quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Exposição de Fábio Benetti termina junto com a temporada de Amor Profano no Tucarena


A exposição Amor Profano de Fabio Benetti, em cartaz no lounge do Tucarena, termina neste domingo, dia 23 de novembro. A mostra, que tem curadoria de Iago Calegari, pode ser apreciada por aqueles que forem ver a peça homônima, estrelada pelos atores Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi, de sexta a domingo.

A temática da exposição está em consonância com o enredo da peça teatral. Além das sete telas expostas, outras duas integram o cenário do espetáculo, cujo texto é de Motti Lerner e a direção, de Einat Falbel.

Os confrontos a que estamos sujeitos, entre tradição e contemporaneidade, ancestralidade e fé, foram motes para as obras de Fabio Benetti, que dialogam com a dramatugia da peça Amor Profano, trazendo a expressividade das manifestações inconscientes. As telas, que integram a série Fendas do artista, são trabalhadas com rasgos, rupturas e cortes sobre superfícies irregulares, em sua maioria.

O enredo da peçaVivianne Pasmanter e Marcello Airoldi interpretam um casal que vive uma instigante história de amor, na qual Deus surge como o terceiro protagonista. Eles se reencontram 20 anos após o traumático divórcio. Criados em uma comunidade ortodoxa judaica, em Jerusalém, o casamento acaba quando ele abandona as leis religiosas e segue uma vida secular em Tel Aviv.

Conheça o trabalho de Fabio Benetti: www.fabbenetti.com.

Palavras do curador Iago Calegari - Pode o amor rasgar o tecido de uma tradição? Fender a superfície de instituições ancestrais para libertar-se e concretizar-se como sentimento puro? Num complexo e constante confronto entre tradição, ancestralidade, fé, sentimentos e contemporaneidade, estamos a todo tempo sujeitos à quebra de paradigmas e profanação de tradições. No tear da existência, tecemos nossas próprias realidades com fios carregados de história. Na peça Amor Profano, a força do amor pode ser condutora de grandes rupturas cuja racionalidade e tradição nem sempre têm resistência suficiente para segurar, lançando-nos em dilemas inquietantes e batalhas internas desgastantes. Em diálogo com a proposta dramatúrgica, Fabio Benetti, artista que trabalha a expressividade das manifestações inconscientes, apresenta parte de sua série Fendas em consonância às reflexões incitadas em Amor Profano, cujo processo tem acompanhado desde o princípio e cuja compreensão da temática lhe é bem familiar, uma vez que convive com a cultura e tradição judaicas muito próximas de si. Sobre a tela, trabalha com rasgos, rupturas, cortes sobre superfícies quase sempre regulares, parecendo abrir novas possibilidades de ver e sentir para além do plano externo,  superficial, lançando-nos num processo imersivo em sua obra e em nós mesmos. Benetti fende o véu que cobre a superfície para que enxerguemos além, no interior, e descubramos o quanto a força do amor e outros sentimentos humanos podem profanar nossas crenças e mudar nossa percepção sobre os mesmos objetos.

Fabio Benetti - O pintor Fabio Benetti projeta-se como autodidata no universo de sua pintura. Soma-se aos cursos que frequentou - na maioria, voltados à arte contemporânea - o seu ímpeto, seu impulso natural que externaliza suas ideias envoltas de influências do inconsciente: o acaso assume a bússola sensorial como guia de suas manifestações. Não há esboço ou esquema preestabelecido, tampouco um tema cuidadosamente pensado, tudo se afigura e formaliza no próprio ato da criação, à mercê da volatilidade de sentimentos e pensamentos fugidios, em que sua atitude de pintar e esculpir sobre a tela busca a expressão mais sincera e verossímil daquilo que a palavra não pode expressar. Exposições – Em 2019: Uma Outra Estória (Galeria Zero). Em 2018: Purgatório (individual, Galeria Tribo), Interseções (Focus LDN), Pouso Alto (coletiva, Galeria Cumaru, Brasília), Experiência Coletiva Transforma x Transmuta (Cordas Arte e Cultura), Fendas (Fresta) e 12ª Biennale D’Arte Internazionale (3º Prêmio Arte Abstrata, Sala Bramante, Roma-ITA). Em 2017: Salões de Exposição da Secretaria de Cultura e FUNDACI (Ilhabela, SP) e Espaço no Olhar (mostra, Instituto Tomi Ohtake). Em 2016: Origem e o Tempo (Galeria Rabieh), Entre o Saber e o Criar (Galeria Spazio Surreale) e Crossing - A vida em diferentes ângulos (Nigra Shafo Art Gallery). Em 2015: 6ª Edição Parte - Feira de Arte Contemporânea e Inquietudes (Galeria Luiz Maluf). Em 2018: Inferno de Nós (com Angela fernandaes, Passagem Literária da Consolação).

Exposição: Fabio Benetti - Amor Profano
Local: Tucarena (Lounge)
Visitação: sextas, sábados (a partir das 20h) e domingos (a partir das 18h).
Grátis. Encerramento: 23 de novembro de 2019

Espetáculo: Amor Profano. Texto: Motti Lerner. Tradução: Debi Aronis e Diana Berezin. Direção: Einat Falbel. Elenco: Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Temporada: 28/09 a 23/11/19. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingressos: R$ 60 (sexta) e R$ 80 (sábado e domingo). Duração: 80 min. Classificação: 12 anos. Drama.

Tucarena
Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) – Perdizes. São Paulo/SP.
Tel: (11) 3670.8455 / 8454 - http://www.teatrotuca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário