segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cabarezinho celebra a diversidade cultural com Lívia Mattos, Valquíria Rosa e Fabulosa Trupe de Variedades

No dia 24 de maio, sábado, acontece mais uma edição do Cabarezinho, no CIT-Ecum, às 23 horas. O espetáculo - totalmente acústico e dirigido por Luiz Gayotto - recebe a jovem sanfoneira Lívia Mattos, a percussionista e performer Valquíria Rosa com Deixa a Nega em Paz!, e a Fabulosa Trupe de Variedades estrelada por Henrique Rímoli e Monique Franco.

Devido ao sucesso da última apresentação, o Coro Cabarezinho reprisa homenagem aos 40 anos do lendário Secos & Molhados, interpretando sucessos do grupo como “Flores Astrais” e “Sangue Latino”.
                             
Lívia Mattos é sanfoneira, cantora e compositora. Sua carreira começou no circo, onde descobriu o acordeom como recurso cênico. Recentemente, fez turnê pela Europa, tocando na França, Alemanha, Rússia, Estônia, Irlanda e Reino Unido. Sua estética traz nuances do lirismo seresteiro e do baile caribenho, assim como das referências circenses e nordestinas. Lívia, que também acompanha o cantor Chico César, tem repertório composto por músicas próprias e de compositores como Capiba, Lhasa, Gordurinha e Ismael Silva.

Deixa a Nêga em Paz! é um espetáculo de Valquíria Rosa, no qual a percussionista toca, canta, dialoga e dança com uma boneca negra de tamanho natural. O show transita pelas diversas linguagens artísticas para questionar os estereótipos da mulher negra, encontrados no cancioneiro popular e na MPB que falam da “nega” como louca, feiticeira e sedutora. Deixa a Nega em Paz! Diverte e propõe a desconstrução desses conceitos.

A Fabulosa Trupe de Variedades apresenta dois números inspirados no circo dos horrores e no freak show, mas com um olhar de palhaço. A mestra de cerimônias (Monique Franco) apresenta as estrelas do número, todas feitas pelo mesmo palhaço (Henrique Rímoli) que recria as figuras estranhas, confundindo e brincando com o público. Um dos personagens é “Lisko - o homem lagarto”, um ser meio homem meio réptil que causa estranheza com seu corpo e realiza a proeza de atravessar uma raquete de tênis. Em seguida entra em cena “Altamira - a cantora anã”, uma paraguaia que, com seu humor peculiar, conta um pouco de sua história, entre números de magia e música.

O Cabarezinho

 Inspirado no pequeno cabaré francês Lapin Agile, o Cabarezinho estreiou em 28 de junho de 2013 com direção geral e musical de Luiz Gayotto (também idealizador do projeto). Foram oito edições no ano. Gayotto explica que o Lapin Agile foi apenas inspiração e que o repertório do Coro Cabarezinho é predominantemente de música brasileira. “O espetáculo é totalmente acústico e esta ausência de qualquer sonorização favorece o clima para um pequeno cabaré”, comenta. As apresentações ocorrem em um palco de arena no Porão do CIT-Ecum, onde funciona também um bar. O Coro é a atração fixa, sempre acompanhada pelo piano de Rogério Rochlitz. A ambientação cênica intimista é assinada por Paola Musatti e Fausto Franco. As atrações convidadas são artistas de diversas áreas culturais (música, teatro, literatura, poesia, circo) que se revezam no palco.

Espetáculo: Cabarezinho
Idealização, direção geral e direção musical: Luiz Gayotto
Coro/cantores: Daniel Mã, Fausto Franco, Luiz Gayotto, Maria Rosa, René Misumi, Tuca Fernandes e Yoyo Borobia.
Direção cênica: Paola Musatti, Fausto Franco e René Misuni
Iluminação: Karine Spuri
Produção: Kiko Rieser
Piano: Rogério Rochlitz
Arte gráfica: Élcio Miazaki
Fotos: Arô Ribeiro
Dia 24 de maio – sábado – às 23 horas
Convidados (24/5): Lívia Mattos, Valquíria Rosa e Fabulosa Trupe de Variedades
CIT-Ecum - Centro Internacional de Teatro - Porão
Rua da Consolação, 1623 – Consolação/SP. Tel: (11) 3255 5922 ou (11) 3129 9132
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 100 min. Classificação etária: 18 anos. Capacidade: 80 lugares.
Ar condicionado. Estacionamento conveniado ao lado: 15 reais. Possui BAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário