terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nico Rezende e Fernando Moura tocam no Piano na Praça (25/11)

Para encerrar o mês de novembro, a Série Piano na Praça da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promove um encontro com dois pianistas que dispensam apresentações: Nico Rezende e Fernando Moura. O espetáculo acontece no dia 25 de novembro, domingo, na Praça Dom José Gaspar (no centro da capital), a partir das 12 horas.
O programa de Nico Rezende traz composições próprias, sucessos como “Presente de Deus”, “Perigo” (parceria com Paulinho Lima que foi gravada por Zizi Possi), “Esquece e Vem” e “Transas” (parcerias também com Paulinho Lima), “Pseudo Blues” e “Noite” (ambas com Jorge Salomão), “Todas” (de Nico, Marina Lima e Antônio Cícero), ”Noves Fora” (com Sergio Natureza), entre outras. Nico Rezende também promete interpretar “Codinome Beija Flor” (sucesso na voz de Cazuza, que a compôs junto com Ezequiel Neves e Reinaldo Arias).
Além de pianista, Nico Rezende é também violonista, compositor, arranjador e cantor. Sua discografia já registra sete álbuns solo: Nico Resende (1987), Jogo de Ilusões (1988), Nico (1990), Tudo Ficou Prá Trás (1992), Tapete Azul (1996), Curta a Vida (2001) e Paraíso Invisível (2008). Foi ele quem produziu o primeiro disco solo de Cazuza (Exagerado) e, como arranjador, trabalhou com Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Lulu Santos, Marina Lima, Gal Costa, Beto Guedes, Zizi Possi e o próprio Cazuza, entre outros. Artista premiado, Nico conquistou dois prêmios Sharp de música brasileira como o melhor arranjador e recebeu o Troféu Imprensa pela canção “Transas” (parceria com Paulinho Lima) como a mais executada do ano, que foi gravada originalmente por Ritchie. Atuou também na direção musical de vários espetáculos teatrais: shows de Chico Anysio, Tom Cavalcanti e Nelson Freitas, as peças Aluga-se um Namorado (com Eri Johnson) e Sonho de Uma Noite de Verão (com Cininha de Paula). No cinema compôs para Beth Balanço, Rádio Pirata, Garrincha, A Estrela Solitária, Deusa Cadela e Vestido de Noiva.

Fernando Moura - compositor, arranjador e pianista de inegável talento - apresenta músicas de seu novo CD, TudoPiano, o quinto disco solo da carreira. Para o Piano na Praça, Moura preparou um repertório que inclui também temas de trilhas sonoras e outros clássicos da música brasileira e internacional, sempre com arranjos próprios.

Os sons registrados em TudoPiano foram criados a partir do piano acústico, ora tocados da maneira convencional, ora percutidos no corpo e cordas do instrumento. Esta particular arte de tocar foi executada pelas mãos do próprio músico ou por especialistas como Marcos Suzano e Carlos Negreiros. Esses sons foram editados numa estética de trilhas sonoras, campo da música em que Fernando Moura é mestre. Músicas deste disco estão na trilha sonora do filme Maré, nossa Historia de Amor (de Lúcia Murat), pelo qual ganhou o Prêmio Música no 30º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba, e nos longas Etnografia da Amizade (de Ricardo Miranda), O Caso Morel (de Sheila Feital) e 180 Graus (de Eduardo Vaisman), também no seriado Rio (dos produtores do CSI americano) e nas novas assinaturas sonoras do Canal Futura.

Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça são realizados da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e acontecem, frequentemente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está no sétimo ano de temporada, apresenta pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.

Série: Piano na Praça
Dia 25 de novembro de 2012 – domingo
12 horas: Fernando Moura
13 horas: Nico Rezende
Local: Praça Dom José Gaspar, s/n° - Centro - São Paulo
Grátis (ao ar livre) - Informações: (11) 3397-0160 - 300 cadeiras

Próximos convidados:
02/12 – Amilton Godoy & Gabriel Grossi e Tânia Turíbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário