quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cineclube Araucária realiza mostra de filmes de bang bang em junho

A Proposta
O projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão reverencia um dos estilos mais apreciados no século XX, o western, com mostra gratuita. Os adoráveis filmes de cowboys serão exibidos entre os dias 16 e 19 de junho na mostra No Mundo do Bang Bang.

Os clássicos Butch Cassidy (de George Roy Hill), El Topo (de Alejandro Judorowsky), Por Um Punhado de Dólares (de Sergio Leone) e A Proposta (de John Hillcoat) formam, respectivamente, a programação. E para a criançada, no dia 19/6 (às 15h) tem matinê com a animação Nem que a Vaca Tussa, de Will Finn e John Sanford.

O projeto Cineclube Araucária - O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). Iniciado em fevereiro, prevê, até novembro, a realização de 20 mostras de cinema. A cada mês, até novembro, além das tradicionais mostras temáticas, um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Turquia, Brasil, França, Canadá, continente africano e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina e China.

A programação de 2016 inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que serão o foco da segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, ambos em julho, na sede da AMECampos.

No Mundo do Bang Bang

Butch Cassidy
Com seus primeiros filmes lançados na virada do século XIX para o século XX, o western, rebatizado no Brasil como bang-bang, tem vital importância na evolução do cinema como arte. Além de ser um dos primeiros gêneros narrativos da história, os índios, bandidos e mocinhos do oeste americano deram uma imensa contribuição para a popularização do cinema entre o público mundial. Quem, com mais de 30 anos, no Brasil, por exemplo, nas tardes de domingo, não vibrou com as investidas de John Wayne, John Ford, Randolph Scott, Glenn Ford, William Holden, Ben Johnson, e mais recentemente, Paul Newman, Robert Redford, Clint Eastwood e Javier Bardem fazendo justiça com o rifle em punho, ou com as próprias mãos, contra todo tipo de bandidagem no velho e no novo oeste? Mas, a escola criada pelos americanos especializados no gênero, foi muito além das fronteiras. Tamanho sucesso não se limitou apenas ao público: sua influência sobre a cinematografia de outros países pode ser observada em filmes de samurais japoneses, cangaceiros brasileiros, produções indianas, russas, mexicanas e australianas, além das imitações em países como a Alemanha e a Itália, que desenvolveu a mais popular e bem sucedida de todas as versões, o western spaghetti. “A nossa homenagem ao mais puro estilo faroeste de cinema procurou contemplar justamente essa diversidade de linguagem, indo buscar o melhor da produção bang-bang no México, na Itália, na Austrália e, evidentemente, na sua terra de origem”, finaliza o curador.

PROGRAMAÇÃO – No Mundo do Bang Bang

·         16/06 (quinta, às 19h30) - Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid). De George Roy Hill. EUA. 1969. 106’. 12 anos.
Sinopse – Dois amigos inseparáveis: Butch Cassidy e Sundance Kid, lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todos os lados, resolvem sair do país e juntamente com Etta, a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.

·         17/06 (sexta, às 19h30) - El Topo (El Topo). De Alejandro Judorowsky. México. 1970. 120’. 14 anos.
Sinopse – El Topo, um pistoleiro que veste negro, inicia uma transformadora jornada pelo deserto. Lá ele desafia quatro mestres guerreiros, testemunha a violência brutal de um mundo sádico e cruel e se declara Deus. Topo é acompanhado pelo filho, que deve enterrar sua infância para tornar-se um homem.

·         18/06 (sábado, às 19h30) - Por Um Punhado de Dólares (Per Un Pugno di Dollari). De Sergio Leone. Itália / Espanha / Alemanha. 1964. 99’. 14 anos.
Sinopse – Um pistoleiro sem nome chega à San Miguel, uma cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas, os Baxters e os Rojos, e ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, ele aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.

·         MATINÊ - 19/06 (domingo, às 15h) - Nem que a Vaca Tussa (Home on the Range). De Will Finn e John Sanford. EUA . 2004. 76’. Livre.
Sinopse – Uma ação de despejo ameaça acabar com a fazenda Caminho do Paraíso. Temendo ir para o matadouro, os animais decidem ajudar a dona da fazenda a pagar a hipoteca. O alvo escolhido é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.

·         19/06 (domingo, às 18h) - A Proposta (The Proposition). De John Hillcoat. Austrália / UK. 2005. 102’. 18 anos.
Sinopse – Século XIX. Austrália rural. Uma quadrilha ataca uma fazenda e mata toda a família que mora ali. Após um intenso tiroteio, Charlie Burns e seu irmão mais novo Mike acabam presos pelo Capitão Stanley. Porém, o mentor do crime escapa em direção às montanhas. Então, o capitão faz uma proposta para Charlie: se ele capturar o mandante em nove dias, o preso ganha o perdão. Se ele não conseguir, seu irmão mais novo será morto.

Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
16 a 19 de junho: No Mundo do Bang Bang
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 18h)
Matinê: domingo, às 15h
Grátis. Informações: (12) 3664-2300


Nenhum comentário:

Postar um comentário