terça-feira, 1 de outubro de 2019

Buraco d’Oráculo participa do Biblioteca Viva com o espetáculo Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro!


O grupo paulistano O Buraco d’Oráculo apresenta, em outubro, seu mais recente espetáculo Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro!, no circuito Biblioteca Viva da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A montagem - que estreou em 2018, comemorando os 20 anos da companhia - circula por 10 bibliotecas públicas, com entrada franca.

O espetáculo, dirigido por Elizete Gomes, é uma intervenção urbana, um mosaico de poemas extraídos da obra de Ray Lima que foram costurados dramaturgicamente a partir do conceito da cenopoesia: expressão artística que mistura imagens, gestos, canções e palavras na composição de uma mesma expressão artística. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a séria questão político-social da disputa de poder.

Em cena, os atores Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira interpretam poemas em formato de cenas, de poesia teatralizada que transita com leveza entre o cômico e o dramático, provocando o espectador, seja pela sutileza poética ou pela contundência dos temas sociais. Desta forma, O Buraco d’Oráculo ultrapassa os limites do teatro prosaico e do recital de poesias. As cantigas originais, executadas ao vivo, foram criadas por Júnior Santos e Ray Lima.

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro - é uma aposta do Buraco d’Oráculo no tênue limite entre a realidade e a representação artística, onde a mediação entre esses dois pontos é feita pelo espectador que ora atua, ora contempla, inserido em um espaço cênico profanado, que se move apenas pela força lírico-dramática-épica da cenopoesia.

Ficha técnica - Textos e dramaturgia: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Elenco: Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira. Concepção de figurinos e adereços: Luciano Wieser com colaboração de Raquel Durigon. Músicas: Júnior Santos e Ray Lima. Preparação vocal: Cadu Wintter. Colaboração dramatúrgica: Luciano Carvalho

Serviço / programação

Circuito: Biblioteca Viva
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro!
Com: O Buraco D’oráculo
Grátis. Duração: 50 min. Classificação: Livre.

4 de outubro (sexta, Às 19h)
Biblioteca Alvaro Guerra - Av. Pedroso de Morais, 1919 – Pinheiros.

10 de outubro (quinta, às 19h)
Biblioteca João Paulo Paes - Largo do Rosário, 20 - Penha de França.

15 de outubro (terça, às 10h)
Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777.

16 de outubro (quarta, às 10h)
Biblioteca Gilberto Freyre - Rua José Joaquim, 290 – Sapopemba.

17 de outubro (quinta, às 14h)
Biblioteca Mario Schenberg - Rua Catão, 611 - Vila Romana.

19 de outubro (sábado, às 14h)
Biblioteca Adelpha Figueredo - Praça Ilo Ottani, 146 – Pari.

24 de outubro (quinta, às 9h)
Biblioteca Marcos Rey - Av. Anacé, 92 - Jardim Umarizal.

 25 de outubro (sexta)
10h - Biblioteca Cassiano Ricardo - Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé.
19h - Biblioteca Monteiro Lobato - Rua Gen. Jardim, 485 - Vila Buarque.

 29 de outubro (terça, às 14h)
Biblioteca Malba Tahan - Rua Brás Píres Meira, 100 - Jardim Susana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário