

Exposição: Cinema Ilustrado - A Oitava Arte
Abertura: 1º de julho. Sexta, às 19h30
Local: AMECampos
Rua Dr. Reid, 68. Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h. Até dia 29/07
Grátis. Informações: Tel: (12)3662-5511 e 3662-2611

Cinema e música: 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão
De 21 a 24 de julho. Quinta a domingo
Local: AMECampos
Rua Dr. Reid, 68. Abernéssia.
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 18h)
Grátis. Informações: Tel: (12) 3662-5511 e 3662-2611

Cinema: Mostra Mestres da Música
De 25 a 31 de julho. Segunda a domingo
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582. Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e 18h)
Grátis. Informações: (12) 3664-2300


Nenhum comentário:

Postar um comentário