terça-feira, 14 de junho de 2016

Arte Simples de Teatro faz sessão extra de UTOPIA em Heliópolis

Devido ao sucesso da temporada e à grande procura por ingressos, o espetáculo Utopia, do Grupo Arte Simples de Teatro, tem apresentação extra no dia 19 de junho, domingo, às 16h. A entrada é grátis – mediante reserva pelo reserva@artesimples.com.br. O bairro de Heliópolis é palco para a encenação, que acontece em ruas, becos, vielas e lajes da comunidade.

As personagens foram extraídas de relatos de moradoras do bairro e tem como suporte dramatúrgico a imersão em obras de Ítalo Calvino (As Cidades Invisíveis) e Bertolt Brecht (Mãe Coragem e Ópera dos Três Vinténs). O fio temático que interliga as histórias é a busca pela vida ideal, pelo lugar ideal - uma cidade, um bairro, uma casa.  

O espetáculo é dirigido por Tatiana Rehder e Tatiana Eivazian, integrantes do grupo formado só por mulheres, com 10 anos de fundação e sete de atuação em Heliópolis. A dramaturgia é assinada conjuntamente por Verônica Gentilin e pelo Arte Simples. O elenco é formado pelas atrizes Andrea Serrano, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Marcela Arce e Marília Miyazawa.

Desde 2013, a companhia vem percorrendo ruas, frequentando casas e movimentos sociais locais em busca de uma realidade pouco dramatizada, traçada entre a arquitetura local e a vida real dessas pessoas. “Não queremos dar uma conotação poética e romântica para a comunidade, mas mostrar o abandono dessas mulheres, sua força e independência para, diante das dificuldades e tragédias, dar a volta por cima, tocar a vida e cuidar dos filhos”, comenta Tatiana Rehder.

Utopia traz relatos de ficção documental, tendo a personagem Paulo Luz (Marcela Arce) permeando todo o trajeto com sua escada e seus equipamentos. Os fios que ele carrega são simbólicos nesse entrelaçado de histórias. “Histórias que até parecem teatro”. O técnico da companhia de luz vai interligando uma história à outra, como os “gatos” que ligam as casas do bairro.

As histórias vão surgindo pelo caminho. Ruth (Eugenia Cecchini) não gosta de morar em Heliópolis, quer ir embora para Utopia. Drica (Isadora Petrin) é uma menina que sonha em ser jogadora de futebol sem apoio do pai. Salete (Andrea Serrano) é analfabeta e quer ser cantora; escreve as letras das músicas em forma de desenho. Mãe Coragem (Andréa Serrano) ouviu da polícia que tinha duas escolhas: atirar ela mesma no filho infrator ou deixá-lo morrer cruelmente nas mãos deles, e ela abreviou o sofrimento do filho (esta história surgiu no momento em que o Grupo Arte Simples estudava o texto Mãe Coragem, de Brecht).

Rita (Marília Miyazawa) conta como levou uma facada do marido durante a final da Copa do Mundo de 1994; seus gritos de socorro eram confundidos com gritos de gol. Claudinha (Marcela Arce) vende crianças e Artificial (Isadora Petrin) vende fama: personagens inspirados na Ópera dos Três Vinténs, na qual o personagem esmolava e vendia coisas para sobreviver. Maria do Socorro (Isadora Petrin) pariu nove filhos, somente três “vingaram”; ela conta que falava para Deus: “se for seu, leva; se for meu, dê condição de eu criar”. Nise (Marília Miyazawa), que se casou pela primeira vez aos 13 anos, tem a vida marcada por sofrimentos, os filhos foram “abusados, mas ela sempre se levanta e segue em frente. Com exceção de Claudinha e Artificial, todas as outras personagens são histórias reais de mulheres de Heliópolis.

Segundo Tatiana Eivazian, “o livro de Ítalo Calvino tem grande identificação com Heliópolis, comunidade que transcende a definição de cidade, seja na geografia, na arquitetura ou na forma de se organizar”. Ela explica que Utopia não deixa de lado o olhar ingênuo e simples da comunidade ao mostrar que a busca pelo ideal é de todos, que cair é fácil, mas é preciso se levantar. “Para ser leve, é preciso ser forte. Como diz Calvino, o inferno vai estar sempre aqui, temos que encontrar os respiros”. Reflete a diretora.

O espetáculo Utopia faz parte do projeto Teatro na Lage, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Ficha técnica

Espetáculo: Utopia
Com: Grupo Arte Simples de Teatro
Direção: Tatiana Rehder e Tatiana Eivazian
Elenco: Andrea Serrano, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Marcela Arce e Marília Miyazawa
Dramaturgia: Grupo Arte Simples de Teatro e Verônica Gentilin
Figurino: Kleber Montanheiro
Preparação corporal: Antonio Salvador
Supervisão musical: Adilson Rodrigues
Músicas originais: Adilson Rodrigues e Grupo Arte Simples de Teatro
Produtor articulador: Daniel Gaggini / MUK
Produção executiva: Andrea Serrano e Tatiana Rehder
Contrarregra / assistência de produção: Larissa Souza
Fotografias: Cacá Bernardes
Teaser divulgação: Bruta Flor - direção: Bruna Lessa; câmera: Cacá Bernardes
Design gráfico: Eugenia Cecchini
Redes sociais: Luh Moreira
Carro de som: Ary da Costa / A&A Musical
Casas / cenários: Tony Cabelereiro, Casa do Divino, Loja da Lúcia, Casa da Quitéria, Laje da Ana, Bar Mandacaru, Casa da Tereza, Casa da Francisca e Laje da Fran
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Produção geral / realização: Grupo Arte Simples de Teatro
Apoio: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz
Teaser/UTOPIA - https://www.youtube.com/watch?v=hp4CXBKUAHk (neste vídeo os textos que as atrizes dizem são falas de suas respectivas personagens)

Serviço

Local: saída do CEU Heliópolis (pátio) - Itinerante
Av. Estrada das Lágrimas, 2385. Heliópolis/SP
Apresentação extra: dia 19/6 (domingo, às 16h)
Ingressos: Grátis. Duração: 100 min. Classificação: Adulto (livre). Gênero: Drama
Informações: (11) 96848-6554. Capacidade: 20 pessoas
Transporte grátis: Van disponível na Estação Sacomã do Metrô (R. Silva Bueno) - até o local da apresentação. Reservas pelo (11) 96848-6554 ou reserva@artesimples.com.br.
Recomendação: usar sapatos confortáveis. Em caso de chuva não haverá apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário