quarta-feira, 23 de outubro de 2019

É Realizações lança O Eterno Retorno de Samir Yazbek inaugurando projeto com edição de peças do autor


Capa de "O Eterno Retorno"
Já está à venda nas livrarias o livro “O Eterno Retorno”, texto da peça teatral de Samir Yazbek, publicado pela É Realizações. O lançamento será seguido de um projeto de edição de outras 11 peças do autor, que ilustram seus mais de 30 anos de dramaturgia.

A obra, indicada ao Prêmio Aplauso Brasil 2018, na categoria Dramaturgia, traz ao público a versão final do texto dirigido por Sérgio Ferrara, em 2018, no Sesc 24 de Maio, integrando o projeto Samir Yazbek – Textos Inéditos.

A edição ainda apresenta trechos de críticas e comentários de nomes como Aimar Labaki, Fábio de Souza Andrade, Marcos Damaceno, Maria Silvia Betti e Ugo Giorgetti, entre outros.

Sinopse: Por meio de um ator, de seu produtor e de sua namorada, além de figuras do imaginário desse ator, como sua mãe e seu primeiro diretor, “O Eterno Retorno” radiografa como a indústria cultural, com suas estratégias de valorização da imagem, formata o modo de vida da sociedade contemporânea. A peça mostra como oscilamos entre aderir a essas estratégias e recusá-las, concentrando na perspectiva do ator a angústia que tem sido a de muitos de nós. Nos interstícios dessa radiografia, “O Eterno Retorno” investiga em que medida ainda há espaço para os sonhos e os afetos dos indivíduos.

Os demais textos de Samir Yazbek que integram esse projeto de edição são: “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os 10 melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz), “Os Gerentes” (escrita em 2007, durante o Programa do Artista Residente da Unicamp), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e “O Ritual” (primeira peça de autor brasileiro encenada no National Theatre, de Londres, em 2012), além de “Uma Família à Procura de um Ator” (1988), “O Regulamento” (2002), “A Máscara do Imperador” (2004), “O Invisível” (2006) e Frank-¹” (2013).

Livro: O Eterno Retorno
Autor: Samir Yazbek
Preço sugerido: R$ 39,90. Nº de páginas: 72.
Editora: É Realizações - https://www.erealizacoes.com.br

Breve biografia de Samir Yazbek

Samir Yazbek - foto por Heloisa Bortz

Samir Yazbek é dramaturgo. Nasceu em São Paulo em 7 de setembro de 1967. Mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2017). Consolidou sua formação teatral e dramatúrgica com o diretor Antunes Filho, no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Serviço Social do Comércio, em São Paulo (1997).

Escreveu “O Fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor, Prêmio Bravo! aos melhores da década e Prêmio PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola do Ministério da Educação), “As Folhas do Cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), “A Terra Prometida” (entre os 10 melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo), “A Entrevista” (Lígia Cortez indicada ao Prêmio Shell 2004 de melhor atriz), “O Eterno Retorno” (indicada ao Prêmio Aplauso Brasil 2018, na categoria Dramaturgia) e “Frank-¹” (integrando o projeto Imersão Samir Yazbek, uma homenagem do Sesc SP ao autor, que reuniu outras peças de seu repertório, em 2013), entre outras. Recebeu também o Prêmio Fepama de melhor ator por “Uma Família à Procura de Um Autor” (1988) e foi homenageado pela Unicamp no Programa do Artista Residente (2007).

Yazbek escreve artigos para a imprensa, participa de festivais, ministra palestras, cursos e oficinas de dramaturgia no Brasil e no exterior. Fez conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra) e Minnesota (EUA). Alguns de seus textos foram publicados (e encenados) na Bolívia, Cuba, Espanha, EUA, França, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Na TV Cultura, em parceria com a Rede Sesc TV, escreveu e dirigiu o teleteatro “Vestígios”, e dirigiu uma adaptação de sua peça “O Fingidor”. Atualmente, coordena o Departamento de Pós-Graduação em Dramaturgia da Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH, em São Paulo.


Assessoria de imprensa - VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário