terça-feira, 19 de abril de 2011

Bate-papo discute a diversidade em sessão da peça Amor Que (Não) Ousa Dizer Seu Nome

No dia 30 de abril, sábado, o antropólogo e pesquisador da UERJ Sérgio Luis Carrara e o ativista gay Beto de Jesus participam do Encontro Sobre Diversidade, após sessão do espetáculo Amor Que (Não) Ousa Dizer Seu Nome, no Estação Caneca. A apresentação começa às 20 horas e o bate-papo tem participação do diretor Milton Morales Filho, dos atores Alexandre Cruz e Marcelo Braga (também autor) e do público presente.

Amor Que (Não) Ousa Dizer Seu Nome levanta a temática da discriminação em relação ao comportamento homossexual. Partindo do teatro documental, retrata passagens de dois episódios separados por quase um século, mas inter-relacionados pela questão do preconceito. O primeiro trata do julgamento e condenação de Oscar Wilde (escritor irlandês) por seu comportamento “inadequado”, no final do século XIX. O outro episódio se refere ao Maníaco do Trianon (michê acusado pela morte de 13 homossexuais, nos anos 80 do século XX), cujo caso foi tratado com certa superficialidade pela polícia, imprensa e pessoas próximas.

Na encenação dois atores pesquisam sobre homofobia, imersos nos depoimentos dos processos das acusações de assassinato contra o Maníaco do Trianon e no processo que levou Wilde ao cárcere por dois anos. São cartas escritas por ele, consideradas obras literárias, e registros do julgamento e condenação. Um foi julgado por ser homossexual e o outro por assassinar homossexuais. É na interseção desses dois fatos que a peça se desenrola.

Espetáculo: Amor Que (Não) Ousa Dizer Seu Nome
Concepção e dramaturgia: Marcelo Braga
Direção e trilha: Milton Morales Filho
Supervisão dramatúrgica: José Eduardo Vendramini
Elenco: Alexandre Cruz e Marcelo Braga
Cenário: Marcela Donato
Figurino: Léo Diniz
Iluminação: Aline Santini
Preparação corporal: Cristina Ávila
Realização e produção: Cia. Filhos do Dr. Alfredo
Identidade visual e fotos: Fábio Viana
Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte - http://www.estacaocaneca.com.br/
Rua Frei Caneca, nº 384 - Bela Vista/SP – Tel: (11) 2371-5744
Temporada: sábados (21 horas) e domingos (20 horas) - Até 29/05/11 Estreou: 2/4/11
Class. etária: 16 anos - Ingressos: R$ 20,00 - Estacionamento conveniado: R$ 8,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário