quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sesc Campo Limpo apresenta Os Crespos dentro da programação do Estéticas da Periferia

Integrando a programação do projeto Estéticas da Periferia – que visa difundir e valorizar a arte e a cultura produzidas nas franjas da Cidade de São Paulo – o Sesc Campo Linpo apresenta o espetáculo Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas, com a companhia Os Crespos, nos dias 27 e 28 de agosto, quinta (às 20h30) e sexta (às 20h30). 

A direção é Lucélia Sergio, também atriz da montagem. Os ingressos são grátis e não há necessidade de retirá-los com antecedência.

Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos. Em um jogo, no qual a platéia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, a peça cruza fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las, entregando para o público a linha que costura seus caminhos.

A Cia investigou as relações entre afetividade, negritude, gênero e o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros, e elaborou uma “existência imaginada” que atenda também às necessidades emocionais do indivíduo. Dando à afetividade a mesma importância das lutas contra a segregação racial e a sobrevivência. Foram entrevistadas 60 mulheres negras na cidade de São Paulo e a partir de seus depoimentos o espetáculo foi construído. Os vídeos com as entrevistas reais fazem parte da peça, que usa o tom confessional para falar de família, beleza, alteridade e da saúde emocional dessas mulheres.

Esta é a segunda parte da trilogia Dos Desmanches aos Sonhos, formada também por Além do Ponto e Cartas a Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas. Os Crespos é um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, por atores negros. Formou-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e está em atividade desde 2005, na construção de um discurso poético que debate a sociabilidade do indivíduo negro, na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.

SERVIÇO

27 a 28/08. Quinta e sexta, às 20h30. Sábado, às 19h
Duração: 70 minutos.
Livre. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário