terça-feira, 6 de novembro de 2018

Sesc Belenzinho é palco para show do álbum Fronteira do mineiro Rafa Castro


Foto por Lorena Dini
Rafa Castro - pianista, compositor e cantor mineiro - apresenta show de seu terceiro disco, Fronteira, no dia 11 de novembro, domingo, no Sesc Belenzinho, às 18 horas. O artista preza pela liberdade de criação e consolida sua forma abrangente de compor com forte influência da música instrumental mineira.

Neste show, Rafa apresenta músicas autorais do CD, algumas em parcerias com Bernando Maranhão, Vinicius Steinbach, Pablo Bertola e Thomaz Panza, dando um panorama de sua evolução em 10 anos de carreira. Rafa Castro (piano e voz), apresenta-se acompanhado por Vinicius Gomes (guitarra), Igor Pimenta (contra-baixo) e Gabriel Altério (bateria).

O álbum Fronteira tem participação especial de Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Léa Freire, arranjos de cordas de Neymar Dias e produção musical de Luiz Ribeiro. São 10 músicas que mostram as novas possibilidades das criações de Rafa Castro e sua evolução nessa década de atuação. Casulo, que abre o disco, é uma suíte feita para o filme infantil Sansão (2017). “A ideia nessa música, que tem um quarteto de cordas, é estimular os sentidos; o ouvinte pode criar um filme na cabeça, ter uma participação ativa enquanto escuta”, comenta. Fronteira, a faixa-título, segundo o artista, é uma síntese de suas influências, com direito a citação de Cais (Milton Nascimento E Ronaldo Bastos). Completam o disco, Teimosia, O Levante, O Barqueiro da Noite, Cacos de Vitral, Palavras ao Vento, Pernambucamericano, Menino Dançante e Romãs.

Mineiro, radicado em São Paulo, Rafa tem traçado um caminho de exploração do piano, prezando pela liberdade de criação e consolidado sua forma abrangente de compor, com forte influência da música instrumental mineira. Ele explica o novo CD: “Fronteira é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a ‘música de minas’ e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim. Os músicos que participam são versáteis instrumentistas de jazz, ligados à música instrumental e ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”. 

Com 10 anos de carreira, Rafa Castro é autor de trilhas sonoras para cinema - Cacos de Vitral (2015) e Modorra (2016) - e teatro. Em 2011, recebeu o Prêmio BDMG, de Belo Horizonte (MG), na categoria Jovem Instrumentista. Em 2015, gravou o primeiro CD solo, Casulo. Como concertista, realizou duas turnês europeias, passando pela Alemanha, Rússia, Noruega, Portugal e França. Em 2014, lançou, em parceria com o também pianista mineiro Túlio Mourão, o DVD/CD Teias (selo Delira Música), ambos no piano de cauda. O trabalho traz composições próprias e releituras de Milton Nascimento, Tom Jobim, Caetano Veloso e Noel Rosa.

Nascido em São João Nepomuceno (MG), Rafa Castro começou com violão na adolescência. Aos 19 anos, descobriu o talento para o piano. Logo depois foi aprovado na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena/MG), onde estudou com o teórico Ian Guest e o violonista Gilvan de Oliveira. Rafa define seu aprendizado: “Não tive base erudita, mas sempre fui um apaixonado como ouvinte. Minha formação é inteiramente popular, e o jazz entrou na minha música exatamente pela liberdade de criação e inventividade. A música popular permite uma contribuição forte da personalidade do instrumentista e isso me cativa muito”. 

Serviço

Show: Rafa Castro
Data: 11 de novembro. Domingo, às 18h
Local: Teatro (392 lugares).
Não recomendado para menores de 12. Duração: 1h30.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); 10,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 6,00 (credencial plena do Sesc - trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Vendas pelo portal e unidades do Sesc. Limite de 4 ingressos p/ pessoa.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Assessoria de imprensa - Período: 15/07 a 02/12/2018
VERBENA Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 -
verbena@verbena.com.br

Sesc Belenzinho
Tel: (11) 2076-9762
imprensa@belenzinho.sescsp.org.br
SESC SP | Facebook | Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário