terça-feira, 6 de novembro de 2012

'Terra de Ninguém' estreia no Pinho de Riga


A Cia. de Teatro Compacto estreia o espetáculo Terra de Ninguém no dia 9 de novembro, sexta-feira, no Espaço Cultural Pinho de Riga, às 21 horas. A peça é um drama composto por três monólogos curtos, adaptados de contos extraídos do livro Um Gato no Escuro, do escritor gaúcho Josué Guimarães. A adaptação é de Miguel Langone Jr., que também assina a direção.

O primeiro conto encenado, Beijo na Boca, interpretado por Teca Pinkovai, exigiu uma adaptação mais elaborada para que se transportasse a literatura para o palco. Ele é o relato da vingança de um menino que sofre provocações e agressões de um garoto maior e mais forte. Esta vingança tem conseqüência trágica e inesperada. Já nos outros dois contos a construção literária foi quase integralmente respeitada: Mãos Sujas de Terra – vivido pelo ator Antônio Natal – é o depoimento e a confissão de um lavrador ao delegado sobre as razões pelas quais matou o dono de uma fazenda; e Terra de Ninguém - que dá nome ao espetáculo, interpretado pelo diretor Miguel Langone Jr. – narra o que teria ocorrido durante uma guerra, ou uma revolução, com um jovem soldado encontrado morto por lavradores em uma plantação.

A montagem busca proporcionar ao público um contato inicial com o universo literário do escritor, Josué Guimarães, cujo livro em questão tem histórias ambientadas no universo rural com seus personagens, maltratados pela vida, que tiram seu sustento da terra trabalhada com a força das mãos.

O cenário de Patrícia Passos é minimalista, composto por três objetos geométricos que servem às cenas e são movimentados pelos próprios atores. O figurino, único para os três atores, foi adotado para descaracterizá-los, priorizando o texto e a interpretação, dentro da linha mestra do grupo. A iluminação, assinada por Pâmola Cidrack, acentua o clima dúbio de realidade ou sonho e as transições temporais do texto. Já a trilha sonora de Waldir Guerrieri traz nomes do cenário musical brasileiro e internacional em temas instrumentais, cujos arranjos compõem a ambientação e sublinham a dramaticidade dos textos.

Josué Guimarães - jornalista, escritor e político gaúcho militante - foi um romancista, cujas histórias fascinantes trazem personagens vigorosos em clima dramático e lírico. Ele os coloca em situações de confronto diante das adversidades, principalmente no ambiente rural. Tempo de Solidão e Um Gato no Escuro, entre outros, são livros representativos da sua obra de contista. Concebeu também vários romances, com destaque para Enquanto a Noite Não Chega, que ganhou adaptação para a televisão.

Espetáculo: Terra de Ninguém
Com: Cia. de Teatro Compacto
Texto: Josué Guimarães
Adaptação e direção: Miguel Langone Jr.
Elenco: Teca Pinkovai (O Beijo na Boca), Antônio Natal (Mãos Sujas de Terra) e Miguel Langone Jr. (Terra de Ninguém).
Cenografia: Patrícia Passos
Trilha Sonora: Waldir Guerrieri
Figurinos: Patricia Passos
Iluminação: Pâmola Cidrack
Preparação de atores: Isadora de Faria
Preparação corporal: Mauricio Romeiro
Produção executiva: Cia de Teatro Compacto
Design gráfico: Teca Pinkovai
Fotos: Sonia Skroski

Estreia: dia 9 de novembro – sexta-feira – às 21 horas
Espaço Cultural Pinho de Riga
R. Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista/SP - Tel: (11) 96373-7090
Temporada: 9/11 à 21/12 – sextas-feiras – às 21 horas
Ingressos: 30,00 (meia: R$ 15,00) – Bilheteria: 2h antes do espetáculo
Duração: 60 min - Classificação: 14 anos - Gênero: drama - 51 lugares
Aceita dinheiro e cheque. Possui bar e café (Barriga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário